Com o avanço das novas tecnologias e as mudanças no comportamento do consumidor, os modelos tradicionais de negócios estão se reinventando. É nesse cenário que surge a estratégia que visa o foco no cliente: o Customer Centric Marketing.
Empresas de diversas áreas de atuação estão percebendo a necessidade de criar conexões com os seus clientes, a fim de garantirem sua fidelização e se manterem competitivas no mercado.
No entanto, o foco no cliente vai muito além de coletar dados e identificar o seu padrão de consumo. Essas métricas são importantes, no entanto, é necessário entender as necessidades e desejos desse consumidor específico e criar estratégias capazes de atendê-los.
A seguir, entenda os pilares do Customer Centric e como investir nessa estratégia.
O que é Customer Centric?
O Customer Centric ou foco no cliente, em tradução para o português, é um termo utilizado no marketing que visa colocar os interesses do consumidor no centro das estratégias de marketing da empresa.
Nesse contexto, toda a comunicação e gestão de produtos e serviços são direcionados a partir dos interesses do cliente. Para isso, são utilizadas estratégias para entender o comportamento do consumidor e suas principais “dores”, a fim de garantir um relacionamento a longo prazo.
Os 4 pilares do Customer Centric que você deve incluir no seu atendimento ao cliente
Antes de iniciar a criação de uma estratégia com foco no cliente, é importante conhecer os pilares do Customer Centric Marketing.
Influenciadores
O primeiro passo da estratégia de foco no cliente é estabelecer relações com os influenciadores do negócio, ou seja, pessoas que são referência nesse campo de atuação específico e que exercem uma influência positiva em seus potenciais clientes.
Conteúdo
As atualizações nos algoritmos dos mecanismos de pesquisa como o Google e das mídias sociais demandam uma maior atuação das empresas no ambiente digital. Por isso, disponibilizar conteúdos relevantes na internet sobre sua área de atuação é essencial para transformar sua marca em uma autoridade no assunto e criar conexões reais com os seus potenciais clientes.
Comunidade
O avanço da tecnologia e o crescimento das mídias sociais também criou uma tendência interessante, que diz respeito ao espírito de comunidade.
Os clientes querem fazer parte de algo. Dessa forma, é importante oferecer um espaço de identificação e engajamento com a marca.
Advogados da marca
Seguindo todas as etapas de Customer Centric é possível atrair clientes que se tornam verdadeiros defensores dos produtos e serviços oferecidos por sua empresa, gerando uma publicidade espontânea.
Para isso, um atendimento de qualidade é essencial. Afinal, uma boa experiência do consumidor com a empresa é ponto-chave para a fidelização e para conquistar defensores da marca.
Como uma plataforma de voz pode favorecer sua estratégia com foco no cliente?
Para facilitar a implantação da estratégia com foco no cliente, é necessário investir em ferramentas que favoreçam a gestão de atendimento ao cliente.
A plataforma de voz NXT3000 tem o potencial de transformar o atendimento de sua empresa, pois oferece múltiplas funcionalidades e características exclusivas, o que favorece, especialmente, o aspecto do encantamento e fidelização de clientes.
Com a gravação e monitoramento das ligações, em tempo real, é possível diminuir a possibilidade de erros, identificar falhas e oportunidades, bem como obter dados e informações concretas sobre diversos aspectos do comportamento do consumidor.
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