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04 de dezembro de 2019 - 17:04

Como-criar-rapport-para-otimizar-a-comunicacao-com-o-cliente-televendas-cobranca-1

Você verá que essa é uma estratégia muito eficiente para se relacionar com as pessoas de forma completamente harmoniosa e eficiente, o que é ótimo para os seus negócios.

Se comunicar de forma bem-sucedida é essencial para conquistar qualquer objetivo na vida. No mundo dos negócios, não é diferente. Afinal, para ganhar competitividade e ter sucesso no mercado, é fundamental adotar estratégias como o rapport.

Rapport é uma palavra de origem francesa que significa a capacidade de entrar no mundo de alguém, de forma que uma determinada pessoa sinta que você a entende e que vocês têm laços em comum.

Trata-se de estabelecer uma atmosfera de sintonia, afinidade ou conexão e, assim, ir do seu mundo para o mundo do outro. Você poderá perceber que criar rapport contribui para efetivar relações de confiança e isso é crucial para o universo corporativo.

Neste texto, vamos mostrar dicas essenciais para você criar rapport com seus atuais e futuros clientes por meio da internet. Confira!

Chame a pessoa pelo nome

Como disse Dale Carnegie, em seu clássico livro “Como fazer amigos e influenciar pessoas”, “lembre-se de que o nome de uma pessoa é para ela o som mais doce e mais importante que existe em qualquer idioma”.

Chamar uma pessoa pelo próprio nome é essencial, principalmente quando você encontra pessoas que não vê com muita frequência. O reconhecimento e o respeito resultam de atitudes simples, e se referir a alguém pelo nome pode fazer a diferença.

Apesar de ser um ato que pode parecer irrelevante, é indispensável no momento de estabelecer uma conexão com um possível cliente. Faça o teste e depois conte para gente o que aconteceu, combinado?

Utilize emojis na comunicação

Os emojis, aqueles símbolos que utilizamos com frequência no WhatsApp, facilitam a comunicação e podem ser essenciais para criar rapport com possíveis clientes. Eles contam com uma função similar ao gesto, à entonação nas conversas e à linguagem corporal, o que ajuda a fornecer um tom emocional que às vezes falta em um texto.

O resultado é uma comunicação muito mais eficiente, mas é preciso cuidado na hora de utilizar esse recurso. Em algumas situações, os emojis têm uma conotação lúdica ou até infantil e podem ser mal interpretados. Por isso, a palavra de ordem para utilizá-los é responsabilidade.

Com essa ressalva, o uso dos emojis está liberado, até porque eles também estão relacionados ao bom humor e isso é ótimo para criar rapport em vendas.

O importante é que soe natural. Por isso, é fundamental conhecer a pessoa com quem você conversa. Em pouco tempo, é possível perceber se é alguém mais extrovertido ou introvertido, ou seja, mais ou menos aberto para receber esse tipo de comunicação.

Faça espelhamento

Uma das técnicas de rapport mais conhecidas é chamada de espelhamento. Trata-se de uma forma de “copiar” a maneira como o outro se comporta.

Nesse contexto, é preciso entender e perceber como a pessoa se comunica, utiliza palavras e gírias ou se usa emojis em discursos. A partir do momento que você descobre interesses em comum, é possível realizar comunicações mais efetivas.

Quando você age de forma parecida, gera empatia entre ambas as partes, ainda que isso aconteça de forma inconsciente. Só é preciso tomar cuidado para agir de forma natural e não soar falso, o que pode arruinar uma comunicação ou negociação.

Mapeie as interações da pessoa com seu conteúdo

Uma ótima dica para começar uma comunicação com uma pessoa é por meio do mapeamento da interação que ela teve com sua estratégia de conteúdo nas redes. Você pode, por exemplo, pedir um feedback sobre algum conteúdo que ele consumiu, assim, ele vai lhe ver como uma pessoa que quer ajudar.

Dessa forma, você pode saber se seu Marketing de conteúdo foi realmente útil para a pessoa e ainda consegue dar uma dica para melhorar os resultados dos projetos em que ela está envolvida.

Construa argumentos sólidos

Uma das formas mais interessantes de você construir um argumento sólido é demonstrando um interesse genuíno na pessoa com quem você conversará. Assim, seu discurso será voltado para atender às necessidades dos potenciais clientes.

Entenda como o seu produto ou serviço pode realmente ser a melhor solução para seu possível cliente e trabalhe um discurso genuíno, que na prática terá muita eficiência.

Seja um stalker do seu potencial cliente, mas tenha cuidado

Na hora de estabelecer uma comunicação com o consumidor do século 21, é muito importante que você pesquise a sua empresa e o mercado em que ele atua. Dê uma verificada em suas redes sociais e busque amigos e interesses em comum.

O mais importante é que você demonstre interesse na pessoa. Com informações estratégicas em mãos, você pode tentar uma abordagem mais personalizada. Se você fica sabendo que a pessoa foi em um determinado evento, por exemplo, é possível fazer uma abordagem com relação a alguma palestra que aconteceu nessa situação.

Só é preciso ter muito cuidado para não ser invasivo e garantir que o contexto daquela conversa esteja apropriado. Tente encaixar a informação em seu discurso da forma mais natural possível para que aquele gancho tenha sentido no decorrer da conversa.

Tenha informações sobre o cliente

Essa é uma dica complementar à anterior. Hoje, em um mundo de internet e redes sociais, é muito fácil descobrir detalhes sobre os interesses, as motivações e os problemas dos clientes.

Quanto mais informações você tiver sobre as pessoas que pretende entender, mais abordagens acertadas poderá efetivar. Saiba exatamente aquilo que o cliente espera e entregue soluções cada vez mais personalizadas e que realmente façam a diferença na vida dos seus consumidores.

O que você achou desse dicas para criar rapport? Como mostramos ao longo do texto, essa é uma estratégia muito eficiente para se relacionar com as pessoas de forma harmoniosa.

Por meio do rapport, você conseguirá despertar uma boa impressão de forma rápida no início da conversa, o que melhorará bastante seus relacionamentos e resultados com os atuais e futuros clientes.

Com essas dicas em mãos, é o momento de você partir para a prática e ganhar muito mais competitividade no mercado. Nunca se esqueça de que, para fazer sucesso, é essencial adotar uma postura com foco em atender às necessidades dos seus clientes.

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