Você sabe como anda a competitividade da sua empresa? Esse termo se refere a força positiva que sua empresa apresenta no mercado, isso mostra como ela performa dentre seus concorrentes.
Mas como podemos analisar esse resultado? Aí é que entram os indicadores de competitividade que iremos apresentar nesse texto, então se você pretende obter sucesso e saber sobre a reputação da sua marca no mercado, acompanhe nossas dicas!
O que são os indicadores de competitividade?
São inúmeras formas que podemos utilizar para avaliar como estão os resultados da empresa no mercado. Então, o gestor escolherá qual a melhor forma que se encaixa no seu negócio e possa trazer dados relevantes para entender como as outras empresas do seu segmento estão se comportando.
Você poderá entender sobre:
Qualidade do produto ou serviço;
Produtividade;
Retorno sobre investimento;
Capital humano.
A importância dos indicadores de competitividade
Essas análises proporcionam à empresa entender quais processos internos estão agradando o público, seja em produtos ou serviço. Assim, é possível reformular e melhorar alguns pontos para conquistar os consumidores da sua marca.
Os indicadores de competitividade servem para trazer insights e estratégias que sejam eficazes e possam aumentar as chances de realizarem mais negociações. Essas informações são muito importantes, ela traz uma visão do comportamento dos consumidores e suas expectativas.
Exemplos de indicadores de competitividade
Market Share
O Market Share é um indicador de competitividade que nos traz qual a posição em que sua organização se encontra dentre os concorrentes. Ele mostra quanto a empresa está a frente dominando seu segmento.
Para conseguir chegar nessas informações, você utilizará o marketshare sobre: faturamento, número de consumidores, concorrentes, entre outras informações que sejam relevantes para calcular sua posição no mercado.
ROI
O Retorno Sobre o Investimento (ROI), releva quanto a organização teve de retorno em seus investimentos, sejam internamente ou terceirizados. Nesse caso esse indicador examina quando a empresa lucrou com os investimentos que se propôs a fazer.
Rotatividade de colaboradores
O indicador referente a Gestão de Pessoas é essencial para medir a capacidade que a empresa tem em reter seus talentos. Através de um monitoramento da retroatividade de profissionais é possível entender o investimento em colaboradores qualificados e as medidas adotadas pelo time de RH têm sido eficazes.
As empresas que mantêm esses números abaixo de rotatividades são as que mais se destacam no mercado, pois são marcas bem-vistas por serem empregadoras e valorizam seu time.
Produtividade
A empresa que possui uma grande produtividade passa a ter vantagem competitiva no mercado, já que consegue manter uma alta produção utilizando poucos recursos, e não traz nenhuma alteração para a entrega final, mantenho seus serviços e produtos sempre com qualidade.
Taxa de satisfação dos clientes
Quando os consumidores realizam uma compra com sua empresa e se sentem satisfeitos com aquela negociação significa que eles serão um porta-voz da sua marca, podendo indicar a boa experiência que teve com outras pessoas. Assim, sua organização sempre terá mais novos clientes e manterá seus antigos fidelizados.
Conclusão
Como vimos no decorrer do texto, possuir um indicador de competitividade é essencial para analisar se seus métodos estão performando de uma maneira que te destaque no mercado. Sabemos que existem muitas empresas no mesmo segmento e possuir estratégias que te qualifiquem como a melhor opção ao cliente é primordial.
A Jobhome trabalha oferecendo seus serviços para que seu atendimento, o principal contato com o cliente, seja encantador e eficiente. Assim é possível focar em outras áreas da empresa como as estratégias de fidelização. Quer saber mais sobre nossos serviços? Fale com um de nossos especialistas!
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