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05 de junho de 2024 - 17:02

Marketing de relacionamento-o que é, função e estratégias-televendas-cobranca-3

Você já conhece o marketing de relacionamento? Essa é uma técnica que pode garantir sucesso para empresa. Pode gerar uma fidelização por conta da afinidade e motivar mais conversões. Quer saber mais sobre o assunto e entender como utilizar? Neste artigo, a Akna explica o que é, para que serve e algumas estratégias que podem ajudar sua empresa.

Confira o conteúdo abaixo!

O que é marketing de relacionamento?

Resumidamente, marketing de relacionamento é uma técnica que consiste na criação e implementação de ações que buscam construir relações positivas com seus clientes. Mensagens de novidades e informações sobre a marca são alguns exemplos. Com elas, você consegue estreitar laços com o consumidor e assegurar maior satisfação com a empresa. Assim, há maior possibilidade de conversão e fidelização de clientes. Eles podem vir a se tornar, ainda, defensores da marca.

Qual a função do marketing de relacionamento?

Agora, você já sabe o que é marketing de relacionamento. Mas, para quê ele serve? A seguir, vamos apresentar suas principais funções. Confira!

Construir e disseminar a marca

Entre as principais serventias dessa técnica de manter uma relação com o cliente, podemos citar a construção e disseminação da marca. Ou seja, mostrar ao lead o que são, o que fazem e desejam. Em uma mensagem para um indivíduo no início da jornada de consumo, por exemplo, você pode apresentar os valores, a missão e a visão da marca. Assim, você estreita a relação entre as partes e garante que ele conheça mais sua empresa. Dessa forma, ele pode ainda se sentir mais seguro com a sua organização e ainda disseminá-la a colegas e amigos, por exemplo.

Trabalhar a afinidade com os leads

Além de garantir que o lead conheça sua marca, o que acredita e tem a oferecer, esse tipo de marketing trabalha a afinidade com o consumidor. Afinal, há uma relação contínua e progressiva sobre o que você deseja e a empresa tem a oferecer. Vocês se tornam mais próximos, ganhando confiança. Há uma maior chance de conversão.

Atenção! Mensagens personalizadas podem ajudar nessa parte.

Criar autoridade no mercado

Esse relacionamento entre consumidor e marca também pode ajudar no posicionamento e criação de autoridade. Perante um mercado repleto de empresas e concorrência, manter uma boa relação com quem compra ou deseja comprar seu produto pode ajudar. Afinal, se ele ficar satisfeito, pode ajudar a tornar sua marca ainda mais reconhecida e bem-vista. Saber responder as questões do lead, por exemplo, é essencial nesse momento. No fim, há uma melhora da percepção do público!

Marketing de relacionamento: conheça 5 estratégias!

Segmente seu lead e clientes

Uma boa forma de iniciar e manter um bom marketing de relacionamento é fazendo a segmentação de leads e clientes. Mas, o que é isto? Resumidamente, é uma estratégia em que as informações de cada indivíduo são filtradas e encaixadas em categorias correspondentes. Serve para que suas mensagens possam ser melhor direcionadas para quem realmente tem o interesse. Dessa forma, ajuda na construção da afinidade.

Personalize suas mensagens

Outra forma de trabalhar a relação entre sua marca e o lead é personalizando as mensagens enviadas. Como fazer isso? A técnica acima pode ajudar! Com a segmentação, você consegue criar listas de contatos com pessoas que mantenham interesse em algum produto específico, por exemplo. Dessa forma, se você quiser aplicar esta técnica para essas pessoas, é válido! Serão menos e-mails para editar e disparar. Seu cliente vai se sentir especial e valorizado pela sua empresa!

Crie ações de incentivo ao retorno

Já pensou em implementar a estratégia de plano fidelidade na sua organização? Esse tipo de programa funciona com base na continuação de compra com a marca e, após certo número, o cliente ganha um benefício. Pode ser um brinde ou cupom de desconto, por exemplo.

Outra ação de incentivo ao retorno é a pesquisa de satisfação. Sabe aquelas em que o cliente pode ser realmente sincero sobre o que acha sobre a sua empresa, seu serviço ou produto? Pois é, ela pode ajudar o cliente a se sentir importante, pois sua opinião é valiosa. Além disso, ajuda na melhora da entrega pela marca. Essa tática ainda pode ser associada a brindes e cupons em agradecimento pela participação.

Essas táticas ajudam a garantir o retorno de clientes, que se sentem valorizados. Além disso, ajudam no desenvolvimento do relacionamento com o cliente a longo prazo.

Mantenha a base de clientes atualizada

Manter os dados dos seus clientes atualizados também é fundamental para o marketing de relacionamento de qualidade. Ou seja, verificar se o número de telefone e e-mail estão corretos ou permanecem os mesmos. Se algum for inválido, será necessário retirar da lista, por exemplo. Isso ajuda a garantir que o comunicado chegue a todos. Isto é, garante a entregabilidade.

Com essa base de dados atualizada, você consegue monitorar métricas e resultados. A partir delas, é possível entender a eficácia dos canais, ferramentas e ações utilizadas. As estratégias podem ser reavaliadas. Como exemplo, podemos citar os avanços como conversões e retenção de clientes. Desse jeito, seu marketing de relacionamento será cada vez melhor!

Envie e-mail e SMS marketing

As ferramentas de e-mail e SMS marketing permitem que sua mensagem chegue ao seu cliente de forma direcionada. Ou seja, quem for de interesse, receberá seu comunicado. Como são ferramentas amplamente utilizadas no mundo atual, funcionam para quem deseja trabalhar o marketing de relacionamento. Por meio delas, você consegue estreitar sua relação com o cliente e criar a afinidade necessária para garantir a conversão!

Envie WhatsApp Marketing

O WhatsApp Marketing é algo muito recente, e que tem uma quantidade limitada de fornecedores. Por mais que ele funcione semelhante ao E-mail e SMS, o WhatsApp marketing possui diferenças como por exemplo as limitações em mensagens, já que para automatizar o processo deve-se seguir as regras impostas pelo Meta e ainda passar por uma aprovação manual.

Uma outra diferença é a taxa de abertura e clique, que costuma ser muito mais alta nesse canal.

Como desvantagem, o custo para o relacionamento pelo WhatsApp é mais elevado, então deve ser utilizado em pontos estratégicos da jornada do cliente. Alguns desses pontos são:

Recuperação de Carrinho abandonado

Avaliação de produto

Contato pós conversão de um lead

Campanhas de recompra

Entre outras

*a Hi Platform é uma empresa 100% nacional que pode te ajudar com esse tipo de campanha

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