As operadoras de telefonia no Brasil são empresas que desempenham um papel importante na comunicação de pessoas, assim como também nos sistemas de telecom das empresas.
Quer saber quais são as operadoras principais e como elas operam? Então continue lendo o nosso artigo!
Quais são as principais operadoras de telefonia no Brasil?
No Brasil, existem alguns operadores de telefonia, principalmente se considerarmos as operadoras regionais. Mas, no momento, existem quatro grandes operadoras de telefonia no Brasil. Estas concentram mais de 98% de todas as linhas ativas no país. São elas:
1. Vivo
A Vivo foi fundada em 2003 e faz parte do Grupo Telefonica. Além de ser uma das mais antigas ela também está no topo da lista de operadoras de telefonia no Brasil. Atualmente conta com cerca de 33% das linhas ativas e oferece planos de internet, celular, TV e telefone fixo.
Além disso, a empresa está presente em todo o território nacional e, portanto, possui ampla cobertura. Deste modo, é considerada a segunda maior cobertura do país. Além disso, oferece a tecnologia 4.5G para mais de 1000 cidades brasileiras, permitindo que seus clientes tenham um serviço de internet ainda melhor.
2. Claro
A Claro se encontra em segundo lugar na lista das maiores operadoras de telefonia no Brasil. Suas atividades foram iniciadas em 2003 e ao longo dos muitos anos de trabalho ela foi considerada a mais bem avaliada empresa desse setor.
Atualmente, os serviços da empresa são oferecidos a mais de 50 milhões de brasileiros e ela conta com mais de 25% das linhas ativas. Além disso, ela foi a primeira operadora a oferecer o 4.5G e é conhecida pela internet mais rápida do mercado.
Outro ponto importante a ser ressaltado pela empresa é que a NET, bastante conhecida no país, pertence a Claro desde 2015.
3. TIM
A TIM foi fundada em 1995 depois da divisão da Telecom Itália. A empresa chegou ao Brasil em 1998 e, Segundo a Anatel, ela está em terceiro lugar na lista das melhores operadoras de telefonia no Brasil.
Atualmente, a TIM atua em mais de 3,8 mil cidades, possui mais de 23% das linhas ativas no Brasil. Os serviços oferecidos pela empresa vão desde planos de internet até linhas fixas e móveis de telefonia.
4. Oi
A Oi está em quarto lugar na lista das maiores operadoras de telefonia no Brasil. Esta operadora foi fundada oficialmente em 2002, como Brasil Telecom.
Anos depois, em 2010 ela foi adquirida pela Portugal Telecom que foi posteriormente comprada pela Oi. Passando a ter esse nome. Atualmente a empresa atua no Brasil e em Portugal, tendo a sede no nosso país.
Além disso, inúmeros serviços são oferecidos, entre eles o de internet, TV e celular. A empresa conta com ampla cobertura e está presente em todo o território nacional. Outro dado relevante é que a operadora conta com mais de 16% das linhas ativas no país, nesse exato momento.
Como funciona o serviço das operadoras de telefonia no Brasil
Existem muitos detalhes quando se trata do funcionamento de operadoras de telefonia no Brasil e no mundo.
Mas, no geral, as operadoras telefônicas funcionam como uma espécie de campo eletromagnético que é compartilhado entre diferentes sistemas de comunicação sem fio. Deste modo, toda a capacidade disponível é dividida entre as diferentes aplicações. As principais são: TV aberta, rádio AM e FM, radionavegação, TV via satélite, meteorologia, entre outras.
Mesmo que não seja possível enxergar, existe uma barreira física que impede que possamos criar quantas radiotransmissores quisermos. Isso porque, se uma mesma frequência é utilizada simultaneamente entre diferentes sistemas nenhum dos serviços funciona direito.
Por conta disso, com o objetivo de evitar problemas de interferência, a maioria dos países como o Brasil, considera esse espectro um bem público. Deste modo, todo o espectro é dividido em faixas e estas são licenciadas para a utilização em serviços.
Não só para manter um bom funcionamento da rede, mas também para desenvolver mais facilmente tecnologias todos os países costumam seguir as normas da ITU. No Brasil, a entidade responsável por isso é a Anatel e o seu papel é regulamentar e controlar as frequências disponíveis.
As faixas são, depois de devidamente regulamentadas e separadas por serviço, divididas e leiloadas. Deste modo, todas as empresas que tiverem uma parte da frequência podem oferecer seus serviços separadamente.
