May
08
07 de maio de 2024 - 17:03

Prospeccao-de-clientes-melhores-praticas-televendas-cobranca-3

Nosso time de especialistas em vendas complexas destaca neste artigo as melhores práticas em prospecção de clientes. Conheça 8 dicas para impulsionar as suas vendas e otimizar o dia a dia da sua equipe!

A prospecção de clientes é uma das etapas fundamentais do processo de vendas. No entanto, também pode ser uma das mais difíceis.

É o que afirmam 42% dos representantes de vendas, que apontam a prospecção como a etapa mais desafiadora do processo, segundo pesquisas.

Porém, sem um funil de vendas cheio de leads de boa qualidade, nenhuma nova venda vai seguir em frente. É por isso que é fundamental entender que a prospecção dá o pontapé inicial em toda a venda e exerce grande influência no fechamento do negócio.

Confira 8 práticas em prospecção de clientes para impulsionar as suas vendas!

Primeiro passo na prospecção de clientes: conheça o mercado

A pesquisa é a base da prospecção de vendas eficaz.

Estudar o mercado parece um trabalho demorado a princípio, mas vai economizar muito tempo e recursos em processos futuros. Somente assim é possível entender com quem você pretende se comunicar, o que esse cliente precisa e como personalizar as comunicações.

Também é importante identificar seu setor, o tamanho da empresa e o ciclo de vida do produto, além de pontos problemáticos e qualquer outra informação que possa gerar conversões…ou problemas.

Aprofunde-se em tudo que pode se tornar relevante para a empresa e tome decisões assertivas baseadas em dados.

Defina o perfil do lead

A prospecção não é sobre segmentar qualquer público. É preciso gerar os leads certos. Assim, a qualidade sempre vence a quantidade.

Antes de mais nada, deve-se criar “personas” de comprador, que reflitam as necessidades e o perfil de seus clientes ideais. Pergunte-se:

Quais desafios eles enfrentam?

Qual o impacto desse problema no dia a dia?

Como podem se beneficiar da sua solução?

Dessa forma, os SDRs (Sales Development Representatives, também chamados, no Brasil de pré-vendedores) e AEs (Account Executives, no Brasil, executivos de contas) vão conseguir identificar clientes em potencial mais facilmente.

Quando chega a hora de entrar em contato, as personas também permitem que os profissionais de vendas personalizem as comunicações de acordo com cada perfil.

Quanto mais relevante para o destinatário a mensagem for, maior a probabilidade de ele se interessar pela sua solução.

Faça uma lista organizada e atualizada para prospecção de clientes

Você pode criar uma lista de verificação de características comuns para usar nessa avaliação. Quanto mais caixas marcadas, melhor a sua equipe vai entender quem é mais provável de converter e os motivos.

Além disso, uma boa lista contém informações úteis a sua equipe, como:

Nome e contato do lead;

Informações já fornecidas anteriormente em outros contatos com a empresa, como o seu cargo, cidade, segmento da empresa em que atua, etc;

Histórico do relacionamento (páginas que visitou no site, se já solicitou um orçamento, materiais que consumiu, entre outros indicadores).

Assim, em vez de simplesmente ligar por ordem alfabética ou por ordem de entrada, o seu time pode priorizar os leads também pode levar em consideração o potencial de venda.

Tenha processos bem estruturados

O funil de vendas é um modelo estratégico que mostra a jornada do cliente, desde o primeiro contato dele com a empresa até o fechamento do negócio.

Ou seja, o foco deve ser na evolução do cliente, e não nas atividades do vendedor. Um funil baseado em atividades é um indicativo somente da burocracia, ele não indica o andamento da venda.

Por isso, é importante que as etapas demonstrem como o cliente está, ajudando o gestor a entender o processo de uma determinada venda dentro do funil.

Além disso, é preciso não misturar as tarefas. Quando o seu vendedor for fazer uma visita em uma empresa com o objetivo de conhecê-la, não tente transformar esse encontro em uma reunião de vendas.

O objetivo da prospecção é construir a primeira parte do relacionamento comercial entre você e seu futuro cliente.

Personalize os contatos

Você sabia? 80% dos compradores afirmam que preferem ser contatados por e-mail.

Mas isso não significa que gostem de receber e-mails genéricos disparados em massa. Os e-mails personalizados têm uma taxa de abertura 26% maior do que os e-mails em massa.

Assim, certifique-se de que o conteúdo seja personalizado para as necessidades de cada cliente em potencial. Sua tarefa é impressioná-los com o quanto você sabe sobre sua empresa, setor e dores.

O envio de conteúdos ricos que realmente interessem ao seu cliente e que agreguem valor a ele também ajudam a fazer com que ele se interesse cada vez mais pelo seu contato.

Além disso, deve-se estar atento para a quantidade de comunicações. Uma quantidade grande de e-mails vai inundar a caixa de entrada de seu cliente com mensagens, podendo se tornar inconveniente e desagradável.

Automatize atividades

As informações de que o seu vendedor precisa na prospecção, geralmente, estão em vários lugares diferentes, o que significa usar várias ferramentas, canais e fontes para pesquisar empresas, indivíduos, tendências, desafios etc.

Depois de localizar tudo, ainda é preciso validar os detalhes do contato, organizar tudo e inserir as informações no seu CRM. E, finalmente, personalizar cada comunicação e registrar todas as suas atividades de vendas.

Todo esse processo toma muito tempo da sua equipe e pode resultar em erros manuais em qualquer parte do processo. Mas não se preocupe! É aí que entra a automação.

Em uma solução completa, como o Smark CRM, é possível automatizar tarefas manuais ou repetitivas, como atualizar seu sistema, agendar reuniões e definir lembretes.

O software também fornece insights em tempo real, entre outros recursos criados para facilitar o dia a dia e melhorar o atendimento.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: