Por: Anderson Wenningkamp
“Mais do que relacionamentos comuns. É necessário convencer as pessoas a sonhar o seu sonho!” Guy Kawasaki
Quando pensamos em encantamento logo pode vir em nossa mente uma ideia de magia ou meio de hipnose para o nosso cliente, mas calma lá! O momento aqui é de reflexão de algo muito maior e eficaz. Como tocar a mente e o coração das pessoas, fazendo com que elas tenham ações voluntárias, de forma duradoura e agradável?
Para isso, precisamos definir então o que é o encantamento. Vamos lá! Encantamento é um processo que leva as pessoas a se deliciarem com um produto, serviço, organização ou ideia. O resultado do encantamento é um acompanhamento voluntário e duradouro que permite uma vantagem para ambas as partes.
Temos que ter em mente que feito é melhor que perfeito e, antes algo feito do que uma boa ideia não implementada!
Os principais pontos para criar o encantamento são:
1 – Gere a empatia do cliente de forma com que ele aceite você do jeito que é e tenham algo em comum
Trabalhe vários pontos em seu negócio para que o cliente identifique sempre algo em comum com você. Crie algo significativo em seu negócio, não seja apenas mais um. Se você é uma empresa, busque um vínculo sustentável, crie alguma ação social ou contribua em algo que já existe. Se for pessoa física, conte sua história pessoal.
2 – Conquiste a confiança passando seu conhecimento, competência e o quanto pode ser vantajoso criando soluções para seus clientes
Desenvolva o relacionamento com as pessoas e demonstre o que você sabe. Grave vídeos, podcasts, entregue aos seus contatos algo que eles esperam, mas o principal aqui é descobrir algo que os levem a gostar do seu material. Aqui o importante é ter comentários e engajamento.
3 – Envolva as pessoas de forma com que elas experimentem e sintam o poder da sua ideia a fim de que queiram muito dividir isso com outras pessoas
Pense em criar uma comunidade no Facebook ou fórum que as pessoas possam interagir e trocar ideias umas com as outras para sentir o movimento e gerar buzz entre eles.
4 – Forneça provas, entregue materiais, ferramentas e/ou e-book do seu trabalho
Todo trabalho precisa de referências, depoimentos, casos para que seja estabelecido como real e eficaz. Ao mesmo tempo é necessário oferecer algo gratuitamente aos seus contatos.
5 – Não basta ser bom, é preciso ser extraordinário
Busque sempre a diferenciação no seu negócio e procure fazer as coisas de modo sem igual e com o seu tempero! Coloque-se no lugar do cliente e entregue coisas a mais que o prometido, o overdelivery.
6 – Faça o encantamento permanecer
Invista no relacionamento com o cliente por e-mail, SMS, Whatsapp, carta direta (por que não?) . Hoje a ideia é ser diferente e, muitos casos de marketing direto tem voltado à tona como solução diferente para alcançar seus contatos e prospects. Seja constante criando o que chamamos de régua de relacionamento.
7 – O relacionamento é um caminho duplo!
Disponibilize aos contatos mecanismos para ser encontrado e em locais diferentes como Twitter, PPT’s, PDF’s, planilhas por e-mail, ou seja, leve a sua história até elas! Por outro lado, é importante também trazer o público até você com histórias, Facebook, Linkedin e vídeos no Youtube, por exemplo.
Trabalhe esses pontos em sua estratégia de marketing e terá muitos frutos para colher, mas o principal deles sem dúvida será o encantamento dos clientes. O resultado em vendas aparecerá na seqüência!
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