Por: Bruno Gianelli
Ao contrário do que muitos lojistas pensam, o pós-venda não se resume apenas à solução de problemas. Esse momento reúne atividades de marketing efetuadas depois da realização de uma compra pelo cliente. As estratégias podem ser desde pesquisas de satisfação à manutenção do relacionamento com o cliente e ações para fidelizá-lo. Essas medidas são cruciais para qualquer e-commerce, pois ao cativar o consumidor a loja viabiliza uma venda futuramente.
Assim, para garantir a eficiência do seu atendimento pós-venda, separamos algumas dicas. Acompanhe a seguir!
Agradeça a compra
E-mails de confirmação após a mercadoria ser adquirida costumam ter uma boa taxa de abertura. Aproveite-os para agradecer a escolha do cliente em optar por sua loja e aproximar-se dele.
Faça follow-up
Por meio de e-mails transacionais, pergunte se o consumidor recebeu o produto ou se chegou no prazo esperado, por exemplo. Coloque-se à disposição caso haja necessidade de ajuda. É válido também fazer uma pequena pesquisa de opinião e pedir uma avaliação de como foi a experiência de compra.
Treine sua equipe
Certifique-se de que os colaboradores do time de atendimento são capacitados para oferecer qualidade nessa atividade, a fim de resolver quaisquer problemas que o cliente possa ter sem trazer a ele dor de cabeça.
Dê atenção ao consumidor
Ficar à espera de uma mercadoria sempre gera certa ansiedade. Essa expectativa pode ser amenizada ao oferecer um serviço de acompanhamento do pedido, como notificação do trajeto da mercadoria desde o momento da solicitação até a entrega. Além de reduzir a procura pelo SAC, esse tipo de atitude melhora a reputação do site, pois demonstra comprometimento e valorização do comprador.
Ofereça vantagens
Promoções exclusivas para quem acabou de adquirir um item em sua loja incentiva uma nova compra. Essa oferta pode ser brindes, cupons de desconto, prestação de algum serviço, entre outras.
Simplifique a comunicação
Ofereça mais de uma opção para que o usuário entre em contato com a sua loja: chat on-line, redes sociais, e-mail, telefone e até WhatsApp. O importante é certificar-se de que ele será bem atendido em qualquer um deles.
Todos esses pontos são capazes de fazer a diferença no relacionamento com seus consumidores. Dessa forma, você não cai no esquecimento e propicia a fidelização dos mesmos.
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