A Automação de Negócios vai muito além da gestão e otimização de processos, é mais que automatizar tarefas, é mais que tornar processos mais rápidos e eficazes.
Em um cenário cada vez mais volátil, incerto, complexo e ambíguo (VUCA), diversas empresas buscam otimizar e automatizar processos. Dessa forma, tirando tarefas manuais e repetitivas das mãos de sua equipe e dedicando-as em tarefas especialistas que exijam fielmente de suas habilidades.
Automatizar processos, no entanto, não é mais o grande diferencial para as empresas à frente no mercado. É preciso ir além: criar uma forte aliança entre os líderes. E assim, criar novas oportunidades através da automação de negócios.
Otimizar o tempo gasto muitas vezes é o fator decisivo de sucesso na sua empresa. É exatamente sobre isso que trataremos hoje!
Por que automatizar processos?
“Productivity isn’t everything, but in the long run it is almost everything.” A célebre frase de Paul Krugman, prêmio Nobel de economia de 2008, destaca o quanto a produtividade é importante para a sobrevivência das organizações. E a automação de processos está vindo para transformar performance e produtividade na sociedade.
A maioria das organizações ainda usa ferramentas inadequadas para gerenciar e acompanhar os processos do seu dia a dia. É muito comum encontrar planilhas compartilhadas em diretórios na rede, processos acompanhados por e-mail, ou mesmo pequenos sistemas em Access armazenados localmente.
Algumas dessas soluções podem até ser usadas temporariamente enquanto um processo amadurece. Entretanto, no longo prazo, reconhecidamente causam desperdício de tempo e frequente perda de informações.
Afinal, o que são processos?
Pela própria definição formal, os processos representam uma maneira de se fazer algo. Em outras palavras, é a sequência de atividades e ações para se obter determinado resultado.
No mundo dos negócios, lidamos com processos a todo momento e em todos os níveis das empresas, por mais que não estejam perceptíveis aos consumidores finais, ao menos em primeiro momento.
São processos que permitem, por exemplo, um fast-food lhe servir tão rápido e ainda manter seu padrão de qualidade em todas suas unidades espalhadas pelo mundo. Assim fica fácil perceber o valor dos processos, não é?
Como gerenciar processos?
Dada a importância dos processos para o sucesso dos negócios, é preciso gerenciá-los de forma efetiva. Esta área, também conhecida pelo acrônimo BPM (Business Process Management), tem como atividades primárias o mapeamento e otimização dos processos.
Considera-se válida toda e qualquer forma de mapear processos e seus fluxos. Há quem inclusive os faça através de desenhos, como storytelling ou roadmaps, no entanto, a notação BPMN (Business Process Management Notation) é a forma mais conhecida e utilizada no mundo dos softwares, disponibilizando uma série de elementos e ícones padronizados, criando uma linguagem universal, fácil de ser entendida.
Como otimizar e automatizar processos?
Uma vez mapeados, identificar tarefas redundantes, gargalos na produção e até recursos subutilizados se torna uma tarefa menos complexa e possibilita resultados significativos para as organizações, principalmente quanto à redução de tempo e custos na produção.
A partir daí, buscar soluções, que muitas vezes são digitais, para otimizar essas tarefas e tornar o dia a dia mais produtivo.
Como realizar a automação de processos?
Indo muito além da otimização, a Automação de Processos de Negócios (Business Process Automation — BPA) objetiva no aumento da eficiência dos processos e seus resultados, utilizando-se de tecnologias e mecanismos autorreguláveis com o mínimo de (ou até nenhuma) interferência humana.
A conclusão aponta para a automação de negócios
A Automação de Negócios vai muito além da gestão e otimização de processos, é mais que automatizar tarefas, é mais que tornar processos mais rápidos e eficazes.
É possibilitar que a sua empresa aumente a capacidade de realizar negócios sem necessariamente aumentar o quadro de funcionários ou os investimentos na mesma proporção.
É possibilitar que a tecnologia interaja com seus clientes expandindo as oportunidades e realizando seus negócios de forma automatizada.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.