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03 de janeiro de 2022 - 17:00

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Você sabe o que são e qual a importância dos indicadores de desempenho no processo de gestão empresarial?

O que são indicadores de desempenho empresarial?

Conforme adiantamos na introdução deste guia, podemos definir o que são indicadores de desempenho empresarial como instrumentos que mostram o progresso de determinadas estratégias e aspectos de um modelo de negócio.

Essas ferramentas quantificam os resultados dos esforços individuais e coletivos em direção a metas e objetivos previamente estabelecidos.

Os indicadores de desempenho empresarial fornecem dados concretos e que vão orientar as tomadas de decisão dos gestores. Além disso, os KPIs permitem que sejam feitas comparações entre o que foi planejado e o que foi realizado para, então, fazer os ajustes necessários.

Qual a importância dos indicadores de desempenho para uma empresa?

A gestão empresarial ineficiente é uma das principais causas do fechamento de empresas. Nesse sentido, os indicadores de desempenho exercem uma grande importância; afinal:

“o que não é medido, não pode ser gerenciado”

A importância dos indicadores de desempenho para uma empresa também reside no fato de que essas ferramentas possibilitam ter uma compreensão mais clara sobre o que tem dado certo em determinada estratégia ou processo e o que pode ser melhorado.

Os KPIs são instrumentos que permitem a promoção da melhoria contínua. É por meio dos indicadores de desempenho que a empresa consegue identificar oportunidades para se tornar mais eficiente.

Além disso, as organizações que fazem um uso de KPIs conseguem se fortalecer no mercado em que atuam, tornando-se mais competitivas.

Os indicadores também garantem maior transparência à gestão, aumentando a confiança dos stakeholders.

Os tipos de indicadores de desempenho no processo de gestão empresarial

Basicamente, existem 4 tipos de indicadores de desempenho empresarial. São eles:

1 – Indicadores de produtividade

Mostram o quão produtivo um colaborador ou uma equipe consegue ser. Ou seja, se referem a capacidade de produzir mais com o menos de recurso possível.

2 – Indicadores de capacidade

Mensuram a capacidade das equipes e dos processos de gerar saídas.

3 – Indicadores de qualidade

Referem-se à quantidade de desvios ou não-conformidade das saídas

4 – Indicadores estratégicos

Tratam do desempenho da empresa em relação aos seus objetivo estratégicos e de longo prazo.

Os 7 principais indicadores de desempenho de uma empresa

Para que a sua empresa consiga promover uma cultura de excelência e melhoria contínua, o uso de KPIs é indispensável. Conforme já vimos aqui, mensurar os resultados das suas estratégias de negócio é extremamente importante para se obter uma performance cada vez mais satisfatória.

Agora que você já sabe o que é, qual a importância e os quais são os 4 tipos de KPIs, veja a seguir 7 exemplos de indicadores de desempenho nas empresas que você pode usar no seu negócio.

1 – Taxa de Conversão

Mostra a relação entre os leads que a sua empresa conseguiu captar e os que ela conseguiu converter em clientes.

2 – Faturamento

Este indicador mostra o valor bruto que a sua empresa conseguiu faturar com as vendas durante um período específico.

3 – Market Share

Trata-se de um indicador de competitividade que mensura a participação da sua empresa no mercado em que ela atua.

4 – ROI

O Retorno sobre o Investimento mostra o quão rentável a sua empresa ou um projeto específico é.

5 – Taxa de Turnover

O Turnover se refere à rotatividade de funcionários da sua empresa durante determinado período. O cálculo é feito dividindo o total de desligamento pelo total de funcionários ativos no início do período analisado.

6 – Número de reclamações

Este indicador de qualidade mostra quantas reclamações a sua empresa recebeu referente aos produtos e serviços oferecidos aos seus clientes.

7 – Taxa de satisfação dos clientes NPS

Também entre os principais indicadores de desempenho de uma empresa, não podemos deixar de citar a satisfação dos clientes NPS. O índice de Net Promoter Score mostra o quão recomendável a sua empresa é.

Para calcular o NPS, é necessário fazer uma pesquisa com os clientes e segmentá-los em Promotores, Detratores e Neutros de acordo com a probabilidade de eles indicarem sua empresa para um amigo ou familiar.

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