Para que uma empresa consiga criar estratégias e segmentar seu público-alvo é preciso entender em que parte da jornada o cliente se encontra, para que assim consiga atingi-lo e conquistá-lo.
Mas como posso descobrir em qual etapa da jornada meu cliente está?
Nós vamos mostrar nesses texto algumas técnicas que podem ajudar sua empresa a reconhecer em que etapa seu consumidor está, dessa forma é possível elaborar ações assertivas e que o encaminhe para a realização da compra. Mas antes vamos entender primeiro o que é jornada do cliente.
Etapas da jornada
A jornada do cliente se trata do caminho em que ele percorre desde o primeiro contato com sua marca, passando por etapas onde a empresa se prepara para abordá-lo até que chegue na tão esperada venda.
Dentro dessa jornada existem 3 tapas que são:
Descoberta e Aprendizado: Esse é momento em que seu cliente pode estar simplesmente navegando na internet e ainda não conhece sua marca. Então esse será o primeiro contato que ele pode ter, mesmo que ainda não tenha em mente o que realmente precisa. Portanto, é preciso realizar boas práticas para conquistar esse cliente, investindo em post de blog com ofertas, materiais ricos e marketing de conteúdo.
Reconhecimento do Problema: Essa etapa o cliente já sabe identificar qual a dor dele, e procura um produto definido para isso. Portanto nessa etapa é o momento de mostrar a solução, apresentar a oportunidade ideal através de conteúdo segmentado e relevante.
Decisão da compra: Agora chega ao momento em que toda empresa trabalha para concluir, que é a finalização da compra. Esse é um momento sensível, onde a empresa precisa ter o contato direto com o cliente mostrando que a solução é seu produto e passando segurança para que ele finalize a compra.
Entendendo esses 3 passos a empresa consegue acompanhar o cliente e entender suas necessidades para criar insight atrativos aos seu público.
Você já conhece o Customer Sucess?
Se a resposta for não, irá conhecer agora!
O Customer Sucess se trata do sucesso do cliente, a ideia é personalizar suas estratégias para oferecer o que o cliente precisa, gerando sucesso para ele. Ele trabalha o relacionamento com seu público promovendo uma experiência satisfatória.
As principais métricas que auxiliam o customer sucess manager são:
Taxa de cancelamento (churn)
Vendas adicionais (expansion)
Ativação (para que o cliente tenha visibilidade da do valor do produto)
NPS (satisfação do cliente)
Diante dessas informações notamos a importância em acompanhar a jornada do cliente, pois assim é possível mapear e criar estratégias para reter e fechar mais vendas. Criando uma relação de satisfatória com seus consumidores.
A JobHome entende a importância dessa jornada e trabalha para cada etapa do cliente, criando uma relação fidelizada oferecendo um atendimento personalizado e de qualidade.
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