CRM colaborativo: o que é e para que serve?
O CRM colaborativo é uma estratégia na qual diversos setores da empresa colaboram entre si para melhorar a gestão de relacionamento com os clientes. Essa tática parte do princípio de que quanto mais fluido for o fluxo de informação, mais fácil será atender às necessidades de cada cliente.
Sendo assim, ele utiliza de diversos recursos diferentes para personalizar a experiência dos consumidores e torná-la mais eficiente em todos os pontos de contato deles com a marca.
Dito isso, a principal aplicabilidade do CRM colaborativo é promover uma integração entre todas as áreas de uma companhia. Como resultado, elas passam a trabalhar de maneira integrada.
Os setores de vendas, suporte, marketing e atendimento, por exemplo, podem trocar informações sobre os clientes com maior agilidade. Isso impacta diretamente na produtividade das equipes e no índice de satisfação dos clientes.
Um exemplo de uso do CRM colaborativo é quando o setor de marketing qualifica os melhores prospects e direciona esses leads para as equipes de vendas que os convertem em leads.
Em outra situação, um atendente de pós-venda recebe uma reclamação sobre um produto e, por meio do CRM colaborativo, descobre quem foi o vendedor responsável pela venda.
Quais as diferenças entre CRM operacional, analítico e colaborativo?
O CRM colaborativo é apenas um dos vários tipos possíveis. E para ajudar você a compreender melhor quais as diferenças entre eles, falamos um pouco sobre outras duas modalidades dessa estratégia: a operacional e a analítica.
Continue lendo para aprender!
1. CRM analítico
O CRM analítico se refere à análise dos dados utilizados para traçar o perfil dos clientes da empresa.
Com esse tipo de CRM, é possível identificar as principais necessidades do público e recorrer a estratégias mais inteligentes. Isso, com base na realidade de quem consome seus produtos e serviços.
A abordagem analítica, além de coletar os dados, faz relações entre eles e ajuda o gestor a chegar a conclusões pertinentes. A tomada de decisão se torna mais assertiva.
O CRM analítico ajuda a segmentar os clientes a partir de diferentes informações para, então, oferecer a eles soluções mais personalizadas. Além disso, é possível analisar a performance dos negócios e prever faturamentos.
Dessa forma, a análise de dados entrega maior assertividade nas tomadas de decisão e nas campanhas de marketing.
2. CRM operacional
Já o CRM operacional permite, por exemplo, que o vendedor tenha acesso às informações mais relevantes sobre o cliente para, então, decidir sobre qual a melhor maneira de abordá-lo e persuadi-lo a fechar negócio. Ou seja, está ligado ao dia a dia das operações.
Esse tipo de CRM tem como principal objetivo melhorar a comunicação com os clientes, apresentando funcionalidades de follow-up e de captação de feedback.
Independentemente do tipo de CRM que você usa, ou se os usa em conjunto, ele pode trazer excelentes oportunidades para seu negócio.
O que é CRM de vendas?
Um quarto tipo de CRM que você precisa conhecer é o de vendas, que auxilia as equipes comerciais na definição de metas e planejamento de rotinas.
Além disso, essa modalidade de CRM é muito útil para mensurar e acompanhar o progresso dos vendedores por meio de relatórios detalhados.
O CRM de vendas ainda possibilita que os vendedores possam se dedicar melhor na conversão de leads em clientes.
Para quem atua na liderança de uma equipe de vendas, é possível ter maior controle sobre este processo. Assim, fica mais fácil definir estratégias capazes de potencializar a busca por resultados.
A intenção de um CRM de vendas é, portanto, deixar que os vendedores se concentrem, de fato, nas vendas e no contato com os clientes. Assim, evita-se que eles percam tempo e energia envolvidos com preenchimento de relatórios e outras atividades burocráticas.
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