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26 de junho de 2022 - 12:04

Por-que-os-cartoes-co-branded-sao-estrategicos-no-programa-de-fidelidade-televendas-cobranca-1

Os cartões co-branded são uma excelente maneira de fidelizar o consumidor que já demonstra interesse e simpatia pela marca. Essa aproximação se torna ainda mais efetiva quando combinada à uma estratégia com programas de fidelidade e cardon file. Inúmeras empresas dos mais variados setores, de varejistas a companhias aéreas, se utilizam desse tipo de recurso para atrair potenciais clientes e sustentar a sua base.

Em momentos de crise, como a que estamos enfrentando no país, o cartão co-branded ganha mais relevância como um importante aliado para manter o engajamento com seu cliente. Isso, ainda que ele não consiga usar os serviços da empresa como fazia anteriormente. Bonificar pontos e estender a validade de benefícios são exemplos de como as empresas conseguem manter vivo o engajamento nesse cenário.

Estreitando a relação com o cliente

Entender as mudanças que estão em curso no comportamento do consumidor — que acelerou o processo de migração para o ambiente digital e passou a comprar online com maior frequência — é fundamental para traçar um planejamento bem-sucedido. Neste caso, usar o cartão co-branded como meio eficaz para se conectar ao cliente e estreitar o relacionamento pode ser uma boa estratégia.

Tão importante quanto trazer novos associados para os programas de fidelidade é manter a satisfação dos antigos. Como o próprio nome já diz, o maior objetivo — e certamente o maior desafio — é manter a lealdade do cliente.

Para aumentar a satisfação do associado, é preciso atender e até mesmo superar suas expectativas, exigências e demandas. Uma dica é oferecer uma boa experiência ao utilizar o programa, cujas regras devem ser de fácil entendimento. Disso decorre um processo de acúmulo e resgate de pontos que seja ágil e prático. Deve-se permitir que o consumidor conquiste e receba as recompensas rapidamente. Possibilitando, inclusive, a flexibilidade de conquistar os benefícios no seu próprio prazo — e não em um prazo preestabelecido. Outra prática fundamental é oferecer recompensas e benefícios atraentes e personalizados para que o consumidor perceba a relevância na utilização do programa.

Fazer pesquisas com associados

Por sua vez, é importante desenvolver pesquisas, cujos dados e indicadores servem de instrumentos eficientes para a gestão do programa de fidelidade. Isso porque ajudam a entender e acompanhar o comportamento do cliente, possibilitando ajustes necessários e promovendo novas iniciativas para aumentar o engajamento.

Tais pesquisas devem levar em conta as percepções do associado e se ele:

entende a relevância do programa?

gosta de participar?

acha fácil fazê-lo?

utiliza os benefícios e entende o seu valor?

os cupons ou promoções são personalizados ao seu perfil?

utiliza o site ou aplicativo do programa com frequência?

recomendaria o programa a outras pessoas?

A análise dos resultados das pesquisas indica possíveis procedimentos a serem empregados para impulsionar o programa. Uma boa tática é adicionar benefícios relevantes para atualizar a proposta de valor das recompensas.

O atual cenário despertou o interesse do consumidor pelo comércio online, sendo que algumas pessoas experimentaram fazer compras pela internet pela primeira vez. De olho nesse movimento, as empresas repensaram suas estratégias digitais. Hoje, o foco está em oferecer comodidade, segurança e uma boa experiência ao usuário.

Útil em serviços de assinatura, pagamentos recorrentes e no comércio digital de itens essenciais, o cardon file associado ao cartão co-branded pode se tornar um valioso meio para reforçar a fidelidade de clientes, mantê-los por perto e garantir vendas futuras. Novas maneiras de usar essa modalidade de pagamento automático, no conforto de casa, surgiram como soluções em um panorama adverso.

Vale lembrar a célebre frase do renomado consultor de marketing norte-americano Philip Kotler: “conquistar um novo cliente custa de cinco a sete vezes mais do que manter um atual”. Em um mercado extremamente competitivo e volátil, atrair um novo cliente que já é fiel à uma marca é mais do que uma ferramenta estratégica. É necessária.

