A importância do branding para um negócio é enorme, pois essa estratégia está atrelada à geração de valor de uma marca. Com ele, cria-se uma percepção exclusiva dos produtos e ideais de uma empresa na mente dos consumidores.
Para isso, é fundamental fortalecer suas ações de relacionamento, gerir a comunicação de forma estratégica e oferecer uma boa experiência aos clientes. Também é preciso se destacar perante o mercado, montar um plano de marketing competente e entregar maior valor agregado.
Seu negócio está sendo representado no mercado do jeito que você gostaria? Se a resposta é não, conheça algumas dicas de como criar uma estratégia de branding de sucesso!
A importância do branding na era digital
A web revolucionou a interação entre consumidor e empresa. Com essa transformação, idealizar uma marca memorável é crucial.
O marketing digital gerou diversas oportunidades para o branding, pois ele foca no âmbito online e faz bom uso das tecnologias para atrair o público, eliminando fronteiras e limitações.
Os usuários virtuais não toleram marcas invasivas e sem carisma, pois estão mais instruídos e exigentes — ou seja, eles sabem exatamente o que querem. Em geral, as pessoas fazem o primeiro contato com uma companhia por meio de pesquisas ou mídias sociais.
O branding digital vai além da identidade visual. É preciso analisar dos produtos/serviços, avaliar conceitos e gerar valores úteis. Só assim é possível construir uma personalidade online da empresa, incentivando o engajamento de pessoas que visitam o site ou interagem nos canais digitais.
O objetivo é estimular a curiosidade e gravar a marca de forma positiva na mente da clientela: a primeira impressão é a que fica.
Os elementos do branding na internet
Agora que você já aprendeu como o branding precisa atuar virtualmente, chegou a hora de conhecer alguns fatores que merecem foco especial na sua estratégia.
Credibilidade
Pode demorar meses ou anos para construir uma reputação exemplar na internet, porém, em poucos deslizes ela pode ser perdida.
Sendo assim, a proposta deve ser única e inovadora. Os conteúdos divulgados têm que ser autênticos e atrativos para que a marca seja uma referência. Dessa forma, ela não apenas ganha destaque, mas conquista autoridade no segmento, tornando-se a primeira opção para muitos consumidores.
Um grande exemplo é a Coca-Cola, que atua desde 1886 e é líder no segmento de bebidas há mais de um século. A gigante não construiu uma marca forte de um dia para o outro, ela precisou compreender as motivações de seus consumidores para gerar credibilidade no mercado. Para isso, ela tem se reinventado e evoluído constantemente para fazer jus ao seu slogan: “abra a felicidade”.
Identidade
Desenvolver identidade de marca é uma das etapas mais relevantes para o branding, pois representa, em termos visuais, o que você está comercializando.
Essa característica também atribui valores atrativos para os produtos. Para isso, é necessário analisar os aspectos positivos de cada item de modo que sejam colocados em evidência.
Um caso peculiar de identidade é a Red Bull, empresa que consegue vender energéticos sem mencionar que comercializa esse tipo de bebida. Isso porque o seu objetivo é colocar a energia e o estilo de vida em evidência. Para isso, ela investe pesado em marketing de conteúdo, utilizando vídeos e postagens em redes sociais, especialmente no Instagram.
Seu público-alvo, que engloba pessoas de 18 a 29 anos, é hiperconectado. Por isso, os influenciadores digitais da marca (pessoas relevantes do esporte) são convocados para dar mais ênfase em sua identidade e, ao mesmo tempo, atrair novos consumidores.
Visibilidade
Como o público-alvo será atingido? Que modalidades de contato serão utilizadas e qual é a percepção que cada pessoa terá da marca por esses meios?
A visibilidade está atrelada aos canais que a empresa disponibiliza ao público, como: aplicativos, anúncios, blogs, chats, e-mails e mídias sociais.
