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11 de novembro de 2024 - 17:02

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O que é comunicação B2B?

Comunicação B2B é a forma como as empresas interagem, se posicionam, negociam, e apresentam sua proposta de valor para seus clientes e potenciais compradores, que, neste caso, referem-se às outras empresas.

Para isso, as organizações devem se concentrar em personalizar as mensagens, tendo como referência o comportamento do cliente e suas necessidades, bem como os objetivos estratégicos da organização.

Quando isso acontece, as estratégias de comunicação B2B podem surtir efeitos significativos, como:

construção de conexões fortes com os clientes;

maior conhecimento sobre o público-alvo;

facilidade para lidar com negociações complexas;

fortalecimento do posicionamento da marca;

impulsionamento o crescimento da empresa;

transmissão de confiança e credibilidade.

E quais são as possibilidades?

Um plano estratégico de comunicação B2B pode estar baseado em:

marketing de conteúdo;

e-mail marketing segmentado;

eventos e parcerias comerciais;

webinars e workshops;

marketing de influência B2B;

social selling.

Como fazer uma estratégia de comunicação B2B?

Siga as dicas abaixo para entender como fazer uma estratégia de comunicação B2B:

recrute profissionais capacitados;

defina seu ICP e crie personas;

escreva sua proposta de valor;

crie posicionamentos estratégicos;

desenvolva mensagens para cada etapa da jornada de compra;

teste e adapte suas mensagens.

Confira mais detalhes logo adiante!

Recrute profissionais capacitados

O primeiro passo para construir um plano estratégico de comunicação B2B é envolver os profissionais certos neste processo, com a experiência e as competências necessárias para utilizar o conhecimento técnico, convertê-lo em ideias envolventes e, posteriormente, criar uma estratégia assertiva.

Isso pode incluir a procura por profissionais especialistas em áreas-chave, como marketing B2B, comunicação corporativa, análise de dados, vendas e gestão de relacionamento com o cliente.

Defina seu ICP e crie personas

Ferramentas de marketing como ICP (perfil de cliente ideal) e personas o ajudarão a orientar toda a campanha, principalmente no que tange à proposta de valor e ao tom de voz da sua mensagem.

Ao desenvolvê-las, mire nas dores dos seus clientes, lembrando-se sempre que empresas tomam decisões de forma racional.

Nesse contexto, apostar no emocional pode ser falho, mas você pode compreender como seu público-alvo ideal reage a essas abordagens nos aspectos que encontrar nos ICPs e nas personas do seu negócio.

Escreva sua proposta de valor

A proposta de valor nada mais é do que uma declaração dos benefícios dos seus produtos e serviços feita de forma simples e direta, geralmente em uma única frase, funcionando como um argumento.

Você pode usá-la para garantir uma compreensão imediata da sua mensagem, tornando aquilo que te torna diferente da concorrência plenamente visível aos olhos do cliente.

Crie posicionamentos estratégicos

Para que sua comunicação seja assertiva, é preciso criar posicionamentos estratégicos para sua mensagem.

Por exemplo, um sistema de CRM, como o Agendor, pode ser uma plataforma que funciona como um assistente pessoal de vendedores, enquanto, para os líderes de vendas, opera como um painel de controle.

Percebe como os posicionamentos mudam de acordo com as personas definidas no seu negócio?

Eles influenciam diretamente o ciclo de vendas, o que significa que a comunicação pode acelerar oportunidades ou, então, quando feita sem planejamento e estratégia, criar mais barreiras para um processo de decisão de compra, que, por si só, já é complexo no modelo B2B.

Desenvolva mensagens para cada etapa da jornada de compra

Seu potencial cliente responde de formas distintas aos estímulos de cada etapa da jornada de compra.

Nas primeiras etapas, ele quer entender mais sobre um determinado tema. Já nas últimas, busca concretizar a venda.

É preciso impacta-lo com mensagens coerentes para cada fase, o que irá impulsionar a conversão e gerar mais oportunidades de vendas.

Na prática, isso significa que as estratégias de comunicação B2B de vendedores e profissionais de marketing são diferentes. E é por essa razão que isso é crucial para que você entenda o que são e como fazer estratégias de comunicação B2B.

Teste e adapte suas mensagens

Isso é crucial para aperfeiçoar suas estratégias de comunicação B2B.

Entenda o que adaptar por meio da mensuração de resultados e da realização de testes A/B, que fornecem insights sobre o que está dando certo e o que pode ser ajustado para melhorar o desempenho.

Conte com plataformas de gestão

É relevante investir em plataformas de gestão nesta etapa, seja para marketing ou vendas.

Na realidade, o ideal é utilizar as duas plataformas em conjunto. A primeira apresenta os resultados das estratégias de comunicação e a segunda mostra como os leads gerados por essa campanha são conduzidos no funil de vendas, o que pode revelar aprendizados sobre a qualidade dos leads e o desempenho do time, fornecendo mais insights para o marketing.

Para completar, apresentamos o Agendor, uma solução que permite gerenciar o relacionamento com o cliente e personalizar sua comunicação B2B. Já conhece?

Se não, experimente agora com nosso teste gratuito e descubra como nosso CRM pode proporcionar insights valiosos para o marketing.

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