O que é OKR de produto?
OKR é a sigla para Objectives and Key Results. Em português, significa objetivos e resultados-chave. Na prática, trata-se de um framework que permite que a empresa crie objetivos e estabeleça critérios para descobrir se eles estão sendo alcançados no tempo previsto. Eles são uma ajuda para atingir a linha de chegada.
Para facilitar ainda mais o entendimento, os objetivos de produtos são o que você deseja atingir. Envolve o propósito do produto ser lançado, como aumentar o rendimento da empresa ou alcançar uma nova parcela de consumidores, por exemplo.
Já os resultados-chave são a maneira como você vai medir essas metas. São as placas que indicam que você está seguindo na direção correta. É o que possibilita saber se a estratégia está no caminho certo ou se é necessário parar um pouco e repensar suas ações.
Essa metodologia não é tão nova assim. Ela surgiu no final da década de 90 e foi adotada pelo Google. A partir daí, o método se popularizou no mundo inteiro, sendo reconhecido por melhorar o foco nos objetivos, trazer mais transparência para os processos e facilitar o monitoramento.
Como escrever um objetivo OKR?
O passo a passo de como escrever um objetivo OKR de produto envolve:
definir os objetivos;
estabelecer os resultados-chave;
definir os indicadores e prazos;
incentivar a colaboração;
monitorar os resultados.
Veja como colocar cada uma dessas etapas em prática!
1. Definir os objetivos
O sucesso das estratégias de produto dependem de um objetivo estratégico, isto é, qual a intenção da empresa com a solução. Esse processo direciona o desenvolvimento do produto e o alinha às expectativas da empresa.
E, sim, você pode ter mais de um objetivo. Porém, o ideal é evitar criar muitos para não perder o foco. Além disso, certifique-se de que o alvo seja alcançável, mensurável e fácil de entender.
Você pode sonhar grande, mas também é fundamental manter os pés no chão e considerar a capacidade do time. Para isso, recomendamos a leitura de mais um artigo do nosso blog, que ensina como criar metas SMART!
2. Estabelecer os resultados-chave
Após criar os objetivos, defina os resultados-chave, que, como já explicamos, são a forma que você saberá se está no caminho certo para alcançar as metas estabelecidas no passo anterior.
Nesse ponto, seja bem específico, escrevendo apenas resultados relevantes para o alcance dos objetivos. O mais indicado é escolher mais de dois, porém, não passar de cinco para otimizar o processo de acompanhamento da estratégia.
3. Definir os indicadores e prazos
Em seguida, detalhe quais indicadores serão usados para medir os resultados-chave. Por exemplo, se o objetivo é aumentar a venda de um produto e um dos resultados é o aumento das vendas em 10% no primeiro mês, você pode acompanhar a taxa de conversão ou o ticket médio.
4. Incentivar a colaboração
Para criar um bom OKR de produto, é vital incentivar a colaboração de todos da sua equipe. Assim, os colaboradores ficam mais engajados para cumprir as metas propostas e alinhados com o que a empresa espera deles.
5. Monitorar os resultados
Para finalizar, monitore os resultados. O OKR de produto não é uma metodologia que você escreve e só confere quando chegar no prazo estabelecido. Pensando nisso, é preciso ter os resultados-chave e uma data para que eles sejam alcançados.
Desse modo, caso você perceba algum problema no meio do caminho, pode procurar saber o que aconteceu e buscar soluções para resolvê-lo.
Exemplo de OKR para produto na prática
Para te ajudar a entender como essa metodologia funciona e como colocar em prática as dicas que trouxemos, preparamos um exemplo de OKR de produto bem simples e básico para você se inspirar. Confira!
Objetivo: lançar um novo produto no mercado.
Resultado-chave 1: identificar que o produto supre as necessidades do público-alvo.
Resultado-chave 2: coletar 25 feedbacks positivos de usuários.
Resultado-chave 3: aumentar as vendas da empresa em 20%.
E aí, depois de ver o que é e como escrever um OKR de produto, você se sente preparado para adotar essa metodologia no seu negócio? Então, fique ligado nesta dica extra: adote um sistema de CRM.
Com esse software, você acompanha tudo o que acontece no setor comercial da empresa, desde a etapa de planejamento, além de acessar relatórios personalizados sobre as vendas e manter o estoque nos trinques.
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