No entanto, isso impossibilita que novas empresas liguem uma rede de repente. Caso isso acontecesse, inúmeras interferências seriam causadas. Impossibilitando o funcionamento tanto na nova empresa quanto das demais. Deste modo, podemos dizer que estamos limitados a certa quantidade de operadoras de telefonia no Brasil.
Por que não dividir o espectro em partes menores?
Você provavelmente deve ter pensado que uma forma simples de aumentar o número de empresas seria simplesmente dividir o espectro em mais lotes, não é mesmo?
Em alguns casos isso pode até ser viável, no entanto, lotes menores significa capacidade menor.
Uma empresa atuando com lotes menores dificilmente conseguiria entregar altas velocidades e estabilidade. Ou seja, não seria possível entregar um bom serviço, principalmente em grandes centros urbanos.
Por conta disso, na prática, o custo-benefício não vale a pena: é melhor ter uma boa conduta de espectro e disponibilizá-la ao máximo para que as pessoas tenham um melhor serviço do que dividir o bolo em pequenas fatias, que seriam ocupadas desproporcionalmente porque uma operadora teria mais clientes pendurados que a outra.
Como escolher a operadora de telefonia no Brasil certa para a sua empresa? Visando a busca por melhor custo-benefício ao seu setor de telecom, muitos gestores ficam na dúvida sobre qual operadora de telefonia escolher para prestar esse serviço à sua empresa. A verdade é que não existe de fato uma resposta certa e, por isso, não podemos apontar qual deles é a melhor. Isso porque, a melhor opção é sempre aquela que se adeque melhor às suas necessidades.
Por isso, selecionamos algumas dicas para te ajudar a avaliar as diversas operadora de telefonia no Brasil. Assim, você poderá escolher por conta própria e melhor para a sua empresa.
Considere a cobertura das operadoras de telefonia no Brasil
Um dos pontos mais importantes a serem considerados é a cobertura da operadora. Afinal, de nada adianta ela ter um bom serviço e bons preços se você não conseguir usá-los. Lembre-se que quanto maior a cobertura da sua operadora mais acessível a sua empresa será, para seus clientes.
Para saber mais informações sobre a cobertura e qualidade do sinal, você pode utilizar o aplicado da Anatel, criado para isso. Ele mostra dados reais sobre a qualidade do serviço prestado pelas operadoras. Além disso, você ainda pode solicitar as informações sobre cobertura diretamente com a operadora.
Saiba quais são as necessidades da empresa
Na hora de contratar uma das operadoras de telefonia no Brasil é comum que os olhos brilhem com a quantidade de serviços oferecidos. No entanto, de nada adianta serem inúmeros serviços pouco usados ou fechar pacotes gigantes que não cobrem especificamente aquilo que a empresa precisa.
Por isso, uma das dicas mais importantes é saber quais são as reais necessidades da empresa. Deste modo, você consegue negociar com as operadoras e garantir que ela atenderá às demandas da sua organização. Além disso, você ainda evita desperdiçar dinheiro em serviços e dispositivos que não serão aproveitados.
Por isso, é extremante importante fazer uma análise bastante detalhada nesse quesito, antes de procurar por uma operadora.
Faça uma análise de mercado completa
A verdade é que muitas das operadoras de telefonia no Brasil podem oferecer os serviços que a sua empresa precisa. Por isso é importante que você avalie cada uma delas. Analise os preços, termos e condições, taxas de juros e qualidade do serviço.
Para isso é importante não apenas procurar se comunicar com as operadoras e ter acesso aos seus preços, mas também buscar por outras empresas que já utilizam o serviço. Deste modo você pode ter certeza de quais operadoras de telefonia no Brasil realmente entregam o que prometem.
Nesse caso, contar com um suporte especializado para analisar as tarifações das operadoras bem como outros detalhes antes de fechar contrato é algo super válido. Dessa forma, você terá a assessoria necessária para garantir a escolha que mais vai beneficiar a sua empresa.
Além disso, vale ressaltar que tão importante quanto escolher entre as melhores operadoras de telefonia no Brasil é gerenciar bem esse serviço dentro na empresa. Para isso, uma consultoria em gestão de telecom é algo indispensável para quem prima por uma comunicação ágil e de qualidade, pelo menor custo!
Se é isto que busca, nós temos a solução! Entre em contato conosco e saiba mais sobre todos os serviços de gestão de telecom que oferecemos e como eles podem ajudar sua empresa. Certamente você encontrará aquilo que precisa!
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.