Aqui no blog do Acelerato já ensinamos sobre algumas estratégias e ferramentas utilizadas dentro do marketing digital, mas todas com o objetivo de atrair o público e converter para clientes.
Algumas estratégias se utilizam de meios para despertar o interesse do potencial cliente com conteúdo relevante fazendo com que ele vá até o produto ou serviço e, em outras estratégias, é possível trabalhar com a prospecção ativa, indo atrás do cliente diretamente.
Ambas as estratégias são conhecidas, respectivamente, como Inbound e Outbound Marketing e a empresa pode se utilizar de ambas para a captação de clientes.
O QUE É INBOUND MARKETING?
O Inbound Marketing tem como objetivo claro atrair e fidelizar clientes. Também conhecido como marketing de atração, tendo como estratégia que o cliente vá até o produto ou serviço de interesse.
Existem quatro estratégias que podem ser utilizadas para captar novos clientes:
Funil de vendas
Landing Page
E-mail marketing
SEO
Durante seu percurso dentro do funil de vendas é possível trabalhar o marketing de conteúdo para que seu produto seja atrativo em todas as etapas. Enquanto você não tem contato direto com o cliente, é possível criar pontos de conversão para que o lead deixe seus dados e você crie um canal de relacionamento com o mesmo através do e-mail marketing, nutrindo ele com informações relevantes para aumentar sua intenção de compra.
Ao publicar o conteúdo certo no lugar e no momento certos, o marketing se torna relevante e útil para os seus clientes, e não intrusivo.
O QUE É OUTBOUND MARKETING?
Também conhecido como Marketing tradicional, tem como objetivo trazer clientes oferecendo produtos e serviços. O Outbound Marketing vai atrás do cliente ativamente e não necessariamente gera o interesse genuíno do cliente na empresa.
Podemos observar muita essa estratégia de marketing nas propagandas em rádios, tv, revistas, jornais, patrocínios e todos os meios mais tradicionais de publicidade.
E AS DUAS ESTRATÉGIAS NA PRÁTICA?
Quando se trata de comunicação, o Inbound é menos direto, pois mantém a ideia de atrair potenciais clientes com material de qualidade, enquanto o Outbound acaba sendo mais incisivo, interrompendo uma experiência que o cliente está tendo.
O Inbound possui baixo investimento monetário, mas também exige maior tempo para se obter o retorno desse investimento por conta de fatores externos como posicionamento de palavras e aumento do tráfego.
Já o Outbound se utiliza de mídias mais caras, justamente por ter que se fazer presente constantemente em propagandas, além de ter uma equipe que irá gerar uma lista de leads e fazer a prospecção. Em compensação, os resultados chegam mais rápido.
É POSSÍVEL UTILIZAR OS DOIS?
A resposta é: sim. Porém irá depender do seu ROI, pois ele dirá que ambos os canais estão valendo a pena investir para manter. Um bom exemplo disso é de uso para os dois são para empresas que possuem lojas físicas e online, pois presencialmente você pode colher dados do cliente e ele irá receber informações relevantes sobre no e-mail.
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