Viver em uma era digital tem inúmeros benefícios, mas também muitos desafios. Talvez, a proteção de dados seja o maior deles. Roubos e vazamentos de informações acontecem com frequência por diversos tipos de golpes e canais diferentes. Para evitar que esse tipo de dano aconteça, existem alguns recursos que aumentam a segurança de dados em sistemas, sites, aplicativos, etc. Neste texto, falaremos sobre um desses recursos: a MFA.
A sigla MFA significa Multi-Factor Authentication ou, em português, autenticação multifator. Basicamente, a função da MFA é aumentar o nível de segurança em acessos a plataformas em geral. Ela pode ser aplicada em sistemas operacionais, aplicativos, redes sociais, e-mails, áreas restritas de sites, entre outros.
Como funciona?
Em algumas plataformas a autenticação multifator já é obrigatória, mas, em outros casos, o sistema deixa a critério do usuário se ele vai ou não querer habilitar o recurso de segurança.
Com a MFA habilitada, o usuário só consegue realizar login ou determinada ação dentro de uma plataforma se inserir uma ou mais informações além da senha, provando que ele realmente tem permissão para realizar aquele acesso. Os tipos de informações adicionais dependem de cada plataforma. A verificação pode ser feita por:
um token;
uma leitura de QR Code;
biometria (leitura de digital, íris ou reconhecimento facial);
chamadas automáticas de voz;
senhas temporárias;
uma confirmação via SMS ou e-mail.
Assim, caso uma senha seja vazada ou roubada, o invasor se depara com uma barreira a mais para conseguir acessar a conta da vítima, o que dificulta a ação criminosa. Esse é um recurso de proteção muito importante para qualquer pessoa, em especial aquelas que, erroneamente, não costumam utilizar políticas de senhas seguras.
Por que usar MFA no Call Center?
Com a vigência da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a preocupação com processos de segurança da informação ficou ainda maior. Tratar dados pessoais, sejam de clientes, parceiros, fornecedores ou colaboradores, é uma grande responsabilidade para qualquer empresa.
Em um Call Center, os operadores, supervisores e gerentes costumam utilizar uma plataforma com os mais diversos dados sobre os clientes. Imagine os danos que seriam causados se houvesse um vazamento dessas informações. Esse tipo de situação, além de causar grandes prejuízos, mancha a reputação da empresa. Este é o principal motivo para investir em uma plataforma com o recurso de MFA.
Além de reforçar a segurança da informação no Call Center, a autenticação multifator oferece outros benefícios como:
ajuda nas políticas de compliance, representando mais um compromisso com a proteção de dados;
transmite mais confiança aos clientes e usuários em geral;
gera maior satisfação dos consumidores e, consequentemente, melhora a imagem da empresa perante o mercado.
Podemos concluir que utilizar um sistema de Call Center com MFA é uma grande vantagem. Assim, você blinda sua operação de ataques virtuais com várias camadas de segurança.
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