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27 de agosto de 2024 - 17:02

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O que são chatbots para prospecção?

Chatbots para prospecção são mecanismos que utilizam algoritmos, inteligência artificial e aprendizado de máquina para interagir com potenciais clientes, simulando uma conversa humana. Tais robôs conversacionais geram mensagens automatizadas e instantâneas, o que ajuda a escalar as abordagens de prospecção e oferecer atendimento 24 horas, 7 dias por semana.

Os chatbots são aplicados em formato de bate-papo e, geralmente, estão disponíveis em sites de empresas como um canal de atendimento ou em plataformas já prontas, como o WhatsApp.

Seu funcionamento se dá por duas metodologias diferentes:

respostas pré-programadas;

inteligência artificial e machine learning.

As respostas pré-programadas são uma forma mais rudimentar de configurar os chatbots. Basicamente, é preciso fornecer regras para o disparo de respostas, considerando uma palavra-chave utilizada pelos usuários.

Já a segunda metodologia, feita por IA e machine learning, é mais complexa.

Softwares devem ser utilizados para coletar e analisar uma grande quantidade de dados e aplicar o aprendizado de máquina a fim de gerar respostas coerentes para os usuários.

Nesse cenário, quanto mais o usuário interage com IA, mais a plataforma é capaz de aprender a fornecer respostas mais completas e contextualizadas.

Quais são as vantagens de utilizar chatbots para vendas?

São muitas as vantagens de utilizar chatbots para vendas. Não à toa, essa ferramenta tem sido amplamente implementada nas organizações para otimizar a comunicação com os clientes e gerar melhores índices de satisfação.

Os principais benefícios dos chatbots para prospecção, em especial, envolvem os seguintes aspectos:

Mais eficiência na qualificação de leads

Os chatbots para prospecção de clientes podem ser aplicados para responder de forma estruturada, seguindo uma sequência lógica, o que facilita a identificação de oportunidades de vendas que realmente têm fit com os produtos e serviços oferecidos.

Se você desejar, pode configurar os chatbots para prospecção para que sigam técnicas de qualificação validadas por especialistas.

Agilidade de respostas

Não é exagero afirmar que a rotina dos vendedores é uma loucura.

São muitas as negociações e um grande volume de clientes para gerir. No meio disso tudo, pode ser muito fácil perder o controle e descontinuar conversas de prospecção.

Nesse sentido, os chatbots para prospecção podem eliminar o esforço dos vendedores e conduzir conversas automaticamente.

A ideia é que, uma vez qualificados e convertidos em prospects, os leads sejam direcionados para os vendedores.

Assim, podem se dedicar somente às oportunidades de negócio verdadeiramente qualificadas, além de não gerar aborrecimento por falta de respostas ou demora nas mesmas.

Escalabilidade

O processo de prospecção é fundamental para o crescimento consistente de uma empresa.

Se a prospecção for escalável, isso significa que o negócio possui uma forma de gerar negócios em um volume suficiente para que os vendedores batam suas metas.

Este é mais um exemplo de vantagem que os chatbots para prospecção fornecem às organizações.

Isso acontece porque os bots podem interagir com os leads a qualquer hora do dia, todos os dias da semana, mesmo quando a equipe de vendas não estiver disponível.

Além disso, os chatbots podem:

automatizar tarefas repetitivas;

coletar e analisar dados automaticamente;

aumentar a capacidade de atendimento no que tange ao volume;

evitar a sobrecarga do time de vendas.

Agora que você já conhece os benefícios dessa forma poderosa de prospectar clientes, veja como implementar os chatbots para prospecção na sua rotina comercial logo adiante.

Como implementar os chatbots na rotina comercial?

Criar um chatbot para prospecção do zero exige maior disponibilidade de recursos e habilidades técnicas específicas. Se você está começando a navegar pelo mar da IA, seguir essa metodologia pode ser bastante desafiador.

Por isso, considere contratar plataformas de chatbot, pois são pré-configuradas e geralmente oferecem um time de sucesso do cliente para acompanhar e orientar a implementação dos bots.

Se você optar pelas plataformas de chatbot para sua prospecção, veja algumas dicas importantes para aumentar sua eficiência!

Pesquise e avalie muito bem as alternativas de plataforma de chatbot. Considere critérios como facilidade de uso, integração com CRM, suporte e atendimento ao cliente.

Teste as plataformas, simulando o fluxo de conversação desejado.

Identifique os canais de comunicação mais utilizados pelos seus leads para implementar os chatbots para prospecção.

Crie um roteiro de conversa com perguntas e respostas relacionadas à prospecção de clientes.

Defina os critérios de qualificação para configurar os bots.

Integre o chatbot ao seu sistema de CRM para migrar as oportunidades convertidas para o funil de vendas dos vendedores.

Monitore os resultados e otimize a prospecção. Colete feedbacks e KPIs de vendas para aprimorar a experiência do chatbot, de maneira contínua.

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