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25 de junho de 2019 - 17:02

Business group at the office

Por: Douglas Silva

Então você entra em uma sala de reunião e encontra todas as cadeiras dispostas em um círculo.

No meio, uma mesa com bexigas de gás, post-its, canetas coloridas, peças de lego e, ao lado desses e outros badulaques, um flipchart.

Pronto! Você não sabia e te capturaram para fazer parte de mais uma daquelas dinâmicas de grupo para atendimento ao cliente (ou outra coisa qualquer).

Você até tenta fugir, mas o instrutor da dinâmica (reparou que eles sempre usam bigode?) já fechou a porta e está convidando o grupo para um “abraço coletivo” de integração.

Calma lá! Nem toda dinâmica de grupo é assim e, na verdade, são excelentes ferramentas de treinamento de equipes de vendas, desde que sejam corretamente conduzidas e por profissionais especializados.

Neste artigo você vai conhecer três dinâmicas de grupo para atendimento ao cliente fáceis de aplicar e que podem ser feitas pelo RH de sua empresa.

Topa o desafio?

3 dinâmicas de grupo para atendimento ao cliente

Diferente do que muitos pensam, as dinâmicas de grupo não são realizadas somente em entrevistas de emprego. Essa técnica da psicologia pode e deve ser aplicada no dia a dia de empresas e traz ótimos resultados para o negócio. Isso porque seu foco é treinar sua equipe para otimizar seu desempenho e encantar clientes por meio de exercícios práticos e não teóricos.

As dinâmicas de atendimento ao cliente, por exemplo, além de movimentar a equipe de vendas, auxiliam o time a compreender as etapas que culminam na concretização de uma venda.

Esse tipo de atividade contribui com a integração, motivação e comunicação entre gestores e equipes de vendas, além de tornar esses profissionais mais unidos e os funcionários mais engajados.

Existem diversos tipos e finalidades de dinâmicas de atendimento ao cliente, confira algumas delas e escolha a que melhor se adequa a realidade de sua empresa.

1- Dinâmicas de atendimento ao cliente para desenvolver e integrar a equipe

Ter um time de vendas consolidado e entrosado pode ser seu grande trunfo contra a concorrência, por isso, essa dinâmica pode ser exatamente o que sua empresa esteja precisando para transformar profissionais individuais em uma equipe de vendas integrada e colaborativa.

Uma equipe de vendas está habituada a lidar todos os dias com os mais variados tipos de clientes. E esse fator corriqueiro pode se tornar um grande desafio para o desenvolvimento de toda a equipe.

Isso porque lidar com pessoas significa captar as emoções e expectativas de cada cliente, entendendo que um público é composto por pessoas diferentes com diversas necessidades diferentes.

Essa dinâmica de atendimento ao cliente pretende desenvolver a habilidade de entender cada cliente e utilizar suas próprias características e necessidades para criar a abordagem ideal que resultará em uma venda concretizada.

Quer conhecer?

Como funciona:

Divida sua equipe de vendas em dois times.

Um deles serão os compradores e precisam demonstrar um sentimento específico, uma característica de personalidade difícil, enquanto um vendedor da outra equipe apresentará um produto com o intuito de vendê-lo.

Essas características serão mudadas a cada vez que um vendedor vier fazer a venda, e podem ser as seguintes:

- Cliente questionador

- Cliente insatisfeito crônico

- Cliente indeciso

- Cliente mal-educado

- Cliente pão-duro

Você pode ver mais detalhes sobre essas características de clientes nesta postagem de nosso blog: Os 5 tipos de clientes difíceis: saiba como agradá-los

Os demais integrantes do grupo de vendedores ficam observando essa ação até a conclusão ou não da venda. O tempo máximo é de 10 minutos de negociação.

Depois disso, eles vão opinar sobre como o vendedor poderia adaptar sua abordagem para atingir o objetivo, de acordo com o sentimento pré-definido de cada um dos compradores.

A atividade pode ser organizada com um flipchart para organizar as avaliações de ambos os times.

2- Dinâmica para vendas criativas

A dinâmica de grupo para atendimento ao cliente voltada para o estímulo da criatividade consiste em despertar no vendedor sua intuição e imaginação para ir além na hora de apresentação de um produto ou serviço.

Em uma economia cada vez mais competitiva, é preciso enxergar além e mostrar para os clientes como um produto pode fazer toda a diferença para sua empresa.

Essa dinâmica consiste em trabalhar a persuasão para que os vendedores tentem realizar vendas impossíveis, ou seja, o sucesso da negociação vai depender de sua criatividade e do entendimento de como o seu item pode ajudar o cliente.

Para começar essa dinâmica de atendimento ao cliente, divida sua equipe de vendas em diferentes times.

Cada equipe vai sortear um produto que deverá ser apresentado. São coisas bizarras, como guarda-chuvas vazados, bolas quadradas, carros que não andam e outras ideias do tipo.

O objetivo é treinar o vendedor na venda consultiva, tentando entender as necessidades do cliente e descobrir com aquele produto eventualmente poderia resolver alguma real necessidade deles.

Cada equipe precisará criar promoções, um preço, trabalhar um slogan e apresentar seus benefícios de forma inovadora e atrativa.

3- Dinâmica para trabalhar decisões que devem ser tomadas em grupo para atender aos clientes

Trabalhar em equipe muitas vezes é desafiador principalmente porque cada integrante pode ter uma ideia ou opinião diferente sobre um mesmo assunto.

Chegar em um consenso pode ser uma tarefa árdua para o gestor. Por isso, dentre as dinâmicas de atendimento ao cliente, é possível trabalhar questões como essa com exercícios específicos.

Leve para suas equipes de vendas alguns impasses dos gestores sobre as decisões que precisam ser tomadas. Divida as equipes em pelo menos 4 grupos.

Por exemplo: quais itens devem ser ofertados com valores promocionais e quais deles precisam de uma readequação em suas funcionalidades para atender as necessidades dos clientes.

Depois de 20 minutos reunidos e pensando sobre essas questões, cada opinião deve ser apresentada por um integrante do grupo para os demais vendedores.

Eles podem concordar ou discordar da solução oferecida, sempre embasando suas decisões em fatos.

O objetivo, nem sempre alcançado, é que todos os grupos concordem com um mesmo aspecto e estejam alinhados com a ação que será realizada.

Esta, sem dúvida, é a mais complexa das 3 dinâmicas apresentadas.

Cursos são outra forma inteligente de capacitar a equipe, confira: Confira 10 cursos de atendimento ao cliente, online e presenciais

O que achou dessas dinâmicas de grupo para atendimento ao cliente? Você pensa em empregar alguma delas em sua empresa?

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