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10 de agosto de 2022 - 17:01

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Como você mensura o nível de competitividade da sua empresa perante seus concorrentes? Sabia que existem indicadores de competitividade que podem te ajudar a ter maior controle sobre as vantagens competitivas do seu modelo de negócio?

O que são indicadores de competitividade?

Podemos definir o que são indicadores de competitividade como métricas utilizadas para mensurar quantitativamente o desempenho de aspectos considerados vantagens competitivas de uma organização.

Esses KPIs medem a força competitiva de uma empresa e fornecem dados importantes para a obtenção de insights que podem ajudar o negócio a obter uma melhor posição no mercado em que atua.

Os indicadores de competitividade se concentram em fatores que representam vantagem sobre os concorrentes, como market share, lucratividade, produtividade, capacidade produtiva, satisfação de clientes e retenção de funcionários.

7 exemplos de indicadores de competitividade para acompanhar na sua empresa

Agora que você já sabe o que são indicadores de competitividade, é hora de conferir alguns exemplos de KPIs que você pode usar para mensurar e avaliar as vantagens competitivas do seu modelo de negócio.

1. Índice de participação no mercado

O índice de participação no mercado, também conhecido como market share, busca mensurar a parcela do mercado dominada pelos produtos e serviços da sua empresa.

Quanto maior a sua participação no mercado, mais competitiva será sua empresa, pois uma empresa líder de mercado, por exemplo, tem apenas que defender essa posição.

É claro que ela sempre irá tentar conquistar mais clientes, mas de forma menos agressiva (e custosa) que as demais empresas do setor, que precisam investir muito mais que ela para “roubar” sua clientela fiel.

O cálculo do market share é feito a partir da relação entre o total de vendas do seu negócio em determinado período e o volume de vendas totais do mercado.

2. Brand Awareness

O brand awareness, ou lembrança de marca, é um indicador de competitividade que mostra o quanto e como a sua marca é lembrada e reconhecida pelo seu público-alvo.

Ora, se sua marca é a mais lembrada pelos clientes quando eles precisam de determinado produto ou serviço, com certeza sua empresa conta com uma enorme vantagem competitiva quando tem um bom brand awareness.

Afinal, só de pensar em determinada solução, a marca de sua empresa é a primeira que vem à cabeça dos clientes!

A mensuração do brand awareness é feita a partir de pesquisas de caráter qualitativo e quantitativo. O resultado vai indicar o nível de competitividade da empresa no que se refere à presença da marca na mente das pessoas.

3. Nível de satisfação dos clientes

O nível de satisfação dos clientes também é um dos principais indicadores de competitividade de uma empresa. Afinal, quanto mais contentes e satisfeitos os clientes estiverem, a tendência é que eles prefiram fechar negócio com a sua empresa e não com a concorrência.

Além disso, clientes satisfeitos tendem a ser mais fiéis, além de se tornarem promotores da marca, falando bem dela e até mesmo a defendendo de ataques de pessoas que preferem outras marcas.

A satisfação pode ser mensurada por meio de pesquisas. A mais comum é a de NPS. Esse indicador monitora a probabilidade de seus clientes indicarem seus produtos e serviços para amigos e familiares.

4. Taxa de turnover

A taxa de turnover mede a rotatividade de funcionários da empresa dentro de um período específico de análise.

Quando o turnover é muito elevado, é sinal de que a organização não tem conseguido satisfazer e reter seus funcionários, o que pode ser considerado uma fraqueza competitiva.

Afinal todos os esforços de treinamento e tudo que foi investido para capacitar o funcionário se perde sempre que um deles abandona a empresa. Isso sem falar nos custos rescisórios.

O cálculo do turnover é feito dividindo os desligamentos pelo total de funcionários no início do período em análise.

5. Capacidade produtiva

Outro importante indicador de competitividade é a capacidade produtiva da empresa. Quanto mais saídas a empresa consegue gerar, mais competitiva ela tende a ser.

Isso quer dizer que caso haja um aumento de demanda, a empresa estará apta a entregar as quantidades necessárias para atender ao mercado, evitando, assim, perdas por falta de estoque. O que, aliás, é uma das maiores causas de insatisfação dos clientes, principalmente no mercado B2B.

Afinal, se outra empresa conta com seus produtos ou serviços para operar, caso você não seja capaz de atendê-la, causará um grande transtorno.

Outro ponto importante da capacidade de produção empresarial é a versatilidade. Uma empresa que consegue mudar facilmente suas linhas de produção ou cadeias logísticas, sejam de compra ou de entregas, tem o poder de se adaptar melhor às mudanças repentinas do mercado.  E isso, em um país tão imprevisível quanto o Brasil, sem dúvida é uma imensa vantagem competitiva.

6. Produtividade

Já a produtividade mostra quanto a empresa consegue produzir considerando os recursos que se tem disponíveis, como mão de obra, maquinário, tempo e dinheiro.

Quanto mais a empresa conseguir produzir com o mínimo possível de recursos, mais produtiva ela é e, consequentemente, mais competitiva.

7. Faturamento

Empresas com maior faturamento em vendas têm mais força competitiva. O cálculo desse indicador é feito a partir da soma de todas as vendas em um determinado período.

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