Já estamos vivendo a era do consumidor 5.0, e se fizermos um paralelo com diversos serviços que podem ser entregues aos estados, municípios e a própria federação, podemos citar diversos canais de comunicação que estão tornando as cidades mais inteligentes e adequando as relações com o setor público.
Pensando em cidades inteligentes, o principal motivador está na automatização de serviços para que o cidadão possa ter sua demanda atendida acionando serviços que serão entregues à população em geral.
Com serviços gerenciados e orquestrados de maneira centralizada, é possível identificar as jornadas dos cidadãos que mais importam para o desenvolvimento de um mapa de ação de como a população vivencia suas experiencias dentro das cidades, identificando os processos internos que moldam essas experiências.
A popularização de smartphones e internet permite criar diversos serviços que podem estar disponíveis ao cidadão na palma de suas mãos, assim permitindo elaborar serviços públicos utilizando beneficiando-se das mais avançadas tecnologias com inteligência artificial de ponta.
Transformação digital no setor Público
A pandemia de COVID-19 acelerou e estimulou a transformação digital no setor governamental brasileiro, apresentando aos líderes novas tecnologias e oportunidades para atender diversos serviços como Identidade Digital do Cidadão com a segurança das informações para protocolo de documentos, serviços de atenção básica a saúde da população, transações financeiras que vêm pela frente como o Pix e o open banking/finance e o monitoramento das cidades.
Tais demandas só podem ser acessadas através da inovação tecnológica e da transformação digital que devem estar atentas à legislação sobre a segurança da informação e estar aderente as normas da LGPD permitindo aos órgãos e entidades públicas, empresas privadas e entidades de classe que necessitam coletar e registrar consentimento para o tratamento de dados pessoais do cidadão.
Abordagem centrada no usuário
O engajamento omminicanal do cidadão permitirá o acolhimento e a criação de novas experiências dentre os mais diversos serviços do setor público como educação, saúde e segurança pública.
Criando uma abordagem de experiência focada no cidadão, colocando as pessoas em primeiro lugar e adotando uma abordagem centrada no usuário com empatia, as agências melhoram a qualidade de suas informações e serviços prestados, tornando-os mais úteis a longo prazo através de melhorias nos canais interativos fornecendo aos cidadãos informações e respondendo às necessidades de cada indivíduo.
Como a Genesys pode ajudar?
O poder do GenesysCloudCX, além de permitir experiencias de canais centralizados, permitirá agilidade na disponibilização dos serviços, uma melhor gestão de recursos baseados em nuvem melhorando a comunicação entre os cidadãos e os órgãos governamentais, fornecendo acesso em tempo real das informações, processos e serviços.
O Genesys Cloud está aderente as normas e legislações brasileira, como as mais recentes normas de atendimento do SAC e LGPD, com tecnologia e armazenamento de dados em território nacional.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.