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09 de julho de 2017 - 14:09

Absenteismo-e-turnover-como-acabar-por-carlos-pires-televendas-cobranca

As maiores preocupações e os maiores fantasmas que rondam os Call Centers, atendem pelos nomes de absenteísmo e turnover. São duas questões que tiram o sono de muita gente. Mas o que fazer afinal para acabar com isso?

Absenteísmo e turnover existem em todas as empresas e praticamente em todos os setores, mas é no setor de Call Center que eles se concentram em maior número, e aqui já fica a primeira resposta, isso não acaba, pode sim e deve diminuir.

Existem empresas de Call Center onde estes números chegam até 17%, quando não são ainda maiores. É de fato uma situação muito delicada e complicada de se resolver e que demanda certo sacrifício de ambas as partes, ou seja, empresas e colaboradores.

Como temos lembrado sempre em nossos posts, os Call Centers e seus colaboradores precisam ser bem mais valorizados, tanto pelas empresas como pelas próprias pessoas que ali trabalham.

Novas propostas de emprego surgem a todo o momento para qualquer profissional que seja bem qualificado, comprometido, que saiba se comunicar bem e que possua facilidade de aprendizado, sendo assim, é fundamental que estes profissionais sejam valorizados por suas empresas atuais, oferecendo um salário justo e digno, benefícios atrativos, excelente ambiente de trabalho, treinamento, qualificação, plano de carreira e respeito com os profissionais e clientes. Se sua empresa oferecer isso, tenha certeza que sua taxa de turnover será bem baixa.

Já nos casos de absenteísmo, além de tudo que falamos acima, é importante conversar com os colaboradores, estar próximo, entender os seus problemas, suas dúvidas e dificuldades, mostrar a eles que a empresa e as lideranças estão preocupadas não só com o desenvolvimento profissional de cada um, mas também com seu lado pessoal, e que ele para a empresa é um ser humano que tem nome, identidade, personalidade, metas e objetivos, sendo assim, ele não é visto como um número.

Campanhas, com premiações voltadas principalmente ao lazer e a qualidade de vida, também são fundamentais para a diminuição do absenteísmo, desde que tenham metas atingíveis e critérios bem definidos para que os resultados finais não tragam nenhum tipo de dúvida.

Existe também o lado do profissional, que precisa valorizar o seu serviço e a empresa, que o trata dignamente e oferece oportunidades de crescimento e desenvolvimento. Quando isso tudo acontece, dificilmente sua empresa terá problemas com absenteísmo e turnover, serão duas coisas que farão parte de um passado que não deixou saudades, mas lembrem-se, os números serão baixos, mas zerar quase nunca. As empresas precisam fazer um estudo profundo nos seus Call Centers e tomar as atitudes necessárias para acabar com estes dois fantasmas que tanto prejuízo traz.

Sua empresa tem estratégias para diminuir turnover e absenteísmo? Você profissional de atendimento valoriza o que faz? Você dá valor a empresa que se preocupa com o seu desenvolvimento e bem-estar? Em sua opinião, o que sua empresa precisa fazer para diminuir o turnover e absenteísmo?

Um grande abraço a todos!

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