Inteligência competitiva é um tema central pro crescimento de qualquer negócio. As empresas de todos os segmentos estão investindo em estratégias de posicionamento de mercado pra se diferenciarem e se destacarem. Assim, conhecer os concorrentes é importante pra entender quais são os melhores caminhos pra isso.
Ainda que pra alguns a tomada de decisão com base em dados seja um processo complexo, todo o conjunto de oportunidades, insights e previsões que ela pode originar tem o potencial de mudar os resultados organizacionais.
Pra facilitar a compreensão desse conceito e sobre como aplicá-lo frente à competição, preparamos este artigo que apresenta muitas informações relevantes. Boa leitura!
Entenda a importância de se destacar entre os concorrentes
A importância de se destacar da concorrência pode parecer óbvia: quanto mais players estão em um segmento, mais a diferenciação é necessária pra garantir a preferência do cliente, não é mesmo?
Mas, além disso, saber quais são os atributos do negócio mais atrativos ao público possibilita o planejamento de ações comerciais baseadas nisso, cujo objetivo é gerar visibilidade e otimizar o desempenho da empresa frente à competição.
Reconheça o papel da autenticidade nos negócios
Quando se trata das características únicas que uma empresa pode oferecer, essa autenticidade está sendo cada vez mais valorizada pelo consumidor, sendo um fator importante na tomada de decisão de compra.
Seja nos produtos ou serviços, no atendimento e, até mesmo, por meio de uma experiência autêntica pro seu cliente, é com base nessa diferenciação que uma estratégia de marketing eficaz é construída.
Por isso, a inteligência competitiva, como uma ferramenta pra obtenção e gestão do conhecimento organizacional — interno e externo — auxilia a marca a se destacar da concorrência.
Descubra o que é inteligência competitiva
O conceito de inteligência competitiva engloba todas as ações de tratamento de dados — coletar, organizar, consolidar e analisar — relativos a fatores que influenciam um negócio, quer sejam eles internos ou externos. Dessa forma é possível:
mapear concorrentes, clientes, fornecedores e processos;
antecipar demandas e tendências;
prever cenários e mensurar probabilidades;
desenvolver um plano de ação;
arquitetar estratégias;
tomar decisões mais assertivas;
aumentar resultados;
aproveitar oportunidades;
minimizar riscos.
Veja quais são as melhores formas de usar a inteligência competitiva pra se diferenciar
A inteligência competitiva é uma parte fundamental da estratégia empresarial. Por meio dela, a diferenciação pode ser construída e aplicada pra destacar um negócio da concorrência. Veja as melhores práticas pra isso!
Mapeie o seu mercado
Usar dados pra entender, desde situações macro que influenciam a área de atuação até as particularidades do nicho atendido, é o primeiro passo pra se destacar. A partir do mapeamento da concorrência — identidade de marca, preço, diferenciais, limitações etc. — é possível conhecer as carências e os excessos presentes no mercado.
Conheça o seu cliente
Mesmo dentro de um único ramo de negócios, o perfil do público pode variar de uma empresa pra outra. Qualidade, preço ou localização influenciam o direcionamento do marketing e têm peso na decisão de compra, variando de um grupo pra outro. Assim, saber quem é o consumidor principal permite elevar a taxa de conversão.
Informações demográficas como gênero, idade, localização ou classe social são a base desse processo. Mas os hábitos de consumo, preferências e valores individuais não podem ficar de fora dessa pesquisa.
Defina a sua identidade
Perceba que o mapeamento começou de fora — mercado, concorrência, clientes — e agora chegou no próprio empreendimento, uma vez que a inteligência competitiva é influenciada por tudo isso. Assim, não basta conhecer a competição se não agir pra se destacar dela.
Perguntas como: o que a empresa oferece e a concorrência não? Quais os valores da organização que os consumidores mais apreciam? Em que o negócio é único e inovador? Essas perguntas precisam ser feitas pra entender qual é a identidade da marca.
Use a tecnologia
Pra colocar em prática a coleta, a consolidação e a análise de dados, o apoio da tecnologia é fundamental. Ferramentas de Big Data, Data Analytics, Data Mining, Warehousing, redes neurais, Machine Learning, Business Intelligence, entre outras, facilitam o processo.
Os grandes volumes de informações usados pra isso podem ser estruturados com agilidade e precisão por meio dessas soluções. Obtidos de diversas fontes, bem como contemplando vários aspectos — performance digital, atendimento ao cliente, vendas, produtividade, tendências etc. — eles podem oferecer insights valiosos.
Antecipe as tendências do mercado
Mais do que responder ao que está acontecendo no mercado, prever o que será tendência no futuro garante diferencial competitivo. Os dados permitem que esse tipo de análise preditiva seja feita com grande assertividade, otimizando o investimento e as estratégias traçadas.
Se comunique com os consumidores
A melhor forma de demonstrar os diferenciais de um negócio é se comunicando diretamente com os potenciais consumidores. O marketing digital e de conteúdo, por exemplo, são ótimas maneiras pra isso.
Só não se esqueça de segmentar e direcionar as ações. Dessa forma, ferramentas de automação, plataformas omnichannel e soluções de CRM podem ajudar. Essas tecnologias funcionam tanto como canais pra colocar as estratégias em prática, como pra captar informações úteis.
Confira como a Mutant pode ajudar você nessa missão
A maioria dos negócios digitais já usa a inteligência competitiva em algum nível e, até mesmo, empresas tradicionais estão acelerando sua mudança pra essa forma de análise de mercado.
A Mutant tem um portfólio de soluções que permite desenvolver um relacionamento com o público, desde a atração até a negociação, e que ainda facilita a coleta de dados. São ferramentas como:
Mutant Whats: um Apipra integração do WhatsApp com e-commerces ou sistemas omnichannel;
Mutant Cloud: uma plataforma de suporte multicanal;
Mutant M360: um compilado de tecnologias voltadas pra automação e gestão de campanhas de marketing.
Além disso, por meio do seu programa Nitro, o estímulo à essa transição pro digital é total. Nele, representantes comerciais de todo o Brasil oferecem essas inovações pra acelerar os empreendimentos de seus clientes e podem melhorar suas próprias receitas. Não é demais?
A autenticidade de um negócio está ganhando cada vez mais importância aos olhos do público. Assim, empresas que conhecem seu mercado e se diferenciam, acabam por se destacar da concorrência. Como consequência seus resultados também crescem.
A inteligência competitiva é a melhor estratégia pra entender todos os aspectos que compõem esse cenário e desenvolver ações de diferenciação, tanto em produtos como em experiências. Pra isso, a tecnologia é uma aliada que serve de fonte de dados, meio de consolidá-los e analisá-los ou como canal de comunicação.
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