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Inteligência emocional no atendimento ao cliente

por: Afonso Bazolli
fonte: Acelerato
18 de setembro de 2018 - 18:10

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Por: Wilson Souza

Em dias de informação acelerada e compartilhamento de conteúdo podemos dizer que estar conectado ao seu público é uma ferramenta poderosa, certo? Sem dúvidas sim, porém, existe algo que a tecnologia dificilmente poderá substituir: o contato humano.

É por isso que o atendimento ao cliente é uma das principais áreas de qualquer empresa. É ali que se fazem os contatos genuínos e onde podemos colher informações valiosíssimas para o sucesso corporativo. Mesmo quando feitos através de novas tecnologias, é possível deixar claro para seu consumidor que quem está por trás do sistema são pessoas interessadas em vê-lo satisfeito.

Seja para vender um produto/ serviço ou para reverter uma situação de perda em potencial, é fundamental que o colaborador responsável saiba usar sua Inteligência emocional para gerar o rapport necessário em seu atendimento. Em outras palavras, você precisa gerar empatia.

Aqui, saber ouvir é um método infalível. Antes de dar início o seu atendimento ouça o que o cliente quer, saiba suas necessidades e anseios e então terá mecanismos para atuar de forma certeira.

Em primeiro lugar, gerencie sua própria ansiedade de iniciar o processo de venda – ou retenção – e espere o cliente demonstrar o que deseja. Com essa informação em mãos, será muito mais fácil e tranquilo conduzi-lo para o seu objetivo. Agindo assim você estará no controle da situação e terá um nível de relacionamento mais profundo com o cliente, o que, sem dúvidas, irá contar pontos positivos a seu favor e de sua empresa.

Demonstrar ansiedade, nervosismo, insatisfação e até mesmo raiva em um atendimento poderá destruir um relacionamento que, sem dúvidas, custou muito esforço e dinheiro para ser construído. Por isso, saber converter suas emoções pode ser um trunfo poderoso em sua carreira.

Já experimentou transformar as emoções negativas em atitudes positivas? Por exemplo, se estiver com raiva durante um atendimento, em ganas de fazê-lo dar certo. Ou, se sentir-se desesperado diante de um impasse, busque respirar profundamente e encarar a situação como um desafio. O sucesso em seu desfecho será o seu prêmio.

Para encarar tantos desafios existem técnicas e sistemas eficientes, basta estar bem preparado e alinhado com as expectativas de seu público. Sistemas como o Acelerato simplificam esse processo, permitindo que você conheça seu consumidor e entregue a ele soluções rápidas e inteligentes, garantindo a sua fidelização.

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