A rotina no call center precisa ser ágil, pois o mau uso do tempo significa menos contratos fechados.
Um dos fatores determinantes para o sucesso de uma operação é que a ligação seja clara, sem interferências. Por isso, utilizar rotas de telefonia integradas a um discador automático de qualidade é indispensável nesse processo.
Rotas de telefonia
Entende-se por “rotas” um caminho a se seguir, e fazendo uma comparação simples. Quando falamos em “rotas de telefonia” é como se fossem várias ramificações que se interligam para chegar no resultado final: entregar a ligação com assertividade e qualidade. Por isso, as rotas são essenciais dentro de uma operação de call center. Afinal, é através dela que todas as ligações são encaminhadas para o completamento.
Tipos de rotas
Para entender melhor as vantagens de integrar as rotas ao discador, precisamos primeiramente elencar os 3 tipos de rotas mais comuns no mercado: a CLI, TDM e ITX.
CLI
As rotas CLI diferenciam-se principalmente pela opção de bina aberta, possibilitando a identificação das suas chamadas.
Isso acaba não sendo muito vantajoso, pois o cliente final pode reconhecer esse número e acabar não atendendo por perceber que trata-se de uma ligação de call center.
TDM
A rota TDM também possui a bina, porém de forma inteligente, onde o número é correspondente ao DDD de destino.
A diferença está nos números da sequência, que são gerados de forma aleatória, podendo ser fixos ou móveis.
ITX
Como a TDM, a rota ITX caracteriza-se pela opção de variações na bina. A diferença está no número da sequência, gerando um número móvel. Ao utilizá-la, a taxa de atendimento das ligações ao cliente final tende a aumentar.
Mas afinal, qual a vantagem de integrar as rotas de telefonia ao discador?
A resposta é mais simples do que parece: não faz sentido ter um discador e não ter uma rotas de telefonia VoIP integradas.
A maior diferença estará nas rota escolhida para a operação. O algoritmo para completamento de ligações é realizado pela estratégia de transbordo de chamadas, que utiliza maior quantidade de saídas. Assim, fará total diferença para classificar uma rota como boa ou não.
O resultado de todo esse processo é maior assertividade nas ligações, mais produtividade e adaptabilidade com relação às normas da Anatel.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.