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19 de maio de 2020 - 17:02

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O uso de um bom sistema de autoatendimento permite que sua instituição de ensino seja mais eficiente e ágil no atendimento dos clientes, contribuindo para a captação de alunos

Não restam dúvidas de que o bom atendimento é essencial para conquistar o cliente, seja qual for a área de atuação da empresa. Isso vale, inclusive, para instituições de ensino, que podem otimizar esse trabalho investindo em novas tecnologias para captação de alunos.

É importante destacar que, quando uma empresa proporciona uma boa experiência ao consumidor, fornecendo as informações necessárias de maneira ágil e cordial, normalmente as chances de que o negócio se concretize são maiores.

Assim, quando alguém interessado em um determinado curso procura a escola, que esclarece suas dúvidas de forma eficiente, a possibilidade de que essa pessoa se matricule aumenta.

Por isso, o autoatendimento é um diferencial importante também para instituições de ensino. Quer saber como aumentar a captação de alunos? Continue a leitura e descubra como essa ferramenta pode ajudar nisso!

Saiba por que adotar o autoatendimento

Problemas no atendimento

Imagine que um cliente interessado nos seus serviços entrou em contato por telefone e escutou uma gravação informando que ele é o número vinte de uma longa fila de espera. Isso significa que ele precisará aguardar vários minutos até ser atendido, muitas vezes apenas para que o atendente responda a uma dúvida bastante simples.

O risco de perder esse cliente, que poderá acabar desistindo de aguardar, é grande. Várias empresas já se deram conta do problema e optaram por aumentar a quantidade de atendentes. Certamente é uma maneira de resolver alguns gargalos, mas com custos que impactam a lucratividade do negócio. Isso sem contar que, em épocas de baixa demanda, os atendentes poderão ficar ociosos, e a empresa acabará precisando dispensar parte da mão de obra.

Autoatendimento como solução

Essa situação acontece com frequência em instituições de ensino, já que, em épocas de matrículas, a necessidade de atendimento costuma ser bem superior aos demais períodos do ano. Para otimizar esse trabalho, sem precisar gerenciar as questões ligadas à sazonalidade, uma solução eficaz é o autoatendimento.

Com essa tecnologia, sua central melhora a capacidade de respostas, elevando a produtividade e aumentando a chance de conquistar novos clientes. Para as instituições de ensino, essa estratégia contribui para melhorar a captação de alunos.

Adotar tecnologias como o HiBot e o HiChat garante que sua instituição estará sempre disponível para os alunos. Os chatbots para atender os clientes ajudam a reter aqueles que precisam de informações ágeis e satisfatórias, sem que seja preciso aguardar por um atendente humano.

Tais tecnologias têm recursos avançados de compreensão de linguagem, o que permite que os clientes sejam atendidos da melhor maneira e com agilidade. A grande vantagem é que o atendimento funciona 24 horas, sete dias por semana, garantindo que os interessados não fiquem sem resposta.

Além disso, o autoatendimento permite respostas rápidas aos principais problemas dos clientes e filtra os contatos que realmente necessitam conversar sobre um assunto específico, tornando mais rápido o atendimento de todos.

Uma instituição de ensino, por exemplo, pode fornecer diversas informações por meio do autoatendimento:

grade de cursos oferecidos;

horários;

duração dos cursos;

datas de matrículas;

existência de bolsas e critérios para seleção;

necessidade de avaliação para admissão;

pré-requisitos e documentos necessários para matrícula;

valores das mensalidades.

Descubra como aumentar a captação de alunos com o autoatendimento

Como explicamos, o autoatendimento permite que o cliente receba as principais informações de maneira mais ágil e assertiva, além de direcionar de forma adequada aqueles que realmente precisam conversar com um atendente humano.

Com o aumento da oferta de cursos a distância e o surgimento de vários novos nichos de estudo, a competição no setor ficou maior. Por essa razão, além de conseguir atrair o público certo, é necessário saber como retê-lo.

Vários fatores (como a qualificação da instituição, o preço do curso ou a grade diversificada) contribuem para garantir a competitividade, embora o bom atendimento seja um dos principais diferenciais. Afinal, o primeiro contato com a instituição de ensino é determinante para que o futuro aluno forme sua opinião.

Vale destacar que o autoatendimento não se restringe aos contatos telefônicos. É importante que a instituição de ensino tenha presença digital e capacidade de respostas rápidas em todos os seus canais. Os alunos normalmente já esperam que a escola mantenha formulários online e informações sobre cursos e processos seletivos disponíveis de maneira acessível.

Aliás, é fundamental que a escola mantenha essa presença e a disponibilidade de informações nos canais mais utilizados pelos alunos em potencial. Ou seja, se o seu público-alvo prefere as redes sociais aos contatos telefônicos, é essencial que o atendimento nesse canal seja reforçado e eficiente. Porém, vale ressaltar que o atendimento em todos os canais da empresa deve ser reforçado para garantir o sucesso na captação de alunos.

Utilize o autoatendimento para armazenar dados

Outro benefício do autoatendimento é a facilidade de armazenamento de dados dos alunos ou interessados nos cursos.

Imagine, por exemplo, que a central de atendimento registre uma grande procura por um determinado curso, em detrimento dos demais. Com a análise dos dados, será possível identificar quais disciplinas precisam ser revistas e atualizadas, quais cursos se tornaram obsoletos e quais têm maior tendência de procura.

Isso sem falar na personalização do atendimento. Quando houver a necessidade de um atendente humano, a consulta aos dados já indicará o que o cliente procura e a melhor forma de atendê-lo. Esse é um aspecto importante para a melhoria do atendimento. A personalização pode se transformar naquele empurrãozinho de que o aluno precisa para decidir se matricular!

A personalização ainda contribui para outras ações, como programas de retenção dos matriculados e de redução de inadimplência.

Para gerenciar todas essas informações e promover um atendimento de qualidade, é essencial contar com uma boa plataforma de relacionamento com o cliente. Confira as possibilidades oferecidas pela Hi Platform e aumente a captação de alunos!

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