Jan
27
26 de janeiro de 2021 - 17:01

Como-construir-uma-experiencia-omnichannel-no-setor-educacional-televendas-cobranca-3

A presença virtual do consumidor tem aumentado consideravelmente, fazendo com as empresas tivessem cada vez mais dimensão de suas estratégias omnichannel. Agora, o mesmo ocorre no setor educacional, que precisa desenvolver novas formas de se fazer presente e garantir aprendizado efetivo ao estudante do século XXI.

A abordagem omnichannel proporciona uma experiência simplificada, contínua e consistente em todos os canais de interação da instituição com seu público. No setor educacional é preciso que canais como chat, e-mail e telefone, por exemplo, funcionem contínua e adequadamente para atender a demanda de uma experiência flexível e efetiva de aprendizado e permitir que o aluno se comunique com a instituição e solucione seus problemas rapidamente.

Ensino remoto

Muitas instituições de ensino, principalmente escolas de idiomas e cursinhos preparatórios para concursos, já utilizam há anos a tecnologia digital como estratégia, mas seguem o modelo padrão: uma plataforma online com todas as vídeo aulas disponíveis para que o aluno assista quantas vezes e de onde quiser. Porém, isso nada mais é do que a reprodução do que ocorre dentro das salas de aula, e o estudante da atualidade busca mais.

Ainda que estejamos vivendo um momento único devido à pandemia de Covid-19, as instituições de ensino devem estar preparadas para atender as demandas de um cenário mais dinâmico. Em seu cotidiano, o aluno padrão exerce diversos papéis sociais ao longo do dia e precisa encaixar seus estudos em sua rotina. É aí que o omnichannel faz a diferença com canais de comunicação por voz, vídeo e texto.

Um exemplo de integração entre as ferramentas de ensino é quando o aluno acessa a plataforma via navegador web para assistir às aulas em sua casa, e ainda faz o download, no aplicativo móvel, daquelas que ele deseja rever quando estiver indo para o trabalho.

Caso ele tenha dúvidas, pode se comunicar com a unidade de ensino via fórum e até conversar com professores e monitores por chat, e-mail, vídeo conferência ou até uma linha de acesso direto para reforço. Para completar o aprendizado, a instituição pode enviar via aplicativo de mensagem um arquivo de conteúdo para revisão antes da prova.

O objetivo é proporcionar, ao estudante, uma experiência que se adeque à sua rotina, tornando o aprendizado mais personalizado e acessível. Assim, a escolha do fornecedor e tecnologia adequada são fundamentais, pois qualquer gargalo tecnológico pode atrapalhar o processo.

Modelos híbridos e tradicionais

Embora o ensino remoto funcione muito bem para algumas instituições específicas do setor educacional, nas universidades o cenário é outro, pois ainda há uma grande demanda por aprendizado presencial, seja ele híbrido ou integral. Ainda assim é possível proporcionar uma experiência omnichannel de qualidade.

Vale lembrar que o estudante universitário busca muito mais do que assimilar o conteúdo abordado em sala de aula. Para ele, é importante viver experiências que agreguem na sua formação profissional e pessoal, o que inclui criar uma rede de contatos com docentes e utilizar tecnologias modernas e dinâmicas.

Um exemplo de estratégia omnichannel nesse cenário é oferecer um aplicativo móvel pelo qual o aluno pode acessar informações como seu rendimento e grade curricular bem como solucionar problemas via mensagem com a reitoria e se comunicar com professores.

Enquanto isso, por meio de uma plataforma web os docentes podem disponibilizar casos para estudo aprofundado, aplicar testes simulados e criar dinâmicas de discussão entre grupos diversos.

O sucesso do omnichannel está atrelado ao conhecimento aprofundado do público com que se está lidando e à criação de uma estratégia profissional de comunicação e integração de canais. Ainda que para muitas instituições de ensino isso signifique uma grande transformação cultural, ela é necessária, e há, no mercado, empresas especializadas nesse tipo de serviço e focadas em oferecer uma solução omnichannel fácil de operar, tanto para a instituição quanto para o aluno.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: