Sempre que um novo recurso surge no mercado é iniciado um debate sobre a utilização e existência de outros canais. Isso aconteceu com o rádio depois que a televisão foi criada, com o jornal impresso depois que a internet surgiu e com os sites quando os aplicativos móveis se popularizaram.
Mais recentemente, com o fortalecimento dos chatbots baseados no que há de mais inovador na inteligência artificial, a continuidade dos aplicativos para atendimento ao cliente entrou para o centro desses debates.
Será que há um canal mais adequado para a sua empresa? Os chatbots substituirão os aplicativos? Essas tecnologias podem ser utilizadas de forma integrada para garantir uma melhor experiência para o público?
Caso você também tenha essas dúvidas e queira descobrir o que é melhor para a sua empresa, não deixe de conferir a sequência deste artigo, pois reunimos os pontos de destaque de cada uma dessas tecnologias.
O futuro dos aplicativos móveis
Há alguns anos, os aplicativos móveis revolucionaram a forma como os clientes interagiam com as marcas, oferecendo serviços personalizados, comunicação direta e recursos feitos sob medida para o público. Mas, com o passar do tempo os desafios nessa área foram aumentando. Hoje, o mercado de apps está passando por um processo de ressignificação.
A concorrência fez com que aplicativos de empresas menores e apps independentes perdessem espaço nas lojas de download. Com grandes marcas obtendo um destaque diferenciado, é difícil para outros apps despertar o interesse do público. Além disso, não há uma fidelização dos usuários, a ação de desinstalar um app é bastante recorrente.
Apesar desse cenário complexo, os aplicativos móveis podem e devem fazer parte das estratégias de atendimento do seu negócio. Hoje, com empresas de tecnologia voltadas para o desenvolvimento de canais para atendimento ao cliente, marketing e vendas, é possível ter um app focado na experiência de relacionamento com os consumidores, transformando por completo a comunicação da sua marca nesse canal.
O aplicativo dessas empresas é projetado de acordo com as necessidades do seu negócio e preferências do seu público. Ressaltando que são muitos recursos disponíveis para agregar ao seu app, como chat, pesquisas de atendimento, campanhas, mensagens, perguntas e respostas, formulários, entre outros.
Chatbots representam a nova forma de comunicação com os clientes
Com os avanços da inteligência artificial, os chatbots se tornaram grandes aliados das empresas que buscam por um atendimento rápido, prático e eficaz. Esse recurso vem sendo considerado o futuro da interação entre clientes e marcas devido a todas as vantagens que os chatbots proporcionam.
Graças a inteligência artificial, os chatbots conseguem “falar a língua do cliente”, pois são capazes de entender frases completas, por exemplo: “agenda a minha consulta para quarta, pela manhã”. Para ter toda essa eficácia, os bots precisam ser treinados de forma contínua por especialistas em curadoria de conteúdo, assim cada empresa conseguirá “educar” o seu chatbot de acordo com o seu perfil e necessidades do seu público.
O transbordo humano também é um recurso bastante interessante, pois sempre que o chatbot ficar indeciso ou precisar de uma ajuda, ele encaminha o cliente automaticamente para os canais de atendimento tradicionais da empresa.
Além disso, essa parceria é vista também em outros momentos, por exemplo, quando o chatbot capta todas as informações necessárias do consumidor e as direciona ao operador humano para que ele dê sequência a demanda com mais agilidade e assertividade.
Afinal, o que é melhor para a minha empresa?
No geral, tanto os aplicativos quanto os chatbots com inteligência artificial oferecem para as marcas ganhos muito expressivos e que vão certamente revolucionar o atendimento ao cliente da sua empresa.
Não há um canal melhor do que o outro, na verdade o que existe são recursos que melhor se aplicam para determinados perfis de clientes. Para seguir as tendências e atender a todos com excelência, muitas companhias optam por adotar diversos canais de comunicação e integrá-los em uma boa plataforma omnichannel.
Se você gostou das informações que apresentamos no artigo de hoje e quer conhecer mais sobre chatbots com inteligência artificial, aplicativos móveis e sistema omnichannel, clique aqui e fale com um de nossos especialistas que irá te apresentar todos os detalhes das nossas soluções.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.