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Design de Email Marketing: 7 dicas para criar emails perfeitos

por: Afonso Bazolli
fonte: Resultados Digitais
11 de julho de 2022 - 17:01

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Investir em um bom design de Email Marketing é essencial para que suas campanhas nesse canal atinjam os resultados desejados

Segmentar sua base, usar Automação de Marketing e outros recursos pode turbinar sua campanha de email. Mas e o design de Email Marketing, pode influenciar em seus resultados? E como isso ocorre?

Para usar uma frase surrada: “uma imagem vale mais que mil palavras”. É claro que criar um Email Marketing com o layout adequado vai ajudar — e muito! — a fazer com que suas campanhas de email atinjam bons resultados.

Não fosse assim, bastava digitar algumas linhas de texto direto no corpo do email e enviar (apesar de que, em alguns casos, essa pode ser uma boa ideia… Mas estamos nos adiantando!).

Para você aprender como criar um bom design de Email Marketing, separamos uma série de sugestões que fazem toda a diferença. Continue a leitura para descobrir quais são!

7 dicas para criar o design de Email Marketing perfeito

Pense bem: um Email Marketing com aparência amadora ou de mau gosto pode fazer com que todo o seu trabalho de nutrição de Leads ou outras ações que utilizem disparos de email seja em vão.

Uma boa estratégia de Email Marketing precisa ter, além de um mesmo tom de voz, uma comunicação visual contínua para que os seus contatos, ao abrirem seus emails, saibam rapidamente de qual empresa se trata.

Quer saber como fazer isso? Então confira as dicas a seguir!

1. Tenha coerência na identidade visual

O primeiro passo é prestar atenção na identidade visual de seu negócio. Quais elementos se destacam e podem fazer com que as pessoas associem rapidamente a mensagem à sua empresa?

Ao criar um Email Marketing, é muito importante seguir sua paleta de cores, tipografia, estilo de fotos, ilustrações e outros elementos que fazem com que seu cliente reconheça sua marca e seu posicionamento.

Veja este exemplo de newsletter da Resultados Digitais. Além do logo no topo, repetimos a paleta de cores da marca ao longo de toda a mensagem:

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2. Atenção ao conceito “abovethefold”

Quando seu Email Marketing é aberto no navegador ou caixa de email do destinatário, muitas vezes não aparece por inteiro na tela: é preciso usar a barra de rolagem.

É muito importante, ao criar um email, que as informações mais relevantes estejam presentes nessa primeira faixa de visualização, que se chama de “abovethefold”.

E quais seriam essas informações? Normalmente, começa-se por uma “resposta” à promessa feita no assunto do email. E é importante que essa relação exista no chamado título (ou chamada) logo no topo do email, para não decepcionar o leitor com o conteúdo e levá-lo a fechar a mensagem.

Além disso, é importante incluir um pequeno texto explicativo do que se está oferecendo e também um Call-to-Action (CTA), pedindo que o receptor do email clique em um botão que vai direcioná-lo a um download, um site de compras, um blog, ao preenchimento de um formulário ou outra ação que se queira que ele realize.

Uma boa imagem ou ilustração também pode aparecer, mas falaremos sobre isso mais adiante.

3. Pense em um Call-to-Action chamativo

Esse é um dos elementos mais importantes para se criar um Email Marketing que busque conversão.

Normalmente, o Call-to-Action tem cores chamativas, mas isso depende do posicionamento de sua empresa. O ideal mesmo é que haja um certo contraste para que o CTA esteja bem nítido na tela.

As frases devem ser curtas e deixar claro qual é a ação desejada e quais as vantagens de realizá-la, além de sugerirem uma certa urgência, como neste exemplo:

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4. Use imagens e ilustrações leves, mas de qualidade

É preciso tomar providências para que as imagens não sejam pesadas e não façam seu email abrir vagarosamente, repelindo os leitores. Uma dica é utilizá-las no formato JPEG ou PNG.

As melhores práticas de diagramação de emails recomendam fazer a programação em HTML. Isso significa evitar fazer uma peça única, ou seja, todo o conjunto em um único arquivo de imagem. O ideal é dividi-lo adequadamente em textos e só empregar imagens para o fundo e para os locais onde elas serão usadas na forma de fotografias ou ilustrações.

Além disso, os consumidores gostam de se identificar nas imagens. Por isso, fotografias retratando pessoas podem ajudar, assim como ilustrações divertidas ou infográficos que expliquem seu produto, serviço ou conteúdo. Mas elas devem ser sempre de qualidade profissional — não improvise em suas imagens!

Usar alttags nas imagens, sempre colocando um texto que descreva a imagem e colocar links (se elas não forem exibidas, ainda assim serão clicáveis) são outras boas práticas.

O mesmo vale para GIFs, filmes e animações. Da mesma forma que as imagens, esses elementos devem ser extremamente leves.

Esse tipo de mídia embedado em seu email costuma chamar a atenção do público e aumentar seu tempo de leitura. Mas seja criterioso na forma de integrá-los ao design do Email Marketing para que o resultado final seja harmonioso.

5. Insira a opção de descadastro

Parece óbvio, mas é importante inserir a opção de descadastro. Essa ação diminui suas taxas de reclamações e de marcações como spam, ou seja, sua entregabilidade melhora.

6. Não faça Email Marketing com cara de spam

Evite emails escritos com a cor vermelha ou com características normalmente associadas a spam. Há alguns detalhes que podem ser seguidos para que seu email não pareça indesejado:

Limite o assunto a cerca de 50 caracteres e sem CAIXA ALTA;

Evite usar demasiadamente termos como promoção, free, clique aqui, grátis, crédito etc.;

Não exagere no uso de sinais gráficos, como interrogações e exclamações.

Há diversos outros detalhes que se caracterizam como spam, mas seguir esses conceitos básicos já é um bom passo na direção das boas práticas.

7. Considere as exceções

Muitas vezes, todos esses elementos que comentamos, como cores, logo, ilustrações e animações podem ser um excesso de informações que seu público-alvo não quer receber.

Um exemplo é quando você faz nutrição de Leads, principalmente com o uso de Automação de Marketing. Nesses momentos, geralmente já existe uma relação com o cliente e um email mais “limpo”, apenas com texto, pode transparecer mais familiaridade e naturalidade.

Esse último item é um exemplo de que nada substitui a criatividade e o bom senso. Não é preciso seguir regras a todo momento! Mesmo esse tipo de email, praticamente sem formatação, pode ser bastante efetivo, da mesma forma que outros tipos de conteúdo exigem um detalhado estudo de composições, cores, formas e imagens para instigar o clique e levar à conversão.

Em resumo, um bom design de Email Marketing melhora a sua taxa de conversão, permite que o usuário entenda melhor as vantagens de um produto ou serviço, faz com que as pessoas se identifiquem com imagens de outras pessoas usando produtos e serviços, aumenta o interesse do público e seu tempo de permanência na leitura.

Com tantas vantagens, não vale a pena desenvolver toda uma estratégia de campanha e na hora de desenvolver o layout perder toda eficiência por causa de um design de Email Marketing mal executado. Por isso, que tal colocar essas dicas em prática agora?

Uma boa ideia, para facilitar esse trabalho, é contar com templates que agilizem e escalem a criação dos emails. Se você utiliza alguma plataforma para disparo de campanhas de email, pode usar os templates disponibilizados pela ferramenta, ou criar variações desses templates para personalizá-los com a sua identidade visual.

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