A gestão do atendimento ao cliente B2B mudou. E muito.
Hoje, o atendimento B2B reativo, em que se atende a chamados do cliente para resolver problemas, não é mais suficiente. Esperar que seu cliente reclame para só então satisfazer suas necessidades é uma postura ultrapassada.
Você deve se antecipar a isso e correr para solucionar qualquer demanda dele antes mesmo que ele peça.
O chamado customersuccess, ou sucesso do cliente, é uma postura que visa garantir que o negócio de seu cliente consiga extrair o máximo de resultados que sua solução pode proporcionar a ele.
Assim, vai perceber um grande valor nela e estará disposto a permanecer fiel a seu negócio.
Neste post, você vai ver algumas dicas de como fazer o atendimento B2B e implantar uma cultura de sucesso do cliente em sua empresa.
O novo atendimento ao cliente B2B: o customersuccess
Se sua solução não entrega valor ao cliente, ele desistirá dela. E para evitar essa perda, chamada de taxa de churn, você precisa se certificar de que ele está tirando o melhor proveito do que sua empresa oferece.
Por isso, se ele não estiver operando corretamente aquilo que você vendeu a ele, você precisará ensiná-lo a fazer isso.
Sim, essa passa a ser mais uma responsabilidade de quem faz vendas B2B.
Confira 5 passos que vão ajudar você a melhorar seu atendimento B2B e o relacionamento com clientes.
1- Venda só para quem realmente precisa de você
Não se iluda: fechar uma venda forçada, para um cliente que, na verdade, não precisava de seu produto ou serviços é um erro. Além de eticamente duvidoso.
Você tem muito a perder com essa prática.
Para começar, o cliente pode desistir da compra antes de ter pago todas as parcelas, por exemplo. O que significa que essas entradas não ocorrerão.
Além disso, muitas vezes, existe um custo de retirada da solução, que você terá que arcar.
Por fim, o mais grave: esse cliente pode passar a fazer críticas e difamar sua empresa no mercado.
Hoje, com a abrangência das mídias sociais, é bastante grande o risco de uma venda malfeita se transformar em um “case viral” que vai afetar gravemente sua marca.
Por isso, antes de vender algo que talvez não seja exatamente o que seu cliente precisa, pense duas (ou três vezes).
2- Faça o onboarding de clientes
Muito bem. Você fez a venda consultiva com perfeição e tem certeza de que seu cliente se beneficiará muito de seu produto ou serviço.
Mas ele sabe usá-lo corretamente?
Vai tirar o máximo proveito da solução que sua empresa fornece?
Pois é: você precisa ensinar seu cliente a trabalhar com seus produtos ou serviços. Isso faz parte do relacionamento B2B. Treine a equipe dele.
E isso pode ser feito de uma forma organizada, por meio de um processo definido, o chamado onboarding de clientes. Ele pode incluir até visitas ao seu negócio, ou a outros clientes, assim como palestras, treinamentos, acesso a um EAD (ensino a distância) e tudo mais que puder fazer seu cliente tirar os melhores resultados do que comprou, o quanto antes.
3- Monitore o uso de sua solução
Agora é preciso ficar de olho e saber se o cliente realmente está fazendo o seu melhor.
Quem trabalha com softwares SaaS (acessados pela nuvem e fornecidos como serviços pagos mensalmente) pode saber se o cliente está usando corretamente as funcionalidades do sistema.
E, se perceber que não, já entra em contato com o cliente.
Mas quem vende equipamentos ou matérias-primas, por exemplo, não consegue fazer isso tão facilmente. Por isso, será preciso apelar para outras formas de monitoramento.
Veja algumas, a seguir.
4- Faça pesquisas de satisfação
Se a tecnologia permite fazer pesquisas online com baixo custo, precisão e agilidade, por que não fazer isso com seus clientes?
Google Forms, Typeform e MindMiners são algumas das plataformas para realizar pesquisas online que você pode usar até gratuitamente.
Por isso, fazer pesquisas de satisfação regularmente é uma forma prática de descobrir se seu cliente está percebendo valor em seus produtos ou serviços.
Além disso, você também pode ficar de olho em chamados e feedbacks feitos diretamente aos seus canais de atendimento. Se um cliente começar a ter muitos problemas é hora de fazer uma visita e ajudá-lo a operar a solução com mais eficiência.
5- Crie um banco de boas-práticas e treine seus clientes
Estude seus clientes de maior sucesso e descubra como eles usam os produtos ou serviços que sua empresa fornece a eles.
Colecione cases e crie um manual de boas-práticas baseado no sucesso desses clientes e compartilhe com os demais.
Nada melhor que exemplos práticos de sucesso para ensinar os clientes a tirarem o melhor de suas soluções.
Conclusão: atender bem é fazer seu cliente atingir seus objetivos
As vantagens de fazer um bom atendimento B2B são muito grandes, principalmente quando se garante o seu sucesso.
O relacionamento B2B está fundado na confiança de seu cliente de que sua empresa está fazendo tudo que pode por ele.
E a maior prova disso é que ele está atingindo seus objetivos definidos em seu planejamento estratégico graças à solução que sua empresa fornece à ele.
Por isso, além do atendimentos tradicional, focado em resolver problemas, pratique o atendimento proativo, o customersuccess. Você verá que essa é a melhor maneira de como reter clientes e que suas vendas B2B também vão aumentar.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.