Agradar os consumidores em todas as fases da interação com a empresa é um dos principais objetivos das marcas nos dias de hoje. Porém, o caminho até alcançar essa meta não é tão fácil. De acordo com dados divulgados pela NewMediaVoice’s, 75 bilhões de dólares já foram perdidos por conta de um atendimento ruim realizado pelas empresas.
Para evitar que a sua companhia tenha prejuízos e acabe afastando os clientes, é fundamental conhecer as piores práticas de atendimento e saber como ficar longe delas no dia a dia.
Na sequência deste artigo, reunimos as situações que mais incomodam os clientes atualmente e que tornam a experiência deles bastante negativa. Confira!
Dificuldade para contatar a empresa
A ideia de que quanto mais difícil for contatar a empresa, menores serão os problemas apresentados pelos clientes é totalmente equivocada. Criar dificuldades para o consumidor interagir com a sua marca, por exemplo, reduzindo o número de canais de interação, é uma das piores práticas de atendimento adotadas pelas empresas.
Hoje, a diversidade de canais de atendimento e a facilidade para acessá-los são aspectos muito valorizados pelos clientes, podendo ser até um ponto decisivo para ele fazer negócio ou não com a sua companhia. Por isso, não se esconda, seja multicanal.
Ficar na defensiva e ser pouco assertivo
Outra prática ruim que algumas empresas adotam em relação ao atendimento é ficar na defensiva e dificultar a resolução das demandas. Muitas vezes, isso acontece quando a companhia recebe uma reclamação ou um problema, mas acredita que não é responsável por essa ocorrência.
Daí, toda a interação com o cliente é baseada em processos burocráticos e demorados, que são pouco assertivos e atrapalham tanto os consumidores quanto os operadores. Essa atitude deve ser evitada, a dica é sempre ouvir o cliente e levantar formas de resolver de maneira rápida a sua demanda.
Culpar o consumidor ou “enrolá-lo” por muito tempo compromete a imagem da empresa no mercado e perante o seu público. Esteja pronto para auxiliar os consumidores e seja claro e objetivo. Mesmo que o problema esteja do lado do consumidor, tente oferecer a ele uma solução ou mostrar outros caminhos. A empatia gerada certamente irá encantar o seu cliente.
Não encarar o atendimento como um diferencial competitivo
Para completar a lista, vamos apresentar mais uma das piores práticas de atendimento, que é encará-lo como um serviço qualquer, sem enxergar o seu potencial estratégico. Diante de consumidores cada vez mais exigentes, é preciso que as marcas ofereçam algo a mais, não basta ter um bom preço ou facilitar as formas de pagamento de um produto ou serviço.
É fundamental ir além, proporcionando um atendimento que supere as expectativas dos clientes. Promova uma interação cordial, rápida, assertiva e multicanal, você perceberá que a satisfação dos consumidores será muito maior.
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