Você sabe o que são e qual a importância dos indicadores de desempenho no processo de gestão empresarial?
O que são indicadores de desempenho empresarial?
Conforme adiantamos na introdução deste guia, podemos definir o que são indicadores de desempenho empresarial como instrumentos que mostram o progresso de determinadas estratégias e aspectos de um modelo de negócio.
Essas ferramentas quantificam os resultados dos esforços individuais e coletivos em direção a metas e objetivos previamente estabelecidos.
Os indicadores de desempenho empresarial fornecem dados concretos e que vão orientar as tomadas de decisão dos gestores. Além disso, os KPIs permitem que sejam feitas comparações entre o que foi planejado e o que foi realizado para, então, fazer os ajustes necessários.
Qual a importância dos indicadores de desempenho para uma empresa?
A gestão empresarial ineficiente é uma das principais causas do fechamento de empresas. Nesse sentido, os indicadores de desempenho exercem uma grande importância; afinal:
“o que não é medido, não pode ser gerenciado”
A importância dos indicadores de desempenho para uma empresa também reside no fato de que essas ferramentas possibilitam ter uma compreensão mais clara sobre o que tem dado certo em determinada estratégia ou processo e o que pode ser melhorado.
Os KPIs são instrumentos que permitem a promoção da melhoria contínua. É por meio dos indicadores de desempenho que a empresa consegue identificar oportunidades para se tornar mais eficiente.
Além disso, as organizações que fazem um uso de KPIs conseguem se fortalecer no mercado em que atuam, tornando-se mais competitivas.
Os indicadores também garantem maior transparência à gestão, aumentando a confiança dos stakeholders.
Os tipos de indicadores de desempenho no processo de gestão empresarial
Basicamente, existem 4 tipos de indicadores de desempenho empresarial. São eles:
1 – Indicadores de produtividade
Mostram o quão produtivo um colaborador ou uma equipe consegue ser. Ou seja, se referem a capacidade de produzir mais com o menos de recurso possível.
2 – Indicadores de capacidade
Mensuram a capacidade das equipes e dos processos de gerar saídas.
3 – Indicadores de qualidade
Referem-se à quantidade de desvios ou não-conformidade das saídas
4 – Indicadores estratégicos
Tratam do desempenho da empresa em relação aos seus objetivo estratégicos e de longo prazo.
Os 7 principais indicadores de desempenho de uma empresa
Para que a sua empresa consiga promover uma cultura de excelência e melhoria contínua, o uso de KPIs é indispensável. Conforme já vimos aqui, mensurar os resultados das suas estratégias de negócio é extremamente importante para se obter uma performance cada vez mais satisfatória.
Agora que você já sabe o que é, qual a importância e os quais são os 4 tipos de KPIs, veja a seguir 7 exemplos de indicadores de desempenho nas empresas que você pode usar no seu negócio.
1 – Taxa de Conversão
Mostra a relação entre os leads que a sua empresa conseguiu captar e os que ela conseguiu converter em clientes.
2 – Faturamento
Este indicador mostra o valor bruto que a sua empresa conseguiu faturar com as vendas durante um período específico.
3 – Market Share
Trata-se de um indicador de competitividade que mensura a participação da sua empresa no mercado em que ela atua.
4 – ROI
O Retorno sobre o Investimento mostra o quão rentável a sua empresa ou um projeto específico é.
5 – Taxa de Turnover
O Turnover se refere à rotatividade de funcionários da sua empresa durante determinado período. O cálculo é feito dividindo o total de desligamento pelo total de funcionários ativos no início do período analisado.
6 – Número de reclamações
Este indicador de qualidade mostra quantas reclamações a sua empresa recebeu referente aos produtos e serviços oferecidos aos seus clientes.
7 – Taxa de satisfação dos clientes NPS
Também entre os principais indicadores de desempenho de uma empresa, não podemos deixar de citar a satisfação dos clientes NPS. O índice de Net Promoter Score mostra o quão recomendável a sua empresa é.
Para calcular o NPS, é necessário fazer uma pesquisa com os clientes e segmentá-los em Promotores, Detratores e Neutros de acordo com a probabilidade de eles indicarem sua empresa para um amigo ou familiar.
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