Ter um bom atendimento ao cliente é o objetivo de todas as empresas. Não importa o porte ou o ramo em que o seu negócio atua, um relacionamento de excelência com os consumidores é fundamental para que a empresa cresça, conquiste mais vendas e tenha bons resultados na fidelização do público.
Atualmente, há diversas ferramentas que ajudam a aprimorar o atendimento das companhias, oferecendo aos clientes uma experiência satisfatória em toda a jornada de interação. Nesse cenário, um canal merece destaque especial: o chatbot.
Prático, rápido e eficaz, o chatbot oferece para as empresas os benefícios que elas tanto buscam quando o assunto é atendimento ao cliente. Se você quer conhecer mais sobre a utilização dos chatbots em empresas de todos os portes, continue acompanhando a sequência deste artigo e confira as principais vantagens oferecidas por esse canal.
Redução de custos
Um dos benefícios que o chatbot oferece e que mais desperta a atenção dos gestores é a redução de custos. Desenvolvidos e treinados para solucionar de forma autônoma uma série de demandas, os chatbots permitem que as centrais de atendimento tenham equipes mais enxutas e especializadas em assuntos mais complexos.
Além da redução dos custos trabalhistas e de infraestrutura, ao adotar um chatbot em sua empresa você perceberá uma significativa redução do TMA (Tempo Médio de Atendimento), até mesmo quando for preciso acionar o atendimento humano, já que o chatbot é capaz de fazer uma triagem inicial que ajuda a diminuir essa importante métrica.
Chatbot é aliado na geração de leads
Engana-se quem pensa que o chatbot é um canal que pode ser utilizado exclusivamente pela área de atendimento. Com bots cada vez mais inteligentes, é possível integrar essa estratégia às ações de marketing e captação de leads das empresas.
Através do chatbot, é possível realizar pedidos, agendamentos e concretizar inscrições dos clientes, uma forma prática e rápida de captar leads. Além disso, a empresa também pode unir o potencial do chatbot com estratégias de marketing de conteúdo. Nesses casos, o bot solicita que o usuário preencha um formulário com os seus dados e em troca ele faz o download do material de seu interesse, seja um e-book, infográfico ou masterclass.
Aprimora a experiência do usuário
Vimos até aqui que o chatbot proporciona importantes benefícios para as empresas, mas os ganhos não param por aí. Quando integrados aos objetivos das companhias, os bots são capazes de melhorar consideravelmente a experiência dos usuários.
A rapidez e a praticidade do atendimento são vantagens que o chatbot oferece aos clientes e que certamente ajudam a tornar a jornada mais satisfatória. Outro ganho importante tem a ver com a utilização da inteligência artificial. Graças a essa tecnologia, os bots conseguem “aprender” com as experiências anteriores dos clientes, estabelecendo um atendimento muito mais personalizado.
Sem falar que o chatbot se mantém disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Assim, o cliente tem a liberdade de definir o melhor dia e horário para contatar a marca, uma vantagem e tanto para consumidores que possuem uma rotina agitada.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.