O Rapport pode ser traduzido como a construção de relacionamentos baseados na empatia, composto por três elementos comportamentais: atenção, positividade e coordenação mútuas. O Rapport considera opiniões e respeita pontos de vista e valores, criando sinergia e receptividade entre os envolvidos.
O Rapport é uma ferramenta estratégica e funciona muito bem como facilitadora em processo de negociação, através do respeito e da confiança mútua ao se demonstrar respeito pela opinião do outro. Há de se tomar cuidado para não usar o Rapport para manipular, o que pode causar uma reação negativa ao receptor ao perceber que essa é a intenção. O objetivo aqui é aprender a ouvir e harmonizar valores.
As técnicas de Rapport
Espelhamento: essa é uma técnica que usa a linguagem corporal do interlocutor, como a postura, os gestos, expressões faciais e respiração, por exemplo. No entanto, é preciso ter cuidado ao imitar esses elementos corporais do outro, fazendo o espelhamento gradual para que o interlocutor não se sinta alvo de deboche.
Reciprocidade: nesta técnica é usada a prática de presentear ou fazer favores ao interlocutor sem pedir algo em troca.
Interesses em comum: nesta técnica é estabelecido um sentido de camaradagem, confiança e colaboração em torno de um objetivo em comum.
O Rapport na gestão de pessoas
O Rapport pode ser uma ferramenta de PNL muito útil para o gestor se conectar à sua equipe. Como estamos falando da criação de relacionamentos estabelecidos com base na confiança e no respeito, o gestor estabelece um vínculo através da compreensão das necessidades de sua equipe. Assim, o líder pode identificar o modo de agir de sua equipe, observar e oferecer o suporte necessário para alcançar resultados e desenvolvimento profissional.
É preciso entender as necessidades do outro para guiá-lo pela jornada até o engajamento. Observar o que motiva a sua equipe é fundamental, afinal as pessoas possuem necessidades e anseios diferentes, mesmo atuando na mesma função.
A motivação pode acontecer por gratificação, por identificação, pelo reconhecimento ou por objetivo comum. Ter conhecimento deste tipo de motivação pode fazer muita diferença na ativação de campanhas que estimulem o posicionamento estratégico e ao protagonismo.
O protagonismo aumenta o comprometimento,
Buscar melhorias em processos, produtos e serviços,
Tornar-se promotores espontâneos da marca,
Proporcionar uma experiência melhor para o cliente através de prazos, qualidade e atendimento.
Para mudar é preciso atualizar o mindset, mas para estimular essa mudança em alguém é preciso criar relacionamentos verdadeiros.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.