Por: Wilson Souza
Nos dias de hoje, vivemos em um momento no qual a importância no relacionamento entre empresas e consumidores tem sido cada vez mais valorizada e vista como uma parte fundamental para o sucesso de uma determinada marca no mercado. Contudo, justamente com essa percepção, algumas dúvidas estão surgindo, como por exemplo, o quão próxima uma empresa deve ser de seus clientes para que o relacionamento entre ambos permaneça saudável e profissional.
Não existe uma fórmula específica para responder a essa questão, porém, é muito importante que as empresas mantenham uma certa proximidade com os clientes sim, pois essa é a chave para que seja desenvolvido um laço de confiança entre ambos, o que é essencial para a fidelização de um cliente.
Para que a confiança do cliente seja conquistada, é necessário um esforço contínuo por parte da empresa. Nesse caso, as marcas que investem em uma relacionamento mais próximo ao consumidor, através de contatos constantes pelas redes sociais e do envio de emails com conteúdo que seja do interesse dos clientes, conseguem se destacar das demais e ir ganhando aos poucos a confiança dos clientes.
Vale ressaltar que proximidade nem sempre precisa ser um sinônimo de informalidade. Dependendo de qual seja o seu público alvo, as empresas podem manter os seus clientes próximos e ainda assim utilizar um tom de conversa mais formal nas redes sociais ou através do envio dos emails. A grande importância dessa ação está em demonstrar que a empresa se preocupa com o cliente e que está sempre acessível à ele pelos seus canais virtuais.
Outra vantagem fundamental obtida pelas marcas que se esforçam em manter uma relação próxima aos seus clientes é no que diz respeito ao feedback. Atualmente, já está mais do que comprovada a importância de receber um feedback dos clientes para conseguir aperfeiçoar os serviços e o atendimento prestado pela empresa. Porém, a melhor forma de conseguir esses feedbacks, é quando a empresa já possui um relacionamento próximo e de fácil acesso com o seu público alvo.
Desse modo, a conclusão a que podemos chegar é de que a proximidade entre empresas e clientes é bastante benéfica aos negócios, sendo apenas necessário manter o profissionalismo para conseguir resultados positivos.
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