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03 de março de 2021 - 17:00

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O uso constante de aparelhos celulares, internet e dispositivos remotos mudou a maneira como consumidores e empresas interagem. Isso facilitou o surgimento do marketing digital e, junto dele, novas ferramentas para atrair e melhorar a experiência do cliente. Uma grande dica nesse sentido é aprender como usar QR code em benefício do seu modelo de negócio.

Neste post, você vai entender o que é QR code, as vantagens de aderir à tecnologia e as suas aplicações e conhecer cases de empresas importantes que estão se beneficiando desse tipo de código.

O que é QR Code e quais as vantagens de utilizá-lo?

A sigla “QR” vem do inglês Quick Response, que significa Resposta Rápida. É um código de barras bidimensionais que foi introduzido em 1994 na indústria automotiva japonesa e que acabou se popularizando em inúmeros setores do comércio. A etiqueta óptica legível por máquina armazena as informações sobre o objeto ao qual um determinado QR está conectado.

Esse recurso tem muitas vantagens sobre o código de barras tradicional. Uma das principais é a capacidade de armazenar até cem vezes mais dados. Também pode ser digitalizado de qualquer direção em 360 graus. Isso facilita a leitura do dispositivo e diminui a possibilidade de interferência em segundo plano.

Outro ganho é que qualquer pessoa é capaz de fazer o download de um leitor de código QR em um smartphone gratuitamente. Ou seja, todo cliente com um celular nas mãos tem acesso ao conteúdo que a sua empresa gerar.

Do ponto de vista de marketing, a aparência do código é única e interessante, o que aumenta a chance de atrair o consumidor durante as campanhas.

Como usar o QR Code em benefício da empresa?

Há muitas maneiras criativas e eficazes de usar códigos QR para atrair a atenção do público-alvo e converter pessoas em potenciais clientes. Vamos entender sobre algumas delas?

Aumentar o número de seguidores nas mídias sociais

As plataformas sociais são algumas das melhores maneiras de se conectar com seus clientes, não é mesmo? Seja por meio de Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, YouTube ou outros: é difícil listar todas as redes, principalmente em folhetos. Com o QR code, o cliente só precisa digitalizar uma imagem e todos os canais sociais que você possui serão exibidos em uma só página.

Expandir os contatos rapidamente

Os cartões de visita da empresa geralmente são extraviados ou descartados com facilidade. Para completar, ninguém mais tem tempo de digitar ou anotar todos os detalhes, como e-mail, número de telefone pessoal, ramal do escritório etc. Com o código adicionado o cartão, quem recebê-lo pode salvar tudo na hora e com apenas um clique. Prático, não é?

Transformar a impressão tradicional em interativa

Os anúncios impressos e os panfletos e cartazes têm espaço limitado para contar a história de um produto, falar sobre um determinado serviço ou até mesmo informar o regulamento de uma proposta.

Nesses casos, adicionar um código QR é como oferecer um portal instantâneo com passagem para um universo cheio de descobertas.

Dessa forma, dá para começar a interação com um simples anúncio e conduzir o cliente numa jornada para aprender mais sobre ofertas, promoções ou o que você quiser. Ao mesmo tempo em que ele vê uma impressão bonita, segue com atenção durante a extensão digital para acompanhar mais detalhes.

Fortalecer a lealdade do consumidor

Que tal melhorar o relacionamento com o cliente e incentivar a repetição de negócios? Experimente inserir um código QR em um recibo com desconto na próxima compra ou outra oferta promocional. Você vai ver que a pessoa contemplada vai guardar o documento para usar na primeira oportunidade que tiver.

Fazer o cliente interagir com a embalagem

Segundo uma pesquisa realizada pela organização Two Sides, 52% dos consumidores disseram que o que mais valorizam na embalagem são as informações. Uma vez que o espaço é, na maioria dos casos, limitado, colocar um QR code provoca a curiosidade do consumidor e o motiva a buscar o conteúdo ampliado no meio online.

Efetuar pagamentos sem dinheiro

É possível usar os códigos QR para facilitar os sistemas de pagamento sem dinheiro. A multinacional Walmart foi uma das pioneiras a usar a tecnologia com essa finalidade. A ação é muito vantajosa para atrair o público que gosta de inovação e praticidade. Sem contar que fica mais fácil fazer o gerenciamento de dados financeiros.

Acompanhar métricas de desempenho

Todo empreendedor sabe da importância de monitorar as métricas de desempenho e investir em inteligência de negócios. Geralmente, não é fácil analisar os números de uma campanha de marketing, mas os códigos QR ajudam nisso também. Com base no número de varreduras, dá para saber se a performance do produto está indo bem ou não.

Quais são as empresas bem-sucedidas que usam QR Code?

Um dos primeiros usos de códigos QR em latas veio da indústria de bebidas Coca-Cola. A partir de 2011, a subsidiária alemã da marca decidiu conectar o consumidor de refrigerante a videoclipes de bandas. Quando digitalizados, os códigos levavam os consumidores ao Portal Coke Music.

Na página, as pessoas assistiam a vídeos ou descobriam informações sobre shows repentinos organizados pela companhia. Foi uma sacada de marketing inteligente e orientada para o público jovem que deu certo, mostrando o potencial de combinar o conteúdo da web com o consumo do mundo real.

Hoje, a empresa continua criando estratégias usando essa tecnologia. Uma das mais recentes foi imprimir o código nas embalagens de refrigerante com a frase: “Saiba mais sobre as caravanas do Natal da Coca-Cola”.

As referências em mídia social também estão explorando esse recurso. Gigantes como Facebook, Twitter e Snapchat permitem que os usuários sigam contas digitalizando códigos QR para agilizar o acesso.

Outro exemplo é o do aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp. O sistema disponibiliza o escaneamento do código para que as pessoas abram as mensagens no computador e troquem informações, fotos e outros arquivos com mais conforto que no aparelho celular.

Gostou de saber como usar QR code? Sem dúvidas, depois de conhecer funcionalidades e vantagens, fica claro que essa ferramenta oferece um enorme potencial para melhorar os resultados de negócio. Se você teve alguma ideia bacana durante a leitura, não deixe o insight escapar. Anote tudo, converse com a sua equipe e transforme esse plano em realidade.

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