Cartões co-branded: por que são estratégicos no programa de fidelidade?

Os cartões co-branded são uma excelente maneira de fidelizar o consumidor que já demonstra interesse e simpatia pela marca. Essa aproximação se torna ainda mais efetiva quando combinada à uma estratégia com programas de fidelidade e cardon file. Inúmeras empresas dos mais variados setores, de varejistas a companhias aéreas, se utilizam desse tipo de recurso para atrair potenciais clientes e sustentar a sua base.

Em momentos de crise, como a que estamos enfrentando no país, o cartão co-branded ganha mais relevância como um importante aliado para manter o engajamento com seu cliente. Isso, ainda que ele não consiga usar os serviços da empresa como fazia anteriormente. Bonificar pontos e estender a validade de benefícios são exemplos de como as empresas conseguem manter vivo o engajamento nesse cenário.

Estreitando a relação com o cliente

Entender as mudanças que estão em curso no comportamento do consumidor — que acelerou o processo de migração para o ambiente digital e passou a comprar online com maior frequência — é fundamental para traçar um planejamento bem-sucedido. Neste caso, usar o cartão co-branded como meio eficaz para se conectar ao cliente e estreitar o relacionamento pode ser uma boa estratégia.

Tão importante quanto trazer novos associados para os programas de fidelidade é manter a satisfação dos antigos. Como o próprio nome já diz, o maior objetivo — e certamente o maior desafio — é manter a lealdade do cliente.

Para aumentar a satisfação do associado, é preciso atender e até mesmo superar suas expectativas, exigências e demandas. Uma dica é oferecer uma boa experiência ao utilizar o programa, cujas regras devem ser de fácil entendimento. Disso decorre um processo de acúmulo e resgate de pontos que seja ágil e prático. Deve-se permitir que o consumidor conquiste e receba as recompensas rapidamente. Possibilitando, inclusive, a flexibilidade de conquistar os benefícios no seu próprio prazo — e não em um prazo preestabelecido. Outra prática fundamental é oferecer recompensas e benefícios atraentes e personalizados para que o consumidor perceba a relevância na utilização do programa.

Fazer pesquisas com associados

Por sua vez, é importante desenvolver pesquisas, cujos dados e indicadores servem de instrumentos eficientes para a gestão do programa de fidelidade. Isso porque ajudam a entender e acompanhar o comportamento do cliente, possibilitando ajustes necessários e promovendo novas iniciativas para aumentar o engajamento.

Tais pesquisas devem levar em conta as percepções do associado e se ele:

entende a relevância do programa?

gosta de participar?

acha fácil fazê-lo?

utiliza os benefícios e entende o seu valor?

os cupons ou promoções são personalizados ao seu perfil?

utiliza o site ou aplicativo do programa com frequência?

recomendaria o programa a outras pessoas?

A análise dos resultados das pesquisas indica possíveis procedimentos a serem empregados para impulsionar o programa. Uma boa tática é adicionar benefícios relevantes para atualizar a proposta de valor das recompensas.

O atual cenário despertou o interesse do consumidor pelo comércio online, sendo que algumas pessoas experimentaram fazer compras pela internet pela primeira vez. De olho nesse movimento, as empresas repensaram suas estratégias digitais. Hoje, o foco está em oferecer comodidade, segurança e uma boa experiência ao usuário.

Útil em serviços de assinatura, pagamentos recorrentes e no comércio digital de itens essenciais, o cardon file associado ao cartão co-branded pode se tornar um valioso meio para reforçar a fidelidade de clientes, mantê-los por perto e garantir vendas futuras. Novas maneiras de usar essa modalidade de pagamento automático, no conforto de casa, surgiram como soluções em um panorama adverso.

Vale lembrar a célebre frase do renomado consultor de marketing norte-americano Philip Kotler: “conquistar um novo cliente custa de cinco a sete vezes mais do que manter um atual”. Em um mercado extremamente competitivo e volátil, atrair um novo cliente que já é fiel à uma marca é mais do que uma ferramenta estratégica. É necessária.

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