O momento que estamos vivendo está transformando a sociedade a nível mundial. A preocupação com a saúde da população fez com que os governos adotassem medidas restritivas de convivência visando reduzir o impacto deste momento.
Essa “nova realidade” está mudando o comportamento das pessoas, os hábitos de higiene, os relacionamentos e, claro, a forma de consumo. As transformações causadas pela pandemia devem permanecer após o período de crise, nos lavando a ter um novo perfil de cliente e novas tendências de mercado.
Para entender um pouco melhor esse cenário inédito, reunimos na sequência deste artigo algumas características deste novo consumidor e tendências que já estão surgindo e que irão impactar o mercado nos próximos meses. Confira!
Saiba quem é e o que busca o novo consumidor
O momento que estamos passando está mudando muitas coisas na rotina das pessoas e das empresas. Essa transformação rápida impactou a forma como as pessoas consomem produtos e serviços e, claro, na maneira como as empresas comercializam os seus itens.
A incerteza econômica, as restrições de acesso e o receio de que essa crise dure por muito tempo são alguns dos pontos que ajudam a formar o novo perfil dos consumidores. Podemos dizer que as pessoas estão mais atentas ao que as marcas oferecem além do produto ou serviço. O papel social das empresas nunca foi tão avaliado pela clientela como está sendo hoje e isso será lembrado após a crise.
Além disso, a cautela, o consumo consciente e a valorização por recursos que oferecem mais segurança, conforto e comodidade também entram para o perfil do novo consumidor. A qualidade e o bom preço seguem sendo pontos importantes para os clientes na hora de escolher uma empresa, mas eles ganharam outros aliados de peso neste momento, como cumprimento dos prazos, transparência e comunicação rápida e eficaz.
Conheças algumas destas novas tendências
O “novo normal” é um termo que vem sendo utilizado para representar a vida após este momento. Entender como será o mundo após esse período desafiador e buscar identificar as oportunidades e tendências vem sendo o trabalho de pesquisadores, analistas e milhares de empresas pelo mundo.
De uma forma geral, até o momento foi possível perceber movimentações que apontam para maior independência dos clientes em relação ao consumo de alguns produtos e serviços. Com isso, já é possível identificar algumas tendências, como:
Consolidação das marcas já utilizadas pelo público e que conseguiram se destacar em meio à crise, oferecendo uma experiência positiva além da compra no que diz respeito a relacionamento, transparência e atendimento.
O faça você mesmo, da culinária até a costura, já é realidade e ganhará ainda mais força no período pós-crise.
Aumento da procura pelo consumo digital, que está conquistando novos públicos que tinham receio de realizar compras pela internet e agora vêem o quanto este modelo é eficiente e ágil.
O trabalho remoto já era uma tendência e com a pandemia ele se fortaleceu ainda mais. A flexibilidade dos contratos de trabalho também poderá ganhar força após a crise.
Home office ganhou força e poderá seguir como tendência mundial
Estar presente e apto a atender os clientes de maneira ágil, personalizada e com qualidade.
Veja como alinhar a sua empresa a estas tendências
Para seguir as novas tendências do mercado, as empresas terão que repensar algumas estratégias e incluir em suas operações soluções focadas em aprimorar a experiência dos clientes e o trabalho do seu time.
Com o aumento do consumo digital, o investimento em uma plataforma omnichannel é essencial. Ao ter esse sistema na operação, é possível integrar todos os canais de atendimento da empresa com os melhores recursos de inteligência artificial, podendo assim, estar presente em todas as etapas para apoio e alavancagem de vendas em todas as etapas da jornada do cliente, desde a intenção até o pós-venda. Além de gerar dados estratégicos e indicadores reunidos em um só lugar, o atendimento do e-commerce ou SAC se tornará mais rápido, resolutivo e integrado.
Em relação ao trabalho remoto que é apontado como tendência após a crise, a utilização de uma boa solução omnichannel também se faz necessária. Plataformas completas permitem que os gestores façam o acompanhamento em tempo real da operação e acessem relatórios atualizados de todas as movimentações, bem como a operação de backoffice poderá receber e atender demandas geradas online. Isso garantirá um suporte mais eficaz aos colaboradores e clientes, além de aprimorar o serviço prestado ao cliente e garantir satisfação, fidelização e vendas.
Reunimos no artigo de hoje algumas informações sobre o novo consumidor e as tendências de mercado. Se você gostou e quer conhecer mais detalhes da solução omnichannel, clique aqui e assista a uma demonstração gratuita da plataforma da GVP.
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