Não é difícil observar vendedores que têm como prioridade aumentar a sua carteira de clientes. Mas de nada adianta possuir muitos clientes em sua base se você não souber gerenciá-los corretamente.
Sem uma gestão eficaz, o vendedor pode acabar perdendo grandes oportunidades de venda
Tendo isso em vista, elaboramos aqui um conteúdo com foco na gestão de clientes. Continue a leitura para conferir nas próximas linhas:
O que é gestão de clientes;
Por que a gestão de clientes é importante;
Quais as vantagens de fazer a gestão de clientes;
8 dicas de como fazer a gestão de clientes;
Como usar o funil de vendas na gestão de clientes;
Como uma ferramenta de CRM pode ajudar na gestão de clientes;
Qual o melhor programa gratuito para cadastro de clientes.
O que é gestão de clientes?
A gestão de clientes pode ser definida como um conjunto de ações estratégicas que têm como objetivo gerar novas oportunidades de negócio, fidelizar os clientes atuais e também recuperar aqueles que se encontram inativos.
Esse tipo de gestão é focada nas interações e no relacionamento que a empresa cultiva com a sua base de clientes.
Por que a gestão de clientes é importante?
A gestão de clientes é importante para que a empresa consiga estreitar a relação com os clientes e garantir que continuem gerando receita para a empresa crescer. Por meio da gestão de clientes, passa-se a entender melhor suas necessidades e expectativas para, assim, atendê-las da melhor maneira possível.
Quais as vantagens de fazer a gestão de clientes?
Dedicar-se à gestão de clientes pode trazer algumas vantagens para a empresa. Veja a seguir as principais:
Aumento na retenção, satisfação e fidelização de clientes;
Melhoria na imagem da empresa;
Melhoria no desempenho comercial;
Aumento na receita média gerada por cliente;
Maior assertividade na elaboração das propostas comerciais;
Maior agilidade no atendimento.
8 dicas de como fazer a gestão de clientes
Para fazer uma boa gestão de clientes, existem algumas boas práticas que você pode implementar. Veja a seguir quais são elas:
Organize os dados e informações que você tem sobre cada cliente;
Mantenha um histórico atualizado das interações com os clientes;
Ofereça atendimento personalizado;
Fique atento aos seus compromissos agendados;
Não deixe de fazer follow-up;
Responda seus clientes o mais rápido possível;
Não deixe que os clientes fiquem estacionados por muito tempo em uma etapa do funil de vendas;
Investigue quais são as atuais dores e necessidades dos seus clientes.
Como usar o funil de vendas na gestão de clientes. O funil de vendas é uma ferramenta utilizada para esquematizar as etapas da jornada de compra que um cliente costuma percorrer antes de fechar negócio.
O funil de vendas pode ser utilizado na gestão de clientes para acompanhar a evolução deles no processo de vendas. A partir disso, é possível definir as estratégias que serão tomadas para fazer com que eles avancem até o fechamento da compra.
Os clientes que não possuem um “fit” com a solução da empresa devem ser descartados do funil de vendas.
Como uma ferramenta de CRM pode ajudar na gestão de clientes?
Uma plataforma de CRM funciona como um banco de dados. Esse tipo de ferramenta vai coletar e armazenar dados considerados relevantes sobre os clientes da empresa, centralizando-os em um único sistema.
Com o CRM, é possível organizar melhor as interações, fazer segmentações e automatizar uma série de tarefas relacionadas à gestão de clientes.
Qual o melhor programa gratuito para cadastro de clientes?
Existem inúmeros programas de CRM para você fazer o cadastro e a gestão dos seus clientes.
O melhor de todos é o Agendor, em termos de custo e benefício. A versão gratuita deste software de CRM é bastante funcional. Ela permite que até dois usuários façam o login na plataforma.
Além disso, a versão freemium possibilita o cadastro de até 1.000 empresas e 1.000 pessoas. O limite de armazenamento é de 2 GB.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.