Grandes avanços tecnológicos estão presentes em nosso dia a dia, na palma de nossas mãos. Pelo smartphone, é possível interagir com os amigos, fazer pesquisas, chamar um táxi ou pedir uma refeição. Esses são alguns dos recursos que utilizamos praticamente todos os dias. Mas, será que com a chamada indústria 4.0 teremos mudanças significativas em nossa rotina?
A princípio, a indústria 4.0 parece movimentar apenas o setor de produção, como as grandes fábricas, que passaram a utilizar a tecnologia na realização de tarefas manuais. Entretanto, esse processo de evolução está só no começo e a expectativa é que se consolide também em outras áreas, como medicina, educação e atendimento ao cliente, trazendo mudanças importantes tanto para o âmbito corporativo quanto pessoal.
Na sequência, iremos apresentar mais características da indústria 4.0, mostrando como essa evolução impacta o atendimento ao cliente oferecido pelas empresas nos dias de hoje. Confira!
Conheça a indústria 4.0
De uma forma bem simples e direta podemos dizer que a indústria 4.0 é representada pelo avanço dos sistemas e processos produtivos em diferentes áreas. Boa parte dessa evolução foi baseada nos modelos alemães que integram a tecnologia aos meios de produção. Assim, as empresas estão começando a migrar tarefas manuais para a automatização oferecida pelos robôs de inteligência artificial.
A proposta da indústria 4.0 é unir, de forma gradual, as tecnologias físicas, digitais e biológicas. Por isso, é cada vez mais comum encontrarmos grandes marcas trabalhando com a computação na nuvem, Big Data e Internet das Coisas (IoT), trazendo para o nosso dia a dia equipamentos como drones, impressoras 3D e plataformas de realidade virtual e aumentada.
Toda essa união entre o virtual e a realidade já está impactando o atendimento ao cliente oferecido pelas empresas, conforme abordaremos no próximo tópico.
Atendimento ao cliente na evolução da indústria 4.0
Sabemos que a forma como os clientes se relacionam com as empresas mudou bastante nos últimos anos. Antes, boa parte das interações eram realizadas pessoalmente ou via telefone. Hoje, o consumidor pode escolher qual canal é o mais prático para ele interagir com a marca, seja e-mail, redes sociais ou chat.
Essa evolução no atendimento ao cliente vem ganhando mais força conforme a indústria 4.0 cresce em todo o mundo. A chegada da inteligência artificial está representando um dos maiores avanços alcançados pelo setor.
Exemplo disso é que muitas companhias já contam com os chamados chatbots em suas operações de atendimento. Com eles, é possível promover uma gestão inteligente da interação com o cliente, pois os robôs, quando programados corretamente, são capazes de executar muitas atividades antes realizadas por atendentes humanos.
Outros pontos de destaque é que os chatbots ajudam a reduzir as filas de atendimento, aumentam a produtividade da central e ampliam a disponibilidade do serviço, já que estão presentes 24 horas por dia, 7 dias por semana, atendendo os clientes sempre que eles precisarem de um suporte.
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