Global Consumer Pulse fez uma pesquisa onde aponta que as empresas brasileiras perdem R$ 400 bilhões por ano ao dar um mau atendimento. No mundo digital o consumidor tornou-se mais exigente buscando experiências satisfatórias de compra, na qual receber um suporte de um produto ou serviço é um diferencial.
Clientes sentem falta de pessoas cuidando do processo de atendimento, com toda a tecnologia que é oferecida no cotidiano, muitas vezes a demora ou a falta de empatia pode impactar negativamente na relação entre cliente e marca.
O que é um atendimento humanizado?
O atendimento humanizado consiste em atender ao público de forma que ele não sinta que há um script, que o atendente esteja totalmente preparado, disposto e presente, tornar uma ação afável, cuidar e se preocupar que o cliente saia satisfeito independente do canal de comunicação, o cliente deseja se sentir acolhido e bem atendido.
Se colocar no lugar, ouvir para compreender as necessidades de seu público, prestar um bom atendimento devem ser parte da rotina do atendente, pois, quando o cliente recebe um mau atendimento é muito provavelmente que ele replique essa experiência, deixando sua empresa com uma imagem negativa.
Ter empatia no atendimento é um aspecto tão significativo para empresa que é necessário implementá-lo como diretriz e cultura da organização. O trabalho dos atendentes é essencial, por meio do bom relacionamento com o cliente que se conquista a fidelidade e se expande positivamente a marca e imagem da empresa.
Importância do atendimento humanizado
A fidelidade do cliente é muito volátil, como mostra a pesquisas, recente realizada pela Neoassist indicando que 64% dos clientes trocam de marca de 1 a 2 vezes por ano e 69% deles dão muita importância para o serviço de atendimento, demonstrando que quando o consumidor não se sente satisfeito ele tende a buscar outras empresas mesmo já sendo fidelizado ou até mesmo deixar de realizar a compra.
Serviços como chatboat e URA tem algumas ressalvas por serem visto com indiferença por ter essa automação robótica e muitas vezes até o atendimento pelo telefone acaba sendo robotizado e ineficiente pela falta de empatia do atendente.
Ter um atendimento humanizado é um diferencial competitivo para manter a satisfação do cliente e aumentar a suas expectativas, um atendimento de qualidade reduz o CHURN (cancelamento).
Como ter um atendimento humanizado?
Para ter um atendimento humanizado a equipe tem de estar preparada para compreender o que seus clientes desejam. Existem algumas habilidades e práticas que a equipe precisa oferecer em um Atendimento Humanizado.
Oriente sua equipe a:
Ter empatia; quando o atendente demonstra empatia, ele consegue se colocar no lugar do cliente, compreender melhor a dificuldade enfrentada e dar uma resposta efetiva.
Ter uma boa comunicação; ao deixar as informações claras o cliente se sente acolhido e ouvido e assim são evitados ruídos e conflitos.
Deixar de lado padronizações; um atendimento humanizado é deixar de lado padronizações sendo scripts ou respostas automáticas, transformar o diálogo em uma conversa.
Usar Gatilhos Mentais; São ferramentas excelentes no atendimento que ajudam a deixar o cliente mais satisfeito, gerando valor para o cliente.
O Atendimento Humanizado é uma prática que foi sendo deixada de lado com toda a interação tecnológica, porém, já existem estudos que comprovam que é indispensável para o sucesso de um negócio e deve ser implementada como uma cultura no atendimento ao cliente que é a principal meio de comunicação da empresa. Nós da JobHome trabalhamos com atendentes treinados e capacitados para o atendimento humanizado.
Agora que você já sabe da importância de ter um atendimento humanizado, fale com um de nossos especialistas.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.