Sep
22

Até onde vai a fidelidade do consumidor com as marcas?

por: Afonso Bazolli
fonte: Reclame Aqui
21 de setembro de 2021 - 17:03 - atualizado às 17:23

Ate-onde-vai-a-fidelidade-consumidor-marcas-televendas-cobranca-2

Cada vez mais a pandemia tem sido uma verdadeira caixinha de surpresas para as empresas. O consumidor surpreende a cada momento. Seja na hora de escolher um produto ou marca, na forma de comprar e o que ele espera das empresas.

Pensando nisso, no mês de Agosto, o Instituto Reclame AQUI realizou um estudo para entender e testar a fidelidade do consumidor. Será que ele se manteve fiel às marcas ou entendeu que a pandemia de Covid-19 é o momento de conhecer novidades? E quais motivos os influenciaram?

A pesquisa inédita foi realizada no site do Reclame AQUI e teve a participação de 73,6 mil consumidores. Eles foram questionados sobre seus hábitos de fidelidade em relação aos bancos, telefonia celular, TV por assinatura e aplicativos de delivery.

O Blog do RA traz nessa matéria um recorte dos resultados. Mas você pode assistir na íntegra a live onde o estudo foi apresentado e acompanhar os comentários e análises dos especialistas do Reclame AQUI.

Participaram da conversa o fundador, Mauricio Vargas, o CEO Brasil, Edu Neves, a COO, Patrícia Cansi, e o especialista em Inteligência de Dados, Iago Bolívar.

APLICATIVOS DE DELIVERY

Para começar, a pesquisa questionou os consumidores se nos últimos 6 meses eles passaram a usar algum aplicativo de refeição que ainda não tinha usado: 21,53% disseram que sim, que passaram a usar, e 78,47%, que não.

E desses consumidores que passaram a usar um novo aplicativo, 42,92% foram motivados pela cobertura de restaurantes desse serviço. Já aqueles que responderam que não passaram a usar um app novo, 68,32% dos consumidores disseram não usar esse tipo de serviço.

TV POR ASSINATURA

Quando questionados sobre TV por assinatura, a pesquisa mostra que 43,42% afirmaram ter esse serviço. E quem não tinha e passou a ter TV por assinatura nos últimos 6 meses foram motivados a adquirir por passar mais tempo em casa e por ter encontrado um bom preço.

No entanto, quem trocou de operadora nesse mesmo período foi porque encontrou melhores preço e combo.

TELEFONIA CELULAR

Dos consumidores que responderam à perguntas sobre telefonia celular, nos últimos 6 meses 85,7% não trocaram de operadora de celular por estarem satisfeitos com preço e com o serviço. Já quem trocou, o motivo foi o valor alto ou o serviço considerado ruim.

BANCOS

Ao serem questionados sobre sua relação com bancos, dos consumidores que responderam, 21% disseram que abriram conta em banco nos últimos 6 meses e apenas 9% encerraram sua conta em alguma instituição.

Os que não abriram conta em banco responderam que estão satisfeitos com o banco atual. Entretanto, dos que encerraram contas em banco nos últimos 6 meses, o terceiro principal motivo foi o atendimento.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: