Por: Airton Carlini
Vender todo mundo quer. Agora, cuidar do relacionamento já é outra história.
A grande questão, para não dizer erro dos vendedores em geral, é estar presente e se preocupar apenas com o momento da venda em si.
Perfeito, este é um momento importante, porém não é o único.
A maioria dos produtos não é vendida apenas uma vez. Muitas das vendas são recorrentes e deixar uma boa lembrança após a venda é fundamental para que a próxima se concretize.
Tenha em mente que ao término de uma venda é que inicia a próxima. Ainda que o produto que você vende seja algo que dificilmente será vendido outra vez para o mesmo cliente, um cliente cujo relacionamento é bem trabalhado pode influenciar e indicar para que outras pessoas também comprem o seu produto.
O fato é que cuidar do relacionamento é fundamental.
Alias, são tantas as ferramentas existentes atualmente que auxiliam nesta relação, que qualquer empresa, não importando o seu tamanho, pode e deve cuidar e administrar bem o relacionamento com seu cliente.
Lembre-se, cuidar do cliente não é ficar lotando a sua caixa de emails ou telefonando a toda hora, mas sim se mostrar presente e informar algo que seja relevante.
Informação relevante é o que vai fazer a diferença nos próximos anos. Cuide bem do relacionamento com seu cliente. Isto ainda vai lhe ajudar a vender muito.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.