Não é tarefa fácil quantificar a evolução do conceito “experiência do cliente” nos últimos anos. Hoje, são consideradas melhores empresas e marcas mais lembradas aquelas que realmente têm a preocupação em promover experiências de consumo únicas. No setor da saúde, não é diferente. Para alcançar tal estágio, um dos requisitos necessários às empresas é a aptidão para ouvir e entender o cliente. Neste processo, uma excelente maneira de mensurar a qualidade é ouvir a opinião diretamente dos próprios consumidores. Uma prática usual é convidar o usuário a responder algumas perguntas sobre o atendimento realizado. Por meio da aplicação da pesquisa de atendimento é possível medir o nível de satisfação dos clientes, bem como o nível de desempenho da empresa.
A esse respeito, o contact center tem um papel fundamental como empresa associada que procura aumentar a experiência do cliente através da utilização de ferramentas inteligentes que ajudam a explorar as informações captadas com os consumidores.
Apuração da Qualidade
A apuração da qualidade é um dos principais pilares que medem o grau de satisfação, de lealdade dos clientes e também confere uma boa vantagem competitiva no mercado. Este tipo de operação auxilia a avaliar a prestação de serviço nos mais diversos setores da empresa como, por exemplo, atendimento médico, urgência, recepção, setor de exames, equipe de enfermagem, instalações, entre outros. A pesquisa de atendimento ajuda a captar a percepção dos pacientes e transformá-la em informações precisas e mensuráveis, que irão agregar qualidade aos serviços prestados em várias áreas da unidade hospitalar. Deste modo, possibilita oferecer ao cliente o que ele quer, do jeito que ele espera e adequando-se às necessidades dele.
Pesquisa de Atendimento X Competitividade
Toda ação que busca elevar o nível de qualidade oferecido ao consumidor se torna um diferencial diante do mercado. Partindo desta premissa, uma pesquisa de atendimento que tem um bom método e perguntas diretas, tende a ser uma ferramenta forte e eficaz para identificar e corrigir falhas, o que pode aumentar seu poder no mercado e o consequente aumento do número de usuários ativos.
Instrumento de Fidelização
A forma mais eficaz de saber se o cliente está satisfeito é falar diretamente com ele. Sendo assim, a pesquisa de atendimento agrada ao consumir, pois ele sente que a empresa tem a real preocupação em prestar o melhor serviço. O resultado deste tipo de ação ativa impacta diretamente no crescimento da própria empresa e também junto ao consumidor, devolvendo a ele um serviço conforme ou, até mesmo, além do esperado, tornando-se um importante instrumento de fidelização de clientes.
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