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O que caracteriza um bom atendimento ao cliente?

por: Afonso Bazolli
fonte: Administradores.com
23 de outubro de 2018 - 18:08 - atualizado às 23:16

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Por: Vanessa Urbini

Atualmente, o principal motivo para a perda de clientes é o mau atendimento.

A palavra “atender” significa dar ouvidos ou escutar o que alguém deseja ou precisa. No mundo dos negócios, isso precisa acontecer de forma diferenciada, pois os clientes estão cada vez mais exigentes e têm a internet como sua principal ferramenta para divulgar ou obter informações.

O primeiro fundamento para um excelente atendimento é compreender o que é um bom atendimento do ponto de vista do cliente. Pois cada um tem suas expectativas e desejos.

Abaixo, seguem alguns princípios fundamentais para um bom atendimento:

Aparência: comece pela sua aparência (roupa, perfume, cabelo, unhas). Cuide da aparência do seu estabelecimento e tenha uma postura adequada.

Confiança: se prometeu algo para seu cliente, cumpra.

Empatia: solucione sempre o problema do cliente e mostre que você se importa com ele.

Know-how: saiba mais sobre os produtos do que o próprio cliente. Estude, pesquise e seja um expert. Com isso, você demonstrará competência.

Percepção: observe os clientes e compreenda suas necessidades.

Impressão Positiva: seja ousado e criativo, saia do padrão. Faça que o cliente lembre-se de você.

Honestidade: perca a venda, mas não perca o cliente. Se não conseguir atender a um prazo de entrega, seja transparente.

Flexibilidade: as regras foram criadas para facilitar a vida dos clientes, não para deixá-los insatisfeitos. Coloque o cliente sempre em primeiro lugar.

Humildade: não julgue pela aparência. A aparência física não determina a condição financeira da pessoa. Trate todos com respeito e seja humilde em todas as situações.

Sorria: Sorrisos abrem portas.

Otimismo: tenha sempre uma palavra de esperança e fé para aqueles que fazem toda a diferença no seu negócio.

Treinamento: Treine seus funcionários, motive-os e, acima de tudo, valorize-os: você depende deles.

Concluindo, o sucesso dos nossos negócios dependerá muito daquilo que oferecemos para nossos amados clientes.

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