Há quem diga que o mundo nunca mais será o mesmo depois da pandemia do novo coronavírus. Todas as mudanças de hábitos e comportamentos que a covid-19 trouxe nos últimos meses para a sociedade nos leva a um período que está sendo chamado de novo normal.
Essa é uma transformação que impacta consumidores e empresas de todos os segmentos e portes. Com pessoas cada vez mais cuidadosas e preocupadas com a saúde e segurança, práticas como compras online e relacionamento digital com as empresas ganharam um destaque ainda mais importante na rotina dos clientes.
Para se adaptar e oferecer o melhor ao seu público, as companhias precisam estar atentas às tendências de consumo no novo normal, além de desenhar boas estratégias de relacionamento com os clientes. A seguir, vamos apresentar alguns pontos que podem auxiliar as marcas nesse processo de reformulação. Confira!
O que já é tendência no novo normal?
Como mencionado no início, a pandemia do novo coronavírus está mudando hábitos e comportamentos simples dos consumidores. Para evitar a disseminação do vírus, o distanciamento social continua sendo importante, mas com boa parte do comércio e das atividades retomando, o uso de máscaras, álcool em gel e aferição da temperatura passaram a fazer parte do dia a dia das pessoas.
Entretanto, essas não são as únicas tendências do novo normal. Mesmo com todos os cuidados de segurança para conter a covid-19, o consumidor já apresenta um perfil diferente do que tinha antes da pandemia. Confira algumas das principais mudanças dos consumidores nesse período de quarentena:
O digital será onipresente, ou seja, estará cada vez mais atuante na rotina das pessoas para consumo, interação e diversão.
Com clientes mais conscientes em relação ao consumo, as empresas terão o desafio de estimular a compra de produtos e serviços apresentando diferenciais, como segurança, responsabilidade social e sustentabilidade.
No consumo, a fidelidade e a infidelidade caminharão juntas, então, o relacionamento de qualidade entre clientes e marcas deverá permanecer em todas as fases da jornada para ampliar a retenção.
Qualidade de vida, família e conforto são os principais interesses das pessoas no novo normal e isso impacta em várias decisões, inclusive no consumo.
O consumo passará a ser mais regionalizado e as grandes metrópoles já estão menos valorizadas.
A importância das estratégias bem desenhadas para manter um ótimo relacionamento com seu cliente
Diante de tantas mudanças e adaptações no relacionamento entre clientes e marcas, desenhar boas estratégias de relacionamento é a chave do sucesso para as empresas. Para isso, é fundamental ter ótimos sistemas e canais como aliados para entender, acolher e atender o consumidor da melhor forma possível, garantindo uma experiência excepcional.
Conheça, abaixo, os canais parceiros das empresas para um ótimo relacionamento com o cliente no novo normal.
Plataforma omnichannel: para oferecer uma experiência completa para os clientes nesse período é essencial ter uma estrutura de relacionamento bem desenhada. Com a plataforma omnichannel, sua empresa consegue integrar todos os canais de atendimento em um só lugar, dando aos consumidores a oportunidade de escolher o canal que melhor atende às suas necessidades sem que isso interfira na sua jornada.
Agentes virtuais: os bots já são utilizados em diversas operações e são grandes aliados das marcas que buscam atender os clientes com eficácia. Os agentes virtuais baseados em machinelearning e inteligência artificial permitem que as empresas ampliem as vendas criando funis estratégicos, além de aprimorar a jornada de atendimento, oferecendo mais rapidez e assertividade na resolução das demandas.
Aplicativo móvel: a mobilidade é um ponto de interesse dos clientes no novo normal. Cada vez mais conectados, os clientes passarão a valorizar ainda mais os aplicativos móveis para ações de compra e relacionamento com as empresas.
Por meio dos apps desenvolvidos especialmente para as companhias é possível entregar uma experiência incrível de relacionamento aos clientes. Ações como chat, pesquisas de atendimento, campanhas, mensagens, formulários, perguntas e respostas ajudam a desenhar boas estratégias de interação dentro de um canal que está entre as preferências do público.
Apresentamos no artigo de hoje as tendências de consumo no novo normal e também a necessidade de criar estratégias bem desenhadas para manter um relacionamento de qualidade com os clientes. Se você quer saber como podemos te ajudar a desenhar e estratégias que te ajudem a fidelizar, aumentar vendas e reter seu cliente, fale com a gente.
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