O grande volume de dados e informações que as empresas geram é algo precioso, contudo, tais dados precisam ser interpretados e entendidos.
Uma vez que sejam lidos da forma correta, os dados têm muito a dizer, e trazem insights valiosos para o desenvolvimento das empresas.
Quando o assunto é e-commerce, há muitas métricas as quais devemos acompanhar, mas uma em específico é a mais ambicionada por todos “vender mais e ter maior lucro por venda.” Justo, pois quanto maior o faturamento de um negócio, maiores são as possibilidades de aumentar os investimentos para seguir um plano de expansão da marca como um todo.
O melhor disso tudo, é que quando se trata de e-commerce e marketplaces são múltiplas as estratégias que podem ser aplicadas para crescer as vendas. E também podem ser aplicadas outras para aumento de ticket médio.
Para conquistar esses objetivos é importante entender que além de aumentar o número de clientes, é preciso estimular que o valor gasto na loja por cada consumidor seja maior.
O que é ticket médio?
O ticket médio é a métrica que analisa quanto seu cliente gasta em seu site. É uma das métricas de desempenho essencial para o e-commerce, pois com ela é possível medir dados importantes, fazer um balanço e entender qual a média de vendas em valor financeiro que pode entrar por mês.
Cálculo de ticket médio
Para calcular o ticket médio, basta usar a fórmula.
Ticket médio= valor total das vendas / número de pedidos
É importante calcular o ticket médio por mês, ano, semestre e no período de tempo de uma campanha de vendas. Dessa forma, o empreendedor consegue avaliar os rumos do negócio, entender impacto de datas comemorativas, manter estratégias ou mudá-las.
5 Dicas para aumentar seu ticket médio e vender mais
Agora que você entende a importância de acompanhar e medir o seu ticket médio, é hora de te mostrar formas para aumentá-lo. Abaixo vou te apresentar algumas das estratégias mais utilizadas no mercado.
1. Montar kits e indicar produtos relacionados
Ao usar a tática de criar um kit, você estimula o aumento do ticket médio. Pois é possível oferecer mais itens por um preço menor, fazendo com que o comprador veja um maior benefício que se optasse por comprar cada produto em separado.
Tal estratégia é chamada no mercado de Cross Selling, é como se fosse uma “venda casada” de produtos que se complementam. Assim é possível usar produtos de menor valor junto ao de maior. Essa prática, permite que sejam vendidas mercadorias que estavam paradas há algum tempo e aumentam o ticket médio.
Por exemplo, tenho certeza que frequentemente você já viu por alguns sites a mensagem: “Os clientes também gostaram desses produtos”, indicando itens complementares ao que o comprador está visualizando.
No caso do exemplo, é o próprio site que sugere a montagem do kit.
2. Pedido mínimo para “frete grátis”
O frete grátis é sempre um grande atrativo e uma maneira muito comum, mas altamente eficaz, de incentivar os clientes a gastar mais. Estipule um valor mínimo em compras para o frete grátis.
3. Programa de fidelização
Um estudo realizado pela Smile.io, apontou que os programas de fidelidade aumentam o valor médio de pedido em uma média de 14%. Além disso, também contribuem na retenção de clientes. Pense em programas simples, como por exemplo a cada 3 compras ganhe um cupom de desconto de valor x.
4- Descontos progressivos
Essa tática é bem popular no segmento de moda e aumenta não só o ticket médio quanto a taxa de conversão do e-commerce. Na prática, significa que quanto mais o cliente gastar, maior será o desconto na compra. Com isso, ele se sente impulsionado a adquirir mais produtos para ganhar o desconto máximo da promoção.
5. Fornecer brindes e fazer sorteios
Clientes amam promoções, brindes e sorteios. Por que não investir nisso para aumentar o ticket médio?
Recompense os clientes que fizerem compras acima de determinado valor com:
Brindes especiais
Cupons para sorteios
Embalagens exclusivas
Entre outras vantagens
Além de estimular o público a gastar mais para ter acesso aos benefícios, essa prática aumenta a média de conversão do e-commerce.
Agora que você já sabe tudo sobre aumento de Ticket médio, quais outras métricas você costuma analisar?
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