A gestão de marketing em saúde é crucial para que as empresas do setor possam se manter relevantes no mercado, atraindo e fidelizando mais pacientes.
Resultados de marketing que podem ser aplicadas por diversos tipos de organizações da área da saúde, como:
hospitais;
clínicas;
laboratórios;
operadoras de planos de saúde;
farmácias;
serviços de home care;
fabricantes e distribuidores de produtos e equipamentos.
No que tange às ações feitas na gestão de marketing em saúde, podemos citar várias atividades diferentes mas que, de maneira unificada, têm como objetivo a visibilidade da marca, como por exemplo:
produção e publicação de conteúdo relevante;
design e conteúdo do site;
geração de leads;
gestão das redes sociais;
interação com os clientes;
branding.
De modo geral, a gestão de marketing deve se atentar a todas as ações realizadas nos diferentes níveis hierárquicos da empresa, sendo eles: operacional, tático e estratégico.
Isso significa que processos, pessoas e estratégias devem ser gerenciadas para que possam fornecer valor ao público, e assim, atingir os objetivos presentes no planejamento estratégico da empresa.
Para que a gestão de marketing em saúde seja feita de forma assertiva, é necessário dispensar esforço técnico, isto é, uma mão de obra capacitada para guiar os processos de criação do plano de marketing, os processos de pesquisa de mercado, compreender e estudar o público-alvo, e até mesmo, definir estratégias de precificação mais competitivas.
Qual a importância da gestão de marketing em saúde?
A gestão de marketing em saúde vai muito além de conquistar pacientes!
Veja, a seguir, alguns benefícios obtidos através desta estratégia.
Maior conhecimento sobre o público
Como mencionamos anteriormente, dentro da gestão de marketing em saúde, devem ser feitos levantamentos, estudos e pesquisas de mercado para enriquecer as estratégias de marketing.
Com isso, além de obter mais conhecimento sobre perfil de cliente que se deseja atrair, a equipe de marketing pode obter insights valiosos e compartilhá-los com o time de vendas, para que tenham mais sucesso em suas abordagens.
Maiores níveis de fidelização de pacientes
A gestão de marketing em saúde deve ser focada nos pacientes. Conhecendo seu comportamento, é possível criar campanhas voltadas para atendê-los da melhor forma.
Com isso, a empresa fortalece o relacionamento com os pacientes, que se sentem mais satisfeitos e, consequentemente, os níveis de fidelização de clientes da empresa são elevados.
Otimiza processos internos
O planejamento faz parte da gestão. Processos e atividades devem ser bem estruturados e planejados para que o time interno ganhe produtividade em suas atividades. Quando isso acontece, as entregas são aperfeiçoadas e os processos internos, otimizados.
Gera crescimento para empresa
As práticas de gestão de marketing em saúde devem estar voltadas aos objetivos que a empresa deseja conquistar. Não há outra finalidade para além desta, e é por essa razão que se torna tão decisiva para o crescimento sustentável da organização.
Eleva a credibilidade
O marketing visa apresentar a possíveis novos pacientes o quão eficiente é o seu serviço, independentemente de qual for.
Isso pode ser feito de várias maneiras, como por exemplo, por marketing digital, marketing de conteúdo, marketing de relacionamento, entre outras vertentes.
Essas táticas ajudam a sua empresa a construir, ou então, manter um nome relevante no mercado e promover sua credibilidade.
Como fazer marketing na área de saúde?
Para começar a fazer gestão de marketing em saúde é preciso considerar quatro pilares fundamentais. São eles:
Diagnóstico;
Planejamento;
Plano de ação;
Acompanhamento.
Explicamos cada um deles e sua importância. Acompanhe:
1. Diagnóstico
Antes de qualquer movimentação, você deve entender como está a performance de marketing da sua empresa atualmente.
Caso você ainda não tenha uma gestão de marketing definida, deve se perguntar “o que vou mensurar, se não tenho nenhuma ferramenta ou tática de marketing?”.
Você tem um site, mesmo que rudimentar? Se sim, podemos começar analisar o desempenho dele!
Entenda o número de visitas e como os visitantes chegam até você.
Além disso, é preciso olhar para o ambiente externo também. Busque entender como os concorrentes diretos estão agindo.
Tendo em vista, mapeie seus pontos fortes e fracos. Para tanto, ferramentas como a Análise SWOT e Matriz BCG podem te ajudar!
2. Planejamento
Depois de compreender como você deve agir para atingir melhores resultados, é hora de estabelecer um planejamento de marketing, conhecido também como plano de marketing.
Para esta etapa em específico, recomendamos a leitura do artigo Planejamento estratégico de marketing: o que é, sua importância e como fazer em 8 passos.
Nele, explicamos, em detalhe, como montar um bom plano de marketing passo a passo, sendo eles e compartilhamos dicas para torná-lo ainda mais eficiente. Não deixe de conferir!
Isso te ajudará a otimizar os esforços de marketing e alcançar seus objetivos com maior consistência.
3. Plano de ação
Um plano de ação é um documento utilizado para guiar o trabalho realizado para atingir um resultado desejado. As atividades são organizadas e delegadas aos responsáveis para maior compreensão daquilo que deve ser feito. Assim, todos da equipe ficam cientes sobre o que precisam fazer.
Além disso, prazos e metas também devem ser estabelecidos e inseridos dentro do plano de ação.
Uma das metodologias criadas para facilitar o processo de desenvolvimento do plano de ação é o plano de ação 5W2H. Vale a pena saber mais e utilizar esta ferramenta!
Defina KPIs e métricas que possam elucidar a performance e o desempenho das ações de marketing. Alguns dos mais utilizados são:
taxa de conversão;
número de novos pacientes;
alcance da mídia social e engajamento;
custo de aquisição de cliente etc.
Os indicadores de vendas também são essenciais, uma vez que são o reflexo das estratégias de marketing.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.