Aqui, o case da Netflix se encaixa como uma luva, já que a marca teve uma visão inovadora que fisgou diversos perfis de consumidores no mundo todo. Afinal, quem não gosta de ver algum programa, série, filme ou documentário nas horas vagas?
Em um mercado em que filmes em Blu-ray e em alta definição estavam se destacando, surgiu essa marca para tornar os momentos de lazer mais dinâmicos e intuitivos. O sucesso foi estrondoso — mais de 100 milhões de assinantes —, pois as pessoas ganharam a liberdade de escolher o que querem ver, em qualquer hora, lugar ou dispositivo.
Para ganhar visibilidade e aumentar o “hype” (expectativa) sobre os seus conteúdos, a Netflix realiza postagens em forma de texto ou vídeo em sua Fan Page a fim de atingir e interagir com o maior número possível de pessoas. Comprar ou alugar um filme (físico ou digital) já é coisa do passado.
Como trabalhar o branding nas plataformas digitais
Essa tarefa exige bastante dedicação por parte da equipe de marketing digital, mas pode trazer retornos positivos de médio e longo prazo. Confira a seguir o que precisa ser feito.
Descreva as principais qualidades e benefícios que sua marca oferece
Sempre haverá negócios com mais recursos para liderar seu segmento de mercado. Sendo assim, você precisa oferecer algo exclusivo. Foque nos benefícios que tornam a sua empresa única. Apresente ao público-alvo alguns incentivos para optar por sua marca em vez de outra.
Não se trata somente de uma lista de funcionalidades que suas soluções oferecem ao cliente. Mostre como você gera valores que melhoram a vida das pessoas.
Veja alguns exemplos:
atendimento autêntico, objetivo e transparente;
economia de tempo em tarefas diárias;
menos burocracia;
otimizações para aumentar a produtividade;
redução de custos com uma opção mais acessível.
Crie um logotipo e slogan
Quando você pensa em fazer branding, o design vem à mente no início. O passo mais relevante do processo de construção da marca é elaborar um slogan e um logo. Afinal, eles podem ser seu cartão de visita e identidade. Por isso, invista tempo e recursos criando algo magnífico para fortalecer a identidade visual da sua empresa.
Procure uma agência criativa ou um designer, a fim de elaborar algo exclusivo e atemporal no seu segmento de mercado.
Um guia de estilo de marca deve incluir:
posicionamento e tamanho do símbolo (logotipo);
paleta de cores;
iconografia;
tipografia e fontes;
elementos da web;
elementos de imagem.
Deixe sua personalidade de marca brilhar
O consumidor não quer que as empresas ofereçam o mesmo que todas as outras marcas. Ele gosta de vivenciar uma experiência alinhada às suas demandas, apoiada por uma interação memorável e genuína.
Quer descobrir como fixar sua marca de forma inigualável? Faça a missão do seu negócio se destacar durante o processo de branding. Para isso, considere todos os pormenores dos pontos de contato, como:
comunicar-se integralmente;
compartilhar conteúdos por trás das cenas (fabricação de produtos, pesquisas, confraternizações e reuniões);
contar histórias sobre experiências de compras reais;
apresentar suas mercadorias e serviços de uma maneira peculiar.
Com essas ações, a retenção de clientes é consequência.
Controle a experiência do consumidor
Como descobrir se o branding é um sucesso? O equívoco número um de alguns gestores é comparar o volume de clientes atingidos pelas campanhas de marketing com as vendas. Sim, isso é errado!
Mensurar os consumidores captados é a maneira correta de saber se você está no caminho certo. Uma boa forma de fazer isso é por meio da análise de interação com a marca, como:
quantidade de acessos;
conversas nas redes sociais;
menções da marca na web;
avaliações no site e nas páginas sociais;
crescimento de consumidores por indicações.
Se a experiência do cliente for memorável, os resultados serão positivos — o que pode colocar sua empresa em evidência de forma natural e progressiva.
E então, aprendeu como trabalhar a gestão da sua marca com estratégias de marketing e branding? Agora, basta colocar essas recomendações em prática no seu negócio!
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.