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06 de novembro de 2019 - 17:06

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A disputa pela preferência dos consumidores é cada vez mais acirrada entre as empresas. Hoje, não basta oferecer bons serviços com preços competitivos para cativar o público-alvo, é preciso também compreendê-lo. Por isso, a digitalização da jornada do cliente se tornou muito importante para as organizações.

Antes de fazer uma compra, muitas pessoas optam por pesquisar em mecanismos de buscas (Google, Bing etc.) e nas redes sociais informações sobre uma mercadoria e a corporação responsável por vendê-la. Isso significa que é imprescindível para uma companhia ter uma boa imagem junto aos consumidores tradicionais e aos que optam por comprar pela internet.

Neste post, vamos destacar como as empresas podem se preparar para conviver com o modelo digital de jornada do cliente, o impacto dessa tendência nas organizações e a importância de contar com uma plataforma para obter uma performance melhor do que a concorrência nesse novo cenário. Confira!

Veja como se preparar para a digitalização da jornada do cliente

O primeiro passo para entender um consumidor é obter insights sobre como ele se comporta durante o processo de compra. Para coletar os dados necessários, é fundamental superar a falta de confiança do público-alvo com relação à segurança das informações disponibilizadas.

Uma forma de vencer esse medo é mostrar para os consumidores que a empresa adota as melhores práticas para que não haja vazamento dos dados. Nesse caso, é possível destacar, por exemplo, que as informações estão armazenadas na nuvem, ou seja, apresentam um alto nível de segurança e de disponibilidade.

É crucial que a companhia esteja preparada para resolver o mais rápido possível eventuais incidentes de segurança da informação e capacitada para responder as dúvidas dos clientes sobre o tratamento dos dados fornecidos.

Quando a empresa mostra transparência e agilidade em solucionar as demandas, as chances de obter os dados necessários para analisar os fatores que mais influenciam durante uma compra aumentam.

Integração

Com a expansão da computação em nuvem, surgiu a oportunidade de as corporações reavaliarem a postura dos funcionários envolvidos na interação com o consumidor. Isso é possível porque a digitalização da jornada do cliente com a cloud computing viabiliza a integração dos centros de atendimento.

Essa iniciativa facilita o acesso às principais informações do público-alvo, propicia o compartilhamento de dados e aumenta a velocidade de adquiri-los em tempo real.

Personalização

Não basta ter informações do consumidor por meio de mecanismos de boa prática de segurança. Para conquistar de vez o cliente é necessário personalizar o relacionamento por meio da análise de vários comportamentos dele, por exemplo:

- postagens em redes sociais;

- participação de fóruns comentando sobre os produtos e serviços adquiridos;

- participação em pesquisas sobre a qualidade dos itens entregues;

- check-ins;

- locais que mais costuma frequentar.

A partir da análise dessas informações, a companhia pode prever, com mais eficiência, o comportamento do cliente. Assim, é possível fazer ofertas personalizadas e capazes de convencê-lo.

Fazer com que o consumidor se sinta totalmente à vontade ao interagir com a empresa é um ótimo caminho para expandir as vendas. Afinal, a companhia deve se mostrar aberta para tirar dúvidas sobre os produtos e serviços. Do contrário, estará abrindo espaço para a concorrência.

Saiba o impacto desse novo processo de relacionamento nas empresas

Por que a digitalização da jornada do cliente está sendo constantemente avaliada por algumas organizações? Uma boa resposta é a necessidade de acompanhar os hábitos dos consumidores durante a compra.

Antigamente, os mais dispostos faziam as pesquisas por telefone ou presencialmente. Hoje, o WhatsApp, por exemplo, pode ser uma ótima alternativa para fechar um negócio. Por isso, encontrar formas de se relacionar digitalmente com o público-alvo se torna uma ação prioritária para a sobrevivência de qualquer companhia.

Atualmente, o consumidor deseja resolver as demandas o mais rápido possível. Por isso, não é adequado ignorar os recursos (computadores, dispositivos móveis etc.) e as formas de comunicação ideais com o cliente em cada um desses meio de comunicação.

No caso dos bancos, por exemplo, isso tem se tornado muito evidente. A abertura das agências digitais tem provocado uma mudança no relacionamento com os clientes. Um dos motivos é que esse novo formato de atendimento se caracteriza por facilitar o dia a dia dos consumidores.

Para criá-lo, as instituições financeiras precisaram investir bastante na digitalização da jornada do cliente. Afinal, não é possível propor um novo modelo de relacionamento sem avaliar se o público-alvo vai recebê-lo de maneira positiva.

Logicamente, a inovação adotada também necessita proporcionar vantagens para a empresa, como:

- redução de custos;

- aumento no nível de satisfação dos clientes;

- fidelização de boa parcela do público-alvo;

- expansão dos lucros.

Não ter uma análise precisa de como o consumidor utiliza a tecnologia para fechar um negócio é um equívoco inaceitável no mundo corporativo. Afinal, ter uma estratégia comercial analógica em um mundo digital não faz o menor sentido.

Adote uma plataforma para analisar melhor o público-alvo

Os empreendedores devem apostar em soluções que permitam ter uma gestão mais eficiente e atenta aos interesses dos clientes. Uma plataforma que permite humanizar o atendimento e utilizar a inteligência de dados de forma adequada, por exemplo, é uma ótima alternativa.

Esse processo é viável porque os softwares criados propiciam a inserção de informações por meio de alguns procedimentos, como:

inovação de jornadas: tem como característica apresentar dados sobre a gestão de jornadas com ciclos ágeis que englobam a experimentação, a medição de resultados e a aplicação do que foi assimilado;

interação contextualizada: interpreta os contatos dos clientes com a marca para construir uma representação individual do consumidor para a empresa, o que ajuda na oferta de produtos e serviços;

personalização total: propicia identificar rapidamente os gostos e as mudanças na preferência do público-alvo para auxiliar nas ações voltadas para o engajamento;

automação: faz com que os processos sejam automatizados, possibilitando ao cliente mais rapidez na resolução de demandas.

Proporcionar uma experiência positiva para o consumidor ao entrar em contato com a sua empresa é o melhor caminho para a fidelização. Nesse cenário, a tecnologia deve ser primordial para as organizações buscarem alternativas a fim de facilitar a rotina do público-alvo.

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