Já falamos aqui no blog sobre a importância que as empresas dão às questões de validação de identidade, que envolvem funcionários, clientes, fornecedores, terceirizados ou qualquer outra pessoa e instituição que de alguma maneira relaciona-se com suas atividades.
Um dos procedimentos adotados pelas instituições para garantir a segurança e evitar tanto fraudes de identidade quanto acessos indevidos é o Gerenciamento de Identidade e Acesso (IAM), tema deste post. Para saber do que se trata esse termo e suas vantagens, continue a leitura.
O que é Gerenciamento de Identidade?
O Gerenciamento de Identidade — em inglês, IdentityGovernanceandAdministration (IGA) — é uma abordagem baseada em políticas para gerenciamento de identidade e controle de acesso. Seu funcionamento se dá pela criação de identidades digitais únicas e intransferíveis para hardwares, aplicações, pessoas, processos e todos os sistemas que se encontram nas redes.
Ele é o responsável por dizer quem é usuário e o que ele tem permissão para acessar. Por exemplo, um funcionário possui sua identidade (dados de usuário) única para acesso a determinados sistemas da sua empresa, e é o gerenciamento de identidade que vai identificá-lo para então desbloquear os acessos permitidos, enquanto evitando a entrada nos acessos proibidos.
Quais são as vantagens do Gerenciamento de Identidade?
Reduzir os riscos operacionais
O Gerenciamento de Identidade permite a automatização dos processos, como certificações ou solicitações de acesso e gerenciamento de senhas, possibilitando a redução dos custos e riscos operacionais.
Além de garantir que os usuários tenham acesso de forma independente, o gerenciamento permite que as empresas tenham acesso a painéis e ferramentas analíticas, o que auxilia no fortalecimento dos controles internos.
Fortalecer a segurança
Credenciais comprometidas são uma ameaça para as organizações; assim, o Gerenciamento de Identidade estabelece a visibilidade centralizada, criando uma visão única de “quem tem acesso ao quê”. Dessa maneira, os usuários autorizados passam a ser capazes de identificar acessos inadequados, violação de políticas e controles fracos.
Melhorar a conformidade e o desempenho da auditoria
A governança e as administrações de identidade permitem que as instituições verifiquem se os controles corretos estão em vigor para atender aos requisitos de segurança, privacidade e regulamentações.
Com o controle de acesso, as empresas reduzem significativamente os custos de conformidade, enquanto gerenciam riscos e estabelecem práticas de acesso seguras, consistentes, auditáveis e fáceis de gerenciar.
Acesso rápido e eficiente ao negócio
Ao fornecer aos usuários acesso rápido e seguro aos sistemas, o gerenciamento de identidade permite que eles se tornem mais produtivos. Além disso, a abordagem diminui a carga de trabalho das equipes de Tecnologia da Informação e Help Desk.
Agora que você sabe o que é o Gerenciamento de Identidade e suas vantagens, fica clara a importância da validação de identidade para a saúde e desenvolvimento do seu negócio. Implementar sistemas e processos de segurança, como identificação por biometria e liveness podem auxiliar nessa estratégia.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.