Para ser bem-sucedido na busca por resultados que você considera relevante para o marketing da sua empresa, é necessário fazer uma eficaz gestão de objetivos.
O que é OKR de Marketing?
OKR é a sigla para Objectivesand Key Results – em português, Objetivos e Resultados-Chave.
Trata-se de uma metodologia que permite definir de maneira simples, clara e direta os objetivos que se deseja alcançar e o caminho que deve ser trilhado para que isso aconteça.
No caso do OKR de Marketing, o foco está em objetivos e resultados-chave que vão favorecer a imagem da empresa, a divulgação de seus produtos e serviços, a presença no meio digital, a geração de mais leads e o relacionamento com o público-alvo.
Como o OKR de Marketing funciona na prática?
A metodologia OKR funciona da seguinte maneira. Primeiro, são definidos os objetivos mais amplos e ambiciosos que a empresa deseja atingir.
Em seguida, estabelecem-se os resultados-chave. Ou seja, são metas menores, pequenos degraus que servem de parâmetro para levar a equipe a conquistar o objetivo principal.
Os resultados-chave são as metas que você deve alcançar ao realizar cada tarefa necessária para atingir o objetivo principal.
Por exemplo:
Uma empresa de distribuição de materiais de escritório deseja aumentar a entrada em um novo território, conquistando clientes em um estado onde não operava.
Seu objetivo poderia ser: conquistar 35% de marketshare nesse novo mercado até o final do ano.
Já, as tarefas que precisa realizar para conseguir isso são:
Tornar um centro de distribuição operacional nesse novo estado em 3 meses;
Enviar uma mala direta de apresentação para 500 empresas desse estado até o final do mês;
Realizar visitas a 100 empresas em 2 meses;
Investir uma verba X em mídia local e em revistas especializadas durante todo o ano.
Assim, conforme seus resultados-chave forem se concretizando gradualmente, automaticamente seu objetivo está sendo realizado.
Mas quando acompanhar esses resultados? O ideal é acompanhar os resultados semanalmente e fazer ajustes, se necessário. Além disso, quando uma das tarefas é finalizada, deve ser substituída por outra.
Por exemplo, depois que o centro de distribuição ficar pronto, podem ser estipulados novos resultados-chave para ele, como alcançar um índice de entrega em atraso de apenas 5% em 3 meses, ter um índice máximo de perdas de estoques de 3% até o fim do semestre etc.
Para entender melhor essa dinâmica, confira no tópico a seguir mais alguns exemplos de OKR de Marketing.
5 exemplos de OKR Marketing para usar na sua empresa
Se você está interessado em descobrir como definir metas e objetivos de forma transparente e direta para o seu time de marketing, então confira abaixo alguns exemplos práticos para se inspirar.
Exemplo 1
Objetivo:
Dobrar a geração de leads até o final do ano.
Resultados-Chave:
Produzir 5 novos e-books até o final do trimestre;
Impulsionar publicações nas redes sociais mencionando 50 links para landingpages por mês;
Coletar 5 mil novos endereços de e-mail para o envio de newsletter.
Exemplo 2
Objetivo:
Aumentar a presença da empresa em ambiente online em 50% nos próximos 3 meses.
Resultados-Chave:
Fazer 4 publicações por semana no Facebook e no Instagram;
Produzir 25 artigos mensais para o blog da empresa;
Firmar parcerias com 3 influenciadores digitais;
Produzir 20 conteúdos relevantes para o canal da empresa no YouTube;
Investir a quantia X no Google Ads.
Exemplo 3
Objetivo:
Fazer a empresa ser reconhecida como autoridade no mercado em que atua, atingindo 80% de menções como “autoridade no mercado”, em pesquisa a ser realizada no final do ano com clientes e prospects selecionados.
Resultados-Chave:
Realizar 4 seminários online e presenciais com especialistas;
Coletar e publicar depoimentos de 25 clientes no site da empresa;
Produzir conteúdos ricos para o blog de outras 20 empresas parceiras.
Exemplo 4
Objetivo:
Ser referência em relacionamento com o cliente, atingindo um índice de satisfação no atendimento de 98% até o final do semestre.
Resultados-chave:
Adotar uma estratégia de atendimento omnichannel até o final do semestre;
Enviar e-mail marketing em todas as datas comemorativas deste semestre;
Oferecer condições e preços especiais para os clientes mais antigos semanalmente;
Treinar 100% os vendedores para um pós-vendas de qualidade.
Exemplo 5
Objetivo:
Melhorar a Autoridade de Domínio no blog da empresa em 25 pontos até o fim do ano.
Resultados-chave:
Aumentar a adição de links internos e externos para 5 e 3, respectivamente;
Tornar o site e o blog da empresa mais responsivo para dispositivos móveis em 60 dias;
Revisar e utilizar palavras-chave corretas na descrição das imagens dos últimos 150 posts;
Adicionar novos infográficos para 45 dos posts mais recentes.
Bom, como você pôde conferir nesses 5 exemplos de OKR de Marketing, essa metodologia de gestão de objetivos é bastante simples e ajuda a colocar todos os envolvidos na mesma página.
Agora que você já sabe mais sobre o método OKR, que tal usar no time de marketing da sua empresa?
Mas lembre-se de que os objetivos e resultados-chave de marketing devem estar alinhados com os objetivos estratégicos da empresa